NP D NP Diário #20 | 11/08/2021 | O que encontramos perdido, devemos procurar o dono e devolver

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #20 | 11/08/2021 | O que encontramos perdido, devemos procurar o dono e devolver

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
11/08/2021

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Os Objectivos do dia estão cumpridos. Ontem caminhei 5,79km e hoje caminhei 8km. Agora são 3:01 da manha. Vou descansar o resto da noite para amanha, ao final do dia, voltar a caminhar.
É importante usar meias secas e nas caminhadas longas, ir colocando vaselina nos pés, por causa da fricção. Nada disso foi feito, por descuido meu e agora resulta em bolhas. Agora é tentar descansar os pés o máximo tempo possível. Para que consiga descansar bem, a próxima caminhada será feita amanha ao final do dia. Desta forma, tenho toda a noite e dia para descansar os pés.

É bom Chegar á cama com o sentimento de dever cumprido. A minha motivação para caminhar e fazer o que tenho de fazer, tem de ser o de obter este sentimento no final de cada dia ou jornada. Com isto, ir cumprindo os objectivos todos os dias e melhorar dia após dia.
O importante é Evoluir, nem que seja devagar.

Algo que contribui para a nossa auto-estima, é quando temos a oportunidade de fazer boas acções. Na caminhada de ontem tive essa oportunidade. Enquanto caminhava pela N16 em viseu, antes de chegar á Volvo, Encontrei um telemóvel abandonado no chão sem qualquer bloqueio de ecran. O telemovel era de mediana qualidade, superior ao que possuo.
Naquele momento, é o momento que definimos quem somos e o caminho que queremos trilhar. De acordo com os patrões morais da sociedade atual, teria sido mais inteligente, repor as definições de fabrica do telemóvel, tirar o cartão SIM e ficar o telemóvel para mim.

Ninguém nunca iria saber que eu fiz isto, e como se diz na gíria popular, ganharia o dia. Mas... se fizesse isso não era diferente das outras pessoas da sociedade, não era diferente daqueles que tanto critico aqui.

Os meus padrões éticos e morais sao diferentes. São padrões éticos que esta sociedade apelida de "palhaço" ou "otário". E de facto tem razao para os apelidar assim, porque se hoje estou na situação económica em que estou é por ser assim. Mas... Foi um caminho que escolhi na minha juventude e agora não á volta a dar.

Desta forma, procurei no telemóvel um contacto para que podesse ligar ao dono ou alguem que conhecesse o dono do telemóvel, para assim comunicar que havia encontrado o telemóvel. Consegui encontrar esse contacto, e ficou combinado de o dono do telemóvel me encontrar naquele mesmo local, para que eu podesse proceder á devolução do mesmo.

O dono do telemóvel era uma senhora, que como agradecimento me quis dar 10Euros, por eu lhe estar a devolver o telemóvel. Mais uma vez, eu rejo-me por uma linha ética e moral diferente da sociedade. Eu não posso aceitar esses 10Euros, porque é minha obrigação fazer o que estava a fazer. Eu não estou a prestar nenhum serviço ou favor á dona do telemóvel. Este tipo de ações não devem ser feitas com o objectivo ou esperança de obter retorno financeiro. Os bens que encontramos perdidos não são nossos, e portanto é mais que um dever, é uma obrigação nossa devolver esses bens aos respectivos donos.

Desta forma recusei a oferta da senhora. O pagamento, se lhe podemos chamar assim, vem sob a forma de sentimento de missão ou dever cumprido.

Disse á dona do telemóvel que se quisesse poderia visitar o meu canal do YouTube para me conhecer melhor e acompanhar o que faço.
O que mais me deu orgulho neste processo é que nem por um momento pensei em ficar com o telemóvel para mim. Tinha essa opção, porque o telemóvel estava completamente, desbloqueado. Muitas vezes ainda temos a tentação de fazer o errado, mas isso não aconteceu. Seria bom eu ter mais oportunidades como esta, de fazer boas ações todos os dias. Iria me ajudar muito. Estas ações, reforçam aquilo que somos e escolhemos ser.

Amanhã, vou começar a gravar os 1s NP Diários e posta-los em plataformas de podcast e também no YouTube e dailymotion, mas com imagem fixa, visto que se trata de áudio e não de um vídeo.

Vou ter popularidade? Óbvio que não. Mas mais uma vez faço o meu papel que é disponibilizar conteúdo, disponibilizar o meu pensamento.
Esta temática do NP Diário, neste formato se áudio, ira ser bastante útil para mim. Ouvir-me acalma-me e Acredito que muitos destes NP Diários me darão força no futuro, uma vez que não posso contar com a força de ninguém.

Agora é saborear um pouco, este sentimento de missão cumprida, descansar e amanhã continuar.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo