RSS Poli. Tec. Viseu Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico

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Repositório Científico do Instituto Politécnico

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Breve resumo:
Título: Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico
Autor: Vieira, Sérgio Manuel Fernandes
Resumo: Enquadramento: A formação avançada, ao nível do curso de mestrado e curso de pós-licenciatura de especialização, promoveu uma miríade de oportunidades para desenvolver os conhecimentos, adquirir competências humanas, éticas e técnico-científicas, tão cruciais ao desempenho e intervenções de excelência na área da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Assim, quer os estágios quer a investigação realizada, foram importantes para o desenvolvimento da praxis de enfermagem especializada.
Objetivos: Refletir criticamente acerca do percurso de aprendizagem, de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico.
Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva sobre a prática clínica e atividades desenvolvidas nos estágios de Saúde Infantil e Familiar, Pediatria e Neonatologia. Foi também realizado um estudo qualitativo do tipo fenomenológico, sobre a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, cuja amostra foi constituída por nove enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um centro hospitalar da Região Norte de Portugal.
Resultados: O percurso formativo nos diferentes estágios resultou quer num crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos baseados em evidências científicas de elevada qualidade, quer no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, que se traduzirão futuramente na maximização da assistência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, emergiram como principais aspetos específicos a ter em conta na segurança do doente pediátrico: Dosagem certa a administrar (medicação), Via de administração correta, Risco de quedas, Vigilância do doente pediátrico, Proteção física, como grades de cama, idade da criança e peso. As medidas tomadas na unidade para a garantia da segurança do doente pediátrico na unidade mais referenciadas foram: Cuidado redobrado na administração de terapêutica, Elevação das grades das camas, Pulseiras eletrónicas para segurança, Registo informático da criança, Especial cuidado com o transporte em segurança quer inter ou intrahospitalar. Prevaleceu a caracterização de segurança do doente pediátrico da instituição/serviço como razoável/moderada”. Todos os entrevistados atribuíram muita importância à formação dos profissionais nesta área e atribuem extrema importância à equipa de gestão do risco do serviço. As sugestões mais reiteradas para a melhoria da segurança do doente pediátrico da instituição/serviço foram: Dotações seguraras, principalmente no turno da noite, incentivo à formação em serviço, potenciando desenvolvimento pessoal e profissional, A numeração fixa dos berços/incubadoras, Consciencialização por parte da Instituição das necessidades do doente pediátrico, Mais profissionais qualificados e especializados com conhecimentos específicos de forma a atuar em determinadas situações de forma mais segura e autónoma.
Conclusões: Na sociedade atual, o conhecimento é reconhecido como um bem social valioso e a procura de mais formação de qualidade é uma estratégia que permite construir o conhecimento e a experiência. Esta foi uma premissa que nos norteou e se consolidou ao longo do processo de aprendizagem em estágio e na investigação. A investigação permitiu confirmar a importância da formação e consciencialização dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, como garante da segurança e qualidade cuidados de saúde.
Palavras-chave: segurança do paciente; enfermagem pediátrica; criança; jovem.; Abstract
Background: Advanced training, at master's and postgraduate specialization level, provided a myriad of opportunities to develop knowledge, acquire human, ethical and technical-scientific skills, which are so crucial to the performance and interventions of excellence in the area of Specialized Nursing in Child and Pediatric Health. Thus, both the internships and the research carried out were important for the development of specialized nursing praxis.
Objectives: To critically reflect on the learning pathway, in accordance with the common and specific competences of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health; To know the nurses' perception of pediatric patient safety.
Methodology: A critical-reflective methodology was used on the clinical practice and activities developed in the Child and Family Health, Pediatrics and Neonatology internships. A phenomenological qualitative study was also carried out on nurses' perceptions of pediatric patient safety. The sample consisted of nine nurses working in a pediatric service at a hospital in the northern region of Portugal.
Results: The training pathway in the different internships resulted in both personal and professional growth, the acquisition of knowledge based on high-quality scientific evidence, and the development and improvement of skills, which will translate into maximizing care for the newborn/child/young person/family in the future. With regard to the results of the research, the main specific aspects to be taken into account in pediatric patient safety were: the right dosage to administer (medication), the correct route of administration, the risk of falls, monitoring the pediatric patient, physical protection such as bed rails, the child's age and weight. The measures taken in the unit to ensure the safety of the pediatric patient in the unit that were most frequently mentioned were: Extra care in administering therapy, Raising the bed rails, Electronic bracelets for safety, Computer registration of the child, Special care with safe transport, both inter-hospital and intra-hospital. The characterization of pediatric patient safety at the institution/service as reasonable/moderate" prevailed. All the interviewees attached great importance to training professionals in this area and attached extreme importance to the service's risk management team. The most repeated suggestions for improving pediatric patient safety in the institution/service were: Safe staffing, especially on the night shift, encouraging in-service training, fostering personal and professional development, Fixed numbering of cots/incubators, Awareness on the part of the institution of the needs of the pediatric patient, More qualified and specialized professionals with specific knowledge in order to act in certain situations more safely and autonomously.
Conclusions: In today's society, knowledge is recognized as a valuable social asset and the search for more quality training is a strategy for building knowledge and experience. This was a premise that guided us and was consolidated throughout the internship learning process and the research. The research has confirmed the importance of training and raising nurses' awareness of pediatric patient safety, as a guarantee of safety and quality health care.
Keywords: patient safety; pediatric nursing; child; young person.​



Info Adicional:
Título: Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico Autor: Vieira, Sérgio Manuel Fernandes Resumo: Enquadramento: A formação avançada, ao nível do curso de mestrado e curso de pós-licenciatura de especialização, promoveu uma miríade de oportunidades para desenvolver os conhecimentos, adquirir competências humanas, éticas e técnico-científicas, tão cruciais ao desempenho e intervenções de excelência na área da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Assim, quer os estágios quer a investigação realizada, foram importantes para o desenvolvimento da praxis de enfermagem especializada. Objetivos: Refletir criticamente acerca do percurso de aprendizagem, de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva sobre a prática clínica e atividades desenvolvidas nos estágios de Saúde Infantil e Familiar, Pediatria e Neonatologia. Foi também realizado um estudo qualitativo do tipo fenomenológico, sobre a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, cuja amostra foi constituída por nove enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um centro hospitalar da Região Norte de Portugal. Resultados: O percurso formativo nos diferentes estágios resultou quer num crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos baseados em evidências científicas de elevada qualidade, quer no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, que se traduzirão futuramente na maximização da assistência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, emergiram como principais aspetos específicos a ter em conta na segurança do doente pediátrico: Dosagem certa a administrar (medicação), Via de administração correta, Risco de quedas, Vigilância do doente pediátrico, Proteção física, como grades de cama, idade da criança e peso. As medidas tomadas na unidade para a garantia da segurança do doente pediátrico na unidade mais referenciadas foram: Cuidado redobrado na administração de terapêutica, Elevação das grades das camas, Pulseiras eletrónicas para segurança, Registo informático da criança, Especial cuidado com o transporte em segurança quer inter ou intrahospitalar. Prevaleceu a caracterização de segurança do doente pediátrico da instituição/serviço como razoável/moderada”. Todos os entrevistados atribuíram muita importância à formação dos profissionais nesta área e atribuem extrema importância à equipa de gestão do risco do serviço. As sugestões mais reiteradas para a melhoria da segurança do doente pediátrico da instituição/serviço foram: Dotações seguraras, principalmente no turno da noite, incentivo à formação em serviço, potenciando desenvolvimento pessoal e profissional, A numeração fixa dos berços/incubadoras, Consciencialização por parte da Instituição das necessidades do doente pediátrico, Mais profissionais qualificados e especializados com conhecimentos específicos de forma a atuar em determinadas situações de forma mais segura e autónoma. Conclusões: Na sociedade atual, o conhecimento é reconhecido como um bem social valioso e a procura de mais formação de qualidade é uma estratégia que permite construir o conhecimento e a experiência. Esta foi uma premissa que nos norteou e se consolidou ao longo do processo de aprendizagem em estágio e na investigação. A investigação permitiu confirmar a importância da formação e consciencialização dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, como garante da segurança e qualidade cuidados de saúde. Palavras-chave: segurança do paciente; enfermagem pediátrica; criança; jovem.; Abstract Background: Advanced training, at master's and postgraduate specialization level, provided a myriad of opportunities to develop knowledge, acquire human, ethical and technical-scientific skills, which are so crucial to the performance and interventions of excellence in the area of Specialized Nursing in Child and Pediatric Health. Thus, both the internships and the research carried out were important for the development of specialized nursing praxis. Objectives: To critically reflect on the learning pathway, in accordance with the common and specific competences of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health; To know the nurses' perception of pediatric patient safety. Methodology: A critical-reflective methodology was used on the clinical practice and activities developed in the Child and Family Health, Pediatrics and Neonatology internships. A phenomenological qualitative study was also carried out on nurses' perceptions of pediatric patient safety. The sample consisted of nine nurses working in a pediatric service at a hospital in the northern region of Portugal. Results: The training pathway in the different internships resulted in both personal and professional growth, the acquisition of knowledge based on high-quality scientific evidence, and the development and improvement of skills, which will translate into maximizing care for the newborn/child/young person/family in the future. With regard to the results of the research, the main specific aspects to be taken into account in pediatric patient safety were: the right dosage to administer (medication), the correct route of administration, the risk of falls, monitoring the pediatric patient, physical protection such as bed rails, the child's age and weight. The measures taken in the unit to ensure the safety of the pediatric patient in the unit that were most frequently mentioned were: Extra care in administering therapy, Raising the bed rails, Electronic bracelets for safety, Computer registration of the child, Special care with safe transport, both inter-hospital and intra-hospital. The characterization of pediatric patient safety at the institution/service as reasonable/moderate" prevailed. All the interviewees attached great importance to training professionals in this area and attached extreme importance to the service's risk management team. The most repeated suggestions for improving pediatric patient safety in the institution/service were: Safe staffing, especially on the night shift, encouraging in-service training, fostering personal and professional development, Fixed numbering of cots/incubators, Awareness on the part of the institution of the needs of the pediatric patient, More qualified and specialized professionals with specific knowledge in order to act in certain situations more safely and autonomously. Conclusions: In today's society, knowledge is recognized as a valuable social asset and the search for more quality training is a strategy for building knowledge and experience. This was a premise that guided us and was consolidated throughout the internship learning process and the research. The research has confirmed the importance of training and raising nurses' awareness of pediatric patient safety, as a guarantee of safety and quality health care. Keywords: patient safety; pediatric nursing; child; young person.



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