RSS Cientifico geral O balanced scorecard aplicado ? empresa Valorminho : a sua aplica??o na recolha de res?duos s?lidos urbanos

  • Criador do tópico RCAAP - RSS GERAL
  • Start date
R

RCAAP - RSS GERAL

Guest
Breve resumo:
O presente trabalho procura analisar a Implementa??o de um m?todo de gest?o, "o Balanced scorecard" na Recolha de Res?duos S?lidos Urbanos. Balanced Scorecard ? uma metodologia voltada para a est?o estrat?gica da qualidade das empresas e pressup?e que a escolha dos indicadores para essa gest?o n?o se deve restringir a informa??es econ?micas ou financeiras. Portanto, a partir de uma vis?o integrada e ponderada da empresa, podemos descrever a estrat?gia de forma clara, atrav?s de objectivos estrat?gicos em quatro perspectivas (financeira, cliente, processos internos e inova??o e forma??o), sendo todos eles relacionados entre si atrav?s de uma rela??o causa e efeito. Al?m disso, este m?todo de gest?o promove o alinhamento dos objectivos estrat?gicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ac??o. Aplicado ? recolha de Res?duos S?lidos Urbanos, assumir? um papel dominante na coordena??o entre a sustentabilidade do sistema e a satisfa??o dos clientes (neste caso os munic?pios) no que toca ao seu bem-estar. como caso de estudo ? apresentada a entidade VALORMINHO. ? um sistema multimunicipal que tem por objectivo a valoriza??o e tratamento de Res?duos S?lidos Urbanos, servindo os habitantes dos munic?pios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valen?a, Mon??o e Melga?o. Estes munic?pios s?o, em conjunto com a Empresa Geral de Fomento, os accionistas da VALORMINHO. O sistema conta com um Aterro Sanit?rio, uma Esta??o de Transfer?ncia, uma Esta??o de Triagem, um Ecocentro e um conjunto de Ecopontos espalhados pelos munic?pios. Este grupo de infra-estruturas permite uma melhor gest?o e controlo dos res?duos urbanos. Uma vez que esta empresa j? se encontra certificada pela NP EN ISO 9001:2008, considera-se importante a aplica??o deste m?todo de gest?o, de forma a encontrar poss?veis falhas no sistema e propor ainda melhorias cont?nuas. Analisando a avalia??o efetuada aos indicadores, verifica-se que grande parte das metas estabelecidas foram cumpridas. ? ainda de referir que as que n?o se conseguiram cumprir, n?o apresentam valores afastados dos planeados. conclui-se que os objectivos propostos inicialmente foram atinguidos, pois a implementa??o desta ferramenta de qualidade, o Balanced Scorecrad, serviu para melhorar a programa??o das ac??es, de forma a cumprir as metas e oferecer uma melhor qualidade de servi?os aos clientes e aos colaboradores.​



Info Adicional:
O presente trabalho procura analisar a Implementa??o de um m?todo de gest?o, "o Balanced scorecard" na Recolha de Res?duos S?lidos Urbanos. Balanced Scorecard ? uma metodologia voltada para a est?o estrat?gica da qualidade das empresas e pressup?e que a escolha dos indicadores para essa gest?o n?o se deve restringir a informa??es econ?micas ou financeiras. Portanto, a partir de uma vis?o integrada e ponderada da empresa, podemos descrever a estrat?gia de forma clara, atrav?s de objectivos estrat?gicos em quatro perspectivas (financeira, cliente, processos internos e inova??o e forma??o), sendo todos eles relacionados entre si atrav?s de uma rela??o causa e efeito. Al?m disso, este m?todo de gest?o promove o alinhamento dos objectivos estrat?gicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ac??o. Aplicado ? recolha de Res?duos S?lidos Urbanos, assumir? um papel dominante na coordena??o entre a sustentabilidade do sistema e a satisfa??o dos clientes (neste caso os munic?pios) no que toca ao seu bem-estar. como caso de estudo ? apresentada a entidade VALORMINHO. ? um sistema multimunicipal que tem por objectivo a valoriza??o e tratamento de Res?duos S?lidos Urbanos, servindo os habitantes dos munic?pios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valen?a, Mon??o e Melga?o. Estes munic?pios s?o, em conjunto com a Empresa Geral de Fomento, os accionistas da VALORMINHO. O sistema conta com um Aterro Sanit?rio, uma Esta??o de Transfer?ncia, uma Esta??o de Triagem, um Ecocentro e um conjunto de Ecopontos espalhados pelos munic?pios. Este grupo de infra-estruturas permite uma melhor gest?o e controlo dos res?duos urbanos. Uma vez que esta empresa j? se encontra certificada pela NP EN ISO 9001:2008, considera-se importante a aplica??o deste m?todo de gest?o, de forma a encontrar poss?veis falhas no sistema e propor ainda melhorias cont?nuas. Analisando a avalia??o efetuada aos indicadores, verifica-se que grande parte das metas estabelecidas foram cumpridas. ? ainda de referir que as que n?o se conseguiram cumprir, n?o apresentam valores afastados dos planeados. conclui-se que os objectivos propostos inicialmente foram atinguidos, pois a implementa??o desta ferramenta de qualidade, o Balanced Scorecrad, serviu para melhorar a programa??o das ac??es, de forma a cumprir as metas e oferecer uma melhor qualidade de servi?os aos clientes e aos colaboradores.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo