NP D NP Diário #09 | 15/05/2021 | Impedir pensamentos que fomentem sentimentos "demoníacos" que nos destroem a alma

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #09 | 15/05/2021 | Impedir pensamentos que fomentem sentimentos "demoníacos" que nos destroem a alma

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
15/05/2021

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Mais um dia que chega ao fim. Tenho dado continuidade ás caminhadas diárias. Hoje foram 11,2km. Apanhei chuva no caminho e não levei chapéu. Tenho de perder este incomodo com a chuva. A chuva só incomoda, não mata.

No início, das caminhadas, começo sempre de alguma forma contrariado. Mas disciplina é isso, fazer coisas que não temos vontade mas sabemos que precisamos delas. A meio da caminhada, começo a ter ânimo e quase sempre a segunda volta(lembrando que cada volta tem 4km), corre sempre melhor. No final da terceira volta, o pé começa a doer. Para o NP VBlog, vou levar remon gel, para aplicar durante e no fim da caminhada e convém aplicar vaselina nos pés, para as bolhas.

Já sinto falta. Mas como afirmei, quero ter prazer no NP VBlog e quero que as coisas corram minimamente bem. Devo ser sincero, gostei do NP VBlog 8, pelo local, mas em termos de conteúdo histórico/cultural ficou muito aquém do esperado. Não fiquei feliz. Para mim os NP VBlogs são especiais. Mas acredito que o NP VBlog 09 será um recomeço, afinal irei finalizar o que não consegui acabar no NP VBlog 01.

Amanhã já vou ter que ir para Viseu... Vida de Nómada, que já o sou desde sempre. A diferença é que agora aceito esse facto e não finjo que os problemas não existem. Ainda teimo em pensar na sociedade e no seu comportamento. Acho que é um desperdício de tempo pensar nisso, porque os problemas iram continuar e provavelmente serão aumentados. Tenho de começar a perder o meu tempo em elaborar soluções para a resolução desses problemas. Tenho muitas ideias e acho que vale mais bem apena o tempo que possa perder aprofunda-las. Não é que vá servir de alguma coisa, porque começo a chegar á conclusão que a sociedade gosta de problemas e quantos mais, melhor.

Algo que continuo a trabalhar todo o tempo é afastar o sentimento de raiva, cobiça, inveja, gula, luxúria. Não é fácil porque em enumeras situações é uma oportunidade para qualquer um destes "demónios" aparecerem.

Mas pensar na sociedade e nas suas açoes é inevitável porque muitas dessas açoes nos afectam. Na caminhada que faço aqui em Vila Real, existe, logo no inicio, uma subida a pique e a estrada é sem passeio. Eis quando vejo um carro a descer com alguma velocidade e condução algo irregular, que ao passarem por mim, encostaram-se demasiado a mim. Acredito que com o propósito de me assustar. Provavelmente, surge a duvida, porque vos falo disto? Porque após isto o "demónio" da raiva aproveitou... Comecei a ter aquele pensamento que fomenta a raiva e inveja, do tipo "filhos da puuu, devem uns meninos dos papas que devem ter todas as oportunidades e depois vêem brincar com coisas que podem dar para o torto..." Errado, pensamento errado... Eles estavam errados? Sim muito, mas tenho de encarar estes episódios como chamadas de atenção. E eu não tenho nada haver se eles são meninos do papa ou não... Estes sentimentos negativos aproveitam sempre uma oportunidade para nos dominarem, cabe-nos a nós, não nos deixarmos dominar.

Quando falo em trabalhar psicologicamente é isto. Impedir pensamentos que fomentem sentimentos "demoníacos" que nos destroem a alma. Mas isto não quer dizer que não deva falar de problemas. Deve-se sim falar dos problemas. Mas A questão é abordagem do problema. É por isso que falei que me devo focar nas soluções e não no problema em si.

Mas acho que agora, devo diminuir as minha abordagens a esses temas sensíveis. Devo focar nos NP VBlogs. Os NP Desabafos devem começar a ser partilha de ideias minhas e a falar de projectos e eventualmente, por em prática algum. Para falar de temas sociais, preciso de ter mais estabilidade psicológica. Ao falar de alguns temas, por estes me afectarem directamente a mim, acordo determinados "demónios" como a raiva. Preciso de ter mais distanciamento, mais paz interior.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Voltar
Topo