NP D NP Diário #61 | 12/04/2024 | Não estou a conseguir gerir as situações | Talvez deva deixar de pensar nas consequências das ações

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #61 | 12/04/2024 | Não estou a conseguir gerir as situações | Talvez deva deixar de pensar nas consequências das ações

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
12/04/2024

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
12 de Abril de 2024, pelas 8:36, na bomba da BP do Lordelo, Vila Real.

Se em Viseu, por estar sozinho, conseguia ter espaço e tempo para me mentalizar, aqui em Vila Real, tenho gerir uma relação com terceiros, o que me gera ansiedade e nervosismo.

O objetivo primordial passa por controlar essa ansiedade e nervosismo, o que na maioria das vezes a forma mais eficaz é comer demais e descontroladamente o que me destabiliza alimentarmente e financeiramente.

É por não me conseguir controlar neste ambiente, que é mais favorável ao ambiente de rua, que sei que num cenário de rua, o controlo será mais complicado porque no cenário de rua poderei não ter acesso a uma "ferramenta" de emergência para o controlo de ansiedade e nervosismo que é alimentação descontrolada.

No entanto esta situação gera cansaço, porque começo a estar num ciclo que não me deixa evoluir e então torna-se importante tomar uma decisão drástica e acatar com as consequências, qualquer elas sejam.

Em todo o lado nos ensinam a pensar nas ações e prever a suas consequências. A verdade é que esse comportamento, ainda que seja certo, no meu caso tem me prejudicado porque as consequências têm me impedido de evoluir.

O que mais queria era ter paz interior e não me importar com as injustiças que me possam fazer. Gostava que a fome ou discriminação sobre a minha pessoa não fomentassem o meu descontrolo emocional.

Existe um ódio e raiva que tenho acumulado por tudo o que me tem sido feito pela sociedade. Essa raiva é muito originada pelo sentimento de engano, porque fizeram-me acreditar em algo que não é verdade. A sociedade e as pessoas, infelizmente, não são o cenário cor-de-rosa que se pinta.

O errado é ter esta raiva e ódio guardado. Esse é o problema e estes sentimentos aproveitam qualquer "brecha" para se apoderarem de mim. Uma vez que se apoderem de mim, a minha vida acaba porque o que o "sistema" quer é que me descontrole para que então possa agir contra mim, tendo nesse momento, provas do monstro que sou, ignorando todo o contexto que me levou até esse momento de descontrolo.

Não tenho dúvidas que o Manifesto Pinhalista irá eliminar esse ódio e raiva que guardo dentro de mim através da logica e bom senso. É por isso que o Manifesto Pinhalista é tão importante para mim. O problema é conseguir chegar ao ponto em que a produção do Manifesto Pinhalista terá esse impacto em mim. Posso não conseguir chegar a esse ponto.

Existe um ponto fundamental que defini que não pode ocorrer que é que eu me descontrole com esta pessoa terceiro. O descontrolo emocional, a ocorrer, terá que ser em contexto de rua, para com as pessoas que são as principais responsáveis por tudo o que me tem acontecido na vida.

Face ao cansaço que declarei parágrafos acima, começo a equacionar tomar decisões sem pensar nas consequências, sendo a primeira dessas decisões ir para o contexto de rua e depois logo se vê. Se não tiver forças para me controlar, e isso ter como consequência o descontrolo emocional, é porque tem que ser assim.

Em determinadas situações, pensar demais, resulta "fuga" do nosso destino. Sempre pensei demais toda a vida, ignorando muitas realidades e verdades, e toda essa ponderação só beneficiou terceiros e a mim levou-me á situação difícil em que me encontro.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo