NP D NP Diário #22 | 03/06/2022 | Recomeçar de novo | Lutar para ser independente | Nunca desistir

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #22 | 03/06/2022 | Recomeçar de novo | Lutar para ser independente | Nunca desistir

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
03/06/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Como o afirmado no passado NP Diário do dia 30 de Maio de 2022, foi a ultima vez em que ingeri bebidas alcoólicas. Existiram uma serie de fatores que resultaram na minha desmotivação e no consequente "andar para trás". Lutar contra uma depressão é uma guerra em que podemos perder "confrontos" mas o importante é nunca desistir. É importante entender o porque destas perdas de "confrontos".

É importante que eu não esteja dependente de ninguém. É importante que ninguém me tenha na "mão" de forma a influenciar o caminho que tenho de seguir. Até aqui tenho feito um jogo de cintura para gerir o meu problema e a minha relação com a pessoa que me impede de virar efetivamente mendigo e passar fome. Por um lado não posso ser mal agradecido com a pessoa que me ajuda, mas por outro tenho que fazer a minha parte para sair desta condição depressiva, que no fundo acaba por a afetar também. Estas duas situações facilmente "chocam" uma com a outra.

Se existe algo que nunca serei é mal agradecido. Ser humilde ou como se diz na gíria popular "cuspir no prato em que comi" é algo que nunca farei. É por isso que preciso de começar a viver na rua durante a maior parte do meu tempo e a partir dai, começar a criar as minhas rotinas que terão como objetivo a disciplina física, financeira e alimentar.

Eu não posso estar a utilizar o que é de terceiros e querer impor a minha vontade. A única forma de estar no que é meu e poder fazer as minhas regras, é vivendo na rua. Toda a minha vida tive, direta ou indiretamente, naquilo que ,e dos outros. Este facto, limitou-me bastante ao longo da minha vida. Como já referi, o meu objetivo foi sempre ir em busca da minha casa para poder fazer as minhas regras e criar a minha oficina. Isso nunca consegui atingir. Sempre existiu uma ou mais limitações que me impediam de progredir.

A culpa não era das pessoas que impunham as suas regras, naquilo que era delas. A culpa foi minha por não ter conseguido concluir que aquele caminho ou aquela opção não me iria levar a lado nenhum, como não levou.

Mas isso é passado e tiradas as devidas notas, o importante é seguir em frente e não voltar a cometer os mesmos erros.

Como referi, eu preciso de criar uma rotina em que comesse o dia cedo e me deite cedo, ande ou faça algum tipo de exercício e trabalhe o meu intelecto, escrevendo ou lendo. O meu principal foco será o de fazer exercício físico e trabalhar o intelecto. Vivendo na rua não é fácil conseguir manter o foco e concentração para fazer estas duas coisas que acabei de referir. Existem, pelo menos, quatro dificuldades:
- Habituação com o estilo de vida da rua;
- Energia para telemóvel e pequenos assessórios;
- Local para registar o que vou fazendo;
- Habituar-me á solidão;

Durante este tempo, em que não fiz diários, tenho refletido e pensado em como corrigir ou diminuir estes problemas acabei de referir. Se conseguir lidar com eles, pode-se dizer que tenho uma base para começar a evoluir por minha conta sem estar sob o julgo de alguém.

Não algo fácil, mas é a única maneira que conheço para começar a evoluir.
No que toca á habituação da solidão e ao estilo de vida, é algo que só passando por esta vivência de estar na rua é que nos vamos conseguir habituar. Em relação á solidão, não podemos esperar ou ficar dependente de retorno positivo. Temos que continuar o nosso caminho, caso tenhamos retorno negativo ou não tenhamos qualquer retorno.

Para me habituar a esta vivência tenho projetado ficar num mesmo local, uma ou duas semanas. Durante esse tempo irei trabalhar no meu plano de reestruturação das dividas que tenho. Irei, também, aproveitar para fazer NP Diários, relatando a experiência, e outros conteúdos minimalistas do Nómada Português.

A rotina que será expectável ser feita no futuro é acordar cedo, arrumar a tenda, tomar cafe ou comer algo, caminhar para outro local durante o dia todo ou meio dia. No outro local, montar a tenda, de acordo com as condições do local e climatéricas, comer e caso seja cedo, ler ou escrever um pouco. Esta é a rotina que tenho de atingir. Quando conseguir atingir esta rotina, consegui atingir a primeira fase da minha recuperação. É esta rotina que acabei de referir, que tenho de fazer todo o dia. Será esta rotina que me irá elevar a minha moral e o meu espírito.

No entanto, faltam duas situações que são importantes para que eu me foque em trabalhar o meu intelecto. Vivemos tempos modernos, e como tal, a caneta e o bloco de notas, hoje são mais facilmente substituídos por um telemóvel. Será através do meu telemóvel que irei ler, escrever e produzir os conteúdos minimalistas.

Este facto de utilizar o telemóvel compulsivamente leva-nos a um problema que relatei acima, a bateria não tera capacidade de aguentar o tempo suficiente para fazer o meu trabalho e a power bank não é solução porque demoram muito a carregar. Desta forma é importante eu ter algum aparelho em que adicionando um combustível, como por exemplo o calor de uma vela, ele produza energia elétrica para carregar o telemóvel. Procurei no mercado, e não existe nada que possa ser comprado para fazer tal função. Desta forma terei que ser eu a fazer esse aparelho. Será um desafio e talvez a situação mais complicada de fazer. No entanto é algo que me irá dar gosto de fazer, uma vez que tem que ver com eletrónica e eletricidade.

Esta máquina portátil para carregar telemóveis, eu irei pensar mais detalhadamente quando estiver aquela semana, ou semanas, no mesmo local para refletir. Não vai ser fácil, porque terei que fazer uma gestão muito rigorosa da utilização da bateria do telemóvel. O importante é dar o passo e começar a estar a viver na rua, dentro de uma tenda.

Sendo assim para começar essas semanas de reflexão e habituação ,a rua é necessário ter um local pronto e organizado para guardar tudo o que irei fazer durante todo este tempo. Esse local é o forum. Fórum esse que tem sido organizado do 0, pela segunda vez. Havia situações que estavam mal organizadas. Um outro problema que precipitou esta mudança, foi o facto de ter o meu fórum hospedado na russia, e com a guerra entre a russia e ucrania não consigo mais pagar o host russo. Desta forma tive que procurar uma alternativa, o que não foi fácil.

Tem sido isso que tenho feito nestes tempos. Passar e organizar tudo do fórum antigo, para este novo. Mudei, também, o URL do fórum, de npt.su para npx.pt. O npx.pt ,e um pouco mais caro, mas acho que se adequa melhor ao que faço.

É um recomeçar de novo depois de algumas recaídas. Como sempre afirmei, o importante é não desistir.
Desde do inicio do ano que não consigo ter gastos abaixo de 5€/dia. Vou tentar bater essa meta este mês, ainda que saiba que será cada vez mais complicado me limitar a esse valor por dia, devido á inflação que tem ocorrido nos últimos meses.

Uma outra situação que quero retomar são as caminhadas. Hoje começarei a fazer caminhadas, sem a mala pesada ás costas.

É desanimador ter que começar tudo de novo. Mas, mais uma vez, o importante é não desistir.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo