NP D NP Diário #16 | 26/07/2021 | Queres que as pessoas se lembrem de ti pelo dor que lhes causas-te

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #16 | 26/07/2021 | Queres que as pessoas se lembrem de ti pelo dor que lhes causas-te

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
26/07/2021

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Existe novidades.
A primeira, é que recuperei do COVID19. Bem, a verdade é que fiz isolamento com alguém que testou positivo, assumindo assim que apanhei. Não tive qualquer sintoma, a não ser dores de cabeça ligeiras de vez em quando. Fiquei perto de 16 dias isolado. Já estava nesta situação no último diário. Agora é começar a retomar as caminhadas, que ficaram "resetadas" devido a este isolamento.

Parei no aspecto físico, porque não posso sair. Mas na questão financeira e alimentar, continuei a trabalhar. Neste momento já estou a recuperar o passivo financeiro que trago de meses anteriores. De 40€ negativos, já vou com 23€ negativos. Será importante chegar ao fim deste mês com o valor global em 0 ou perto de 0. Lembrando que o valor global em 0, quer dizer que este mês tive um saldo positivo de 40€. Excelente, só pena o mau comportamento de trás. Contudo o importante é que o indicador financeiro está controlado e positivo, mas ainda existe trabalho a fazer. Conseguir ter sucesso no aspecto financeiro terá impacto positivo no meu psicológico.

Decidi, também, que é a altura para largar o anti-depressivo. Ele foi uma ajuda enorme, principalmente na luta contra o alcoolismo. Agora tenho de tentar recuperar a gestão do meu corpo naturalmente.

Para isto é preciso trabalhar o psicológico. Eu tenho trabalhado nisso. Aliás, tem sido o meu foco nos últimos tempos.
Não devo esperar nem desejar Dinheiro, valorização, sucesso. A forma mais fácil da motivação é esperamos e sonharmos com algum destes três aspectos, citados. É errado fazer isto, porque com a mesma facilidade que nos motiva, é com a mesma facilmente que pode provocar o contrário. É por isso que a motivação tem que ser o trabalho, dedicação, gosto e prazer. A motivação tem de ser o presente e não o futuro.

Para isto tenho de aprender a lidar com a rejeição. A minha continuação não pode, nunca, depender da aprovação de terceiros. Existe dois tipos de rejeição. Um mais "soft" que assenta na não reacção do publico e uma outra mais "violenta" que assenta na reacção negativa agressiva do publico. Eu tenho de continuar, independente da reaçao que obtenha. Se me deixo afectar pela rejeição "soft", o que dizer quando começar a ter uma rejeição "violenta" para com o meu conteúdo? Contudo a rejeição "violenta" só costuma acontecer em duas situações, a primeira se fizermos algo hediondo que gere revolta na pessoas e a segunda situação, quando começamos a obter sucesso. Esse sucesso desencadeia um sentimento de inveja em pessoas que nao gostam do que faço mas que querem ter o mesmo sucesso.

Eu tenho uma oportunidade de ser neutro tanto para uma forma de rejeição, como para outra. Um exercício que tenho feito é obrigar-me a cortar todos os NP Desabafo em NP Short. Sei que esse conteúdo será alvo de rejeição "soft". É treinar a mente para efectuar algo que sei que será rejeitado pelas pessoas.

Ao longo da minha vida tenho desistido de projectos, precisamente, por estes nao terem aceitação pelo publico. Isto é de extrema importância para os NP VBlogs. O esforço físico, psicológico e intelectual será muito grande nesse conteúdo. Tenho de estar mentalizado do seguinte "Estou a fazer um conteúdo que terá 0 visualizações ou que será alvo de criticas". Nos momentos de extrema pressão psicológica ou física durante os NP VBlogs, é com este pensamento que tenho de continuar. Este pensamento tem de me dar motivação e não o contrario.

Motivação? Mas motivação como? Aqui existe outro aspecto importantíssimo que é a auto-valorização. Eu tenho de fazer tudo isto no Nómada Português por mim. Quero um dia, daqui a uns tempos, olhar para este trabalho e passar horas a ler, ouvir e ver. Durante e depois admirar esta pessoa que teve a coragem de fazer este conteúdo. Após ver, ouvir e ler pensar "Eu nao consegue-ria fazer o que ele conseguiu".

Há sentimentos negativos, como o egoísmo, inveja...etc quando orientados de forma positiva, podem nos ajudar muito. Neste caso, preciso de ser um pouco duas coisas:
- 1 Egoísta: Nesta fase da minha vida, e talvez no futuro, preciso de uma base, de uma força. O Nómada Português será essa força, para continuar o meu caminho. A maior parte das pessoas nao gostam. Mas aqui o importante é que eu gosto e o principal, que eu preciso.

- 2 Egocêntrico: Face á falta de oferta deste tipo de conteúdo la fora, preciso de me fechar sobre mim mesmo para continuar e fazer um trabalho que um dia me irá ajudar e poderei ver o que fui capaz de conquistar. Lá fora, na maioria dos locais, só se fala em depressão e ansiedade com o objectivo do lucro económico.

Quando começo a sentir raiva ou sentimentos negativos, penso "No teu ultimo suspiro como queres que esteja a tua consciência? Queres que as pessoas se lembrem de ti pelo dor que lhes causas-te ou se esqueçam de ti pelo bem que lhes fizeste?" Não tenho de ficar chateado por as pessoas me ignorarem, por as pessoas preferirem outras pessoas negativas, e que de certo lhes faram mal, que a mim. As pessoas devem ter essa liberdade, de escolher o seu circulo social.

Tenho um caminho a fazer para purificar o meu coração. Quero ser limpo de pensamentos negativos. É preciso continuar este trabalho psicológico. Com o tempo, chegarei ao estado espiritual que pretendo.

Tudo isto é para tomar o meu verdadeiro anti-depressivo, fazer os NP VBlogs. Acredito que uma evolução importante no meu estado psicológico se dará quando conseguir ser regular com os NP VBlogs.

Agora é continuar a trabalhar para poder chegar a esse momento. Um segundo de sucesso são 1000 segundos de trabalho intenso. Quem quer ter sucesso nao deve pensar naquele segundo de prazer, mas sim nos 1000 de trabalho intenso.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Voltar
Topo