NP Diário #60 | 08/04/2024 | Não consegui coragem para abordar as pessoas de forma a vender chocolates | Mudar o "mindset"
▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
08/04/2024
▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
7:37 do dia 8 de Abril de 2024, na estação de autocarros de Viseu.
Não consegui coragem para abordar as pessoas de forma a vender chocolates ambulantemente. No entanto eu não tenho escolha. Terei que o fazer, independentemente se as pessoas compram ou não chocolates.
O meu receio é se constatar que não conseguirei angariar o dinheiro necessário para a minha subsistência. Nestes dois últimos dias tenho me tranquilizado quanto a isso. Se isso ocorrer terei que me adaptar, mais uma vez, e posições que tenho hoje ficarão mais intransigentes.
Nestes últimos dois dias tenho mudado o meu "mindset".
Primeiro eu não posso ficar á espera de uma resposta positiva por parte das pessoas que interpelar. A minha espectativa deve ser sempre a resposta negativa. Dessa forma, se tiver mentalmente preparado para a reação e resposta negativa, quando essa atitude ocorrer por parte das pessoas, eu não irei desmotivar porque já estava á espera daquela atitude.
Caso a resposta, por parte da pessoa que interpelo, seja negativa, eu tenho que me sentir livre de qualquer culpa ou sentimento de incomodo, porque a pessoa executou a sua liberdade de dizer não e eu não condicionei a pessoa de qualquer forma.
Desta forma o que me tem que deixar mais tranquilo são as respostas negativas. Quando interpelo alguém educadamente e simpaticamente e esse alguém me responde negativamente, á minha proposta, eu não fico a dever rigorosamente nada a essa pessoa.
Um exercício que tenho feito quando estou na rua é olhar para as pessoas e simular na minha cabeça a resposta negativa por parte delas. Preparo a minha mente para se habituar ao não, legitimo, das pessoas.
O meu foco não deve ser a venda dos produtos mas a interpelação das pessoas e ficar á vontade e tranquilo a quando na abordagem da pessoa e saber conviver bem com a resposta negativa.
Só quando me sentir á vontade para abordar as pessoas é que tenho de refletir sobre a venda dos produtos, que afinal é o objetivo central.
Se não estiver a conseguir vender os produtos, terei que procurar uma razão para esse porque. Mas esta reflexão só deve ser feita depois de abordar mais de uma centena de pessoas.
Após rever todas as situações, e chegar á conclusão que não consigo subsistir desta forma é que devo passar aos nível 2.
O que descrevi até agora é o que classifico como Nível 1 da subsistência. Neste nível 1, tento concretizar um negocio que seja proveitoso para ambas partes recorrendo á educação, simpatia e não exercendo qualquer tipo de coação sobre a pessoa alvo.
O nível 1, deve ser bastante explorado a vários níveis, porque os níveis seguintes até ao nível 4 são níveis de protesto.
Eu irei fazer de tudo para que não seja necessário passar aos níveis seguintes, porque seria algo que não me iria agradar de forma nenhuma, mas que não terei escolha se assim tiver que ser.
Eu devo fazer o que depende de mim que é oferecer ás pessoas produtos competitivos, ser simpático e educado. A partir desde ponto eu já não controlo e não tenho que me sentir mal caso as pessoas, na sua maioria, decida de livre não despender 1 euro para adquirir um produto bom e ao mesmo tempo me ajudar.
Para este nível 1 de subsistência é necessário ter alguma disciplina alimentar e financeira, situação que tenho trabalho. Procuro controlar a minha ansia por comida, principalmente em situações de ansiedade. Neste momento o meu desequilíbrio financeiro está relacionado com o desequilíbrio alimentar, visto que é a comida que me faz gastar mais dinheiro, no momento.
Já me estou habituar a beber agua, leite e dessa forma a deixar os refrigerantes de lado. Tenho introduzido mais legumes e fruta na minha alimentação. Tento com que fique "cheio" com uma combinação de legumes e leite.
Tudo o que depender de mim farei, tudo do qual a responsabilidade seja inteiramente responsabilidade minha, eu irei assumir. No entanto não me posso responsabilizar pelas decisões e ações de terceiros.
Este tópico foi criado/atualizado a:
Última edição: