RSS Cientifico geral Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha

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Breve resumo:
A dissertação que aqui se expõe procura estabelecer uma relação entre o ensino da Língua Portuguesa, o ensino de valores e o papel que a literatura pode desempenhar na formação intercultural do aluno. Para tal apresentamos, como baluarte da interculturalidade, o poeta José Craveirinha que conviveu com duas culturas, a portuguesa pelo lado paterno e a moçambicana pelo lado materno, e que transpôs essa bi-culturalidade para os seus textos. Sustentamos que a literatura desempenha um papel primordial na formação axiológica do aluno, especialmente na inculcação de valores como o da igualdade, o da aceitação da diferença e o da liberdade de expressão. José Craveirinha, na sua obra, ao retractar a miscigenação cultural que adquiriu no seio familiar dá um exemplo real sobre como incorporar duas culturas diferentes e ser capaz de criar algo novo que acaba por enriquecê-lo e, ao mesmo tempo, a comunidade em que ele está inserido. Desenvolvemos um estudo de caso interpretativo, apoiado na natureza qualitativa da investigação, na Escola Portuguesa de Moçambique devido ao facto de esta deter dentro de si uma grande variedade de culturas. Seleccionamos uma turma de 12º ano que possuía diferentes culturas no seu seio e através de fichas de trabalho e questionários procuramos ver como eles interagiam com a poesia de José Craveirinha, onde a temática da diversidade cultural está presente. Os resultados da investigação permitem-nos concluir que a literatura que aborda a temática da interculturalidade, no nosso estudo a poesia de José Craveirinha, desempenha um papel importante na formação da personalidade do aluno e exerce uma profunda influência na forma como eles reflectem, interagem e olham as diferenças culturais.​



Info Adicional:
A dissertação que aqui se expõe procura estabelecer uma relação entre o ensino da Língua Portuguesa, o ensino de valores e o papel que a literatura pode desempenhar na formação intercultural do aluno. Para tal apresentamos, como baluarte da interculturalidade, o poeta José Craveirinha que conviveu com duas culturas, a portuguesa pelo lado paterno e a moçambicana pelo lado materno, e que transpôs essa bi-culturalidade para os seus textos. Sustentamos que a literatura desempenha um papel primordial na formação axiológica do aluno, especialmente na inculcação de valores como o da igualdade, o da aceitação da diferença e o da liberdade de expressão. José Craveirinha, na sua obra, ao retractar a miscigenação cultural que adquiriu no seio familiar dá um exemplo real sobre como incorporar duas culturas diferentes e ser capaz de criar algo novo que acaba por enriquecê-lo e, ao mesmo tempo, a comunidade em que ele está inserido. Desenvolvemos um estudo de caso interpretativo, apoiado na natureza qualitativa da investigação, na Escola Portuguesa de Moçambique devido ao facto de esta deter dentro de si uma grande variedade de culturas. Seleccionamos uma turma de 12º ano que possuía diferentes culturas no seu seio e através de fichas de trabalho e questionários procuramos ver como eles interagiam com a poesia de José Craveirinha, onde a temática da diversidade cultural está presente. Os resultados da investigação permitem-nos concluir que a literatura que aborda a temática da interculturalidade, no nosso estudo a poesia de José Craveirinha, desempenha um papel importante na formação da personalidade do aluno e exerce uma profunda influência na forma como eles reflectem, interagem e olham as diferenças culturais.



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