NP D NP Diário #08 | 15/05/2021 | Devo largar a cobiça, inveja, ganância e materialismo

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #08 | 15/05/2021 | Devo largar a cobiça, inveja, ganância e materialismo

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
15/05/2021

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
8 dias desde do último NP Diário. O espectável, para este intervalo, é que viesse admitir mais uma fase psicológica negativa. Mas não, felizmente não é esse o caso. Neste intervalo, Tenho estado focado naquilo que já falei aqui, aptidão física. A par deste objectivo continuar a trabalhar no fórum.

Comecei a registar os KMs que faço todos os dias. Este mês, até agora, tenho 5 dias em que não fiz nada. A meta são os 4km diários e faltam 33KM para bater essa meta. Acredito que para o mês que vem, poderei aumentar a meta, para pelo menos, 5Km diários. Mas é bom ir Devagar. O importante é criar a rotina de andar todos os dias. Como já referi, sem aptidão física o Nómada Português fica muito limitado na sua ação. Mas neste quesito, começo, finalmente a estar no bom caminho. Mas o trabalho não está feito, Todos os dias há que dar seguimento.

Outro objectivo que tenho tentado acabar é organizar todo o conteúdo do Nómada Português aqui no fórum. Só falta inserir o NP Music. Seria preciso organizar mais alguns espaços no fórum para o convívio, regras...etc Mas como não tenho ninguém agora, e acredito que nem terei nos próximos tempos, estes espaços podem ficar por criar. Devo perder tempo com aquilo que importa e que é útil para continuar o Nómada Português. Por isso, após inserir o NP Músic, é continuar a produzir os NP Frases, NP Shorts e também, o NP Desabafo. Mas o mais importante é retomar o NP VBlog que ficou parado. A minha prioridade será o NP VBlog #09.

Existe uma alteração de planos com relação ao NP VBlog #09, onde este passará a ser no percurso da ciclovia do dão. Enfrentar o fracasso do NP VBlog #01. Para o NP VBlog #09 Tenho previsto 2 dias, +-25Km, a serem percorridos a pé, em cada dia. Mas se for preciso um terceiro, não será grave. Algo que terei que começar a preparar, já amanhã, é o roteiro. Como afirmei no NP VBlog #08, quero apetrechar os NP VBlogs com uma componente Histórica/Cultural forte.
A câmara de filmar já está reparada, vamos ver se agora não dará problemas como tem dado. Já perdi filmagens por ela gravar mal.

A par disto existe uma mentalização constante. É este caminho que devo seguir. Devo largar a cobiça, inveja, ganância, materialismo. Na sociedade que vivemos é fácil sermos contaminados por estes "demônios". As redes sociais contribuem muito para isso. Razão pela qual tenho cortado o uso de todas as redes sociais, com excepção do YouTube. Uso só para partilhar o meu conteúdo e saio logo. É muito fácil ser infectado por estes "demônios". Estes "demônios" tiram-nos a alma, tiram-nos o humanismo. Foram estes demónios que ajudaram á situação em que me encontro. Estes sentimentos negativos, muitas vezes disfarçados de positivos, corroem o ser humano por dentro.
Depois existe muitas pessoas desonestas que aquilo que fazem é propagar desonestidade sob a forma de honestidade.

Mas os outros são os outros. Quero ter paz interior, quero agradecer a Deus a oportunidade que ele me dá em poder dar este suspiro. Hoje consigo sentir gratidão no meu coração quando penso nisto. Gratidão para com Deus, porque ele tem estado comigo mesmo perante todas as injustiças e condenações da sociedade. Mas, mais uma vez, eu tenho que estar preocupado comigo e com as minhas acções.

Quando se fala deus, as pessoas pensam "o gajo é religioso". Epah não. Eu tenho uma filosofia religiosa própria. O meu deus criou o ser humano para ser livre, para cuidar uns dos outros, mas sobretudo, cuidar daquilo que ele, deus, criou, a natureza. Nós, os seres humanos temos falhado redondamente. Deveríamos zelar pelo equilíbrio da terra. Mas só pensamos em nós próprios. E ainda nos aproveitamos disso para obter populismo.

Estão a ver, Mais uma vez, não importa os outros... Devo focar-me em não ser contagiado pelos demónio ganância, inveja, cobiça, luxúria e materialismo. Acredito que estes estão na origem de muitas outras coisas mas. É isso que me tenho que mentalizar.

O grande obstáculo é a disciplina alimentar. Eu ainda tenho dificuldades em me disciplinar a este nível. Mas uma batalha de cada vez. Agora, aptidão física, depois, disciplina alimentar. Quero atingir um pleno psicológico e espiritual. Ter disciplina física, alimentar, não me apegar aos bens materiais, viver com o mínimo indispensável(mesmo). Com este pleno psicológico e espiritual no meio da natureza encontrarei a felicidade mais profunda, mais genuína. Quando conseguir isso, conseguirei algo que muitos querem, mas muito poucos em toda a história da terra conseguiram. Se bem, que existia mais probabilidade de no passado as pessoas terem conseguido alcançar está felicidade, porque eram pessoas que tinham mais contacto com a natureza. Mas no entanto, as pessoas eram muito "fechadas".

Mas o importante é eu conseguir isso. Alguns podem dizer "a natureza é selvagem e pode matar". Claro que sim, mas Deus deu ao ser humano algo que mais nenhum animal tem, inteligência racional. O objectivo é evitar o confronto com os demais animais. E isso será algo que terei de aprender neste processo. Portugal é relativamente "soft" no que diz respeito a animais letais. É bom para começar.

A minha mente viaja fácil. Ainda estou longe disso. Estou no nível bem mais básico, por isso o foco tem que ser o agora e não o depois.
Continuar as caminhadas, finalizar o fórum e preparar o NP VBlog #09. Depois logo se vê. Tenho o NP Desabafo #20 por montar, mas vou dar prioridade ao NP VBlog que já está parado á muito tempo.

Bem, acho que já falei de mais. Lool. Não gosto de me repetir. Fica chato para quem lê, ler a mesma coisa. Mas vou tentar ser mais assíduo com os NP Diários.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Voltar
Topo