RSS Uni. Porto Estágio Profissional: O Caminhar de Um Estudante Estagiário Rumo a Uma Educação Física Inclusiva

  • Criador do tópico Repositório Aberto da Universidade do Porto
  • Start date
R

Repositório Aberto da Universidade do Porto

Guest
Breve resumo:
Title: Estágio Profissional: O Caminhar de Um Estudante Estagiário Rumo a Uma Educação Física Inclusiva
Abstract: This School Placement report: "A Preservice Student Journey Towards Inclusive Physical Education" is written by a preservice (the author) and was carried out with the aim of obtaining a master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools. Supervised teaching practice during the school placement year was an essential pillar for this master's degree, as it allowed me to get to know the real context of teaching practice and provided me with tools for my future as a teacher and for building my own identity. So this document aims to portray my experiences, objectives and improvements, from the initial phase to the last moment of the school placement. During this academic year, I had the opportunity to teach secondary and elementary school classes in two public schools. The process, described throughout this report, has allowed me to evolve and integrate into the teaching profession. With regard to the research study, I wanted to achieve an experience that would also be enriching for the students. The results showed an evolution of both levels, with the high level showing more total behavior compared to the low level. Finally, I would like to stress the importance of including all the students in the pedagogical practice, with the aim of integrating and motivating them, in order to overcome difficulties and optimize results, in search of emancipation.
Description: O presente relatório de estágio "Estágio Profissional: O Caminhar de Um Estudante Estagiário Rumo a Uma Educação Física Inclusiva" é da autoria de um professor-estagiário (o autor) e foi realizado com o objetivo da obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A prática de ensino supervisionado durante o ano de estágio foi um pilar essencial para contemplar este mestrado, pois permitiu-me conhecer o contexto real da prática de ensino e dotou-me de ferramentas para o meu futuro enquanto docente e para a construção da minha própria identidade. Assim, este documento visa retratar as minhas vivências, experiências, objetivos e melhorias, desde a fase inicial até ao último momento do Estágio Profissional. Durante este ano letivo, tive a oportunidade de lecionar aulas ao ensino secundário e básico, em duas escolas públicas. O processo, relatado ao longo deste relatório, permitiu-me evoluir e integrar-me na profissão de professor. Relativamente ao estudo de investigação, pretendi alcançar uma experiência que também fosse enriquecedora para os alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução de ambos os níveis, no qual o nível alto apresenta mais comportamentos totais em comparação com o nível baixo. Por fim, saliento a importância da inclusão de todos os alunos na prática pedagógica, com o objetivo de os integrar e motivar, para assim potencializar a superação de dificuldades e a otimização dos resultados, em busca da emancipação.​



Info Adicional:
Title: Estágio Profissional: O Caminhar de Um Estudante Estagiário Rumo a Uma Educação Física Inclusiva Abstract: This School Placement report: "A Preservice Student Journey Towards Inclusive Physical Education" is written by a preservice (the author) and was carried out with the aim of obtaining a master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools. Supervised teaching practice during the school placement year was an essential pillar for this master's degree, as it allowed me to get to know the real context of teaching practice and provided me with tools for my future as a teacher and for building my own identity. So this document aims to portray my experiences, objectives and improvements, from the initial phase to the last moment of the school placement. During this academic year, I had the opportunity to teach secondary and elementary school classes in two public schools. The process, described throughout this report, has allowed me to evolve and integrate into the teaching profession. With regard to the research study, I wanted to achieve an experience that would also be enriching for the students. The results showed an evolution of both levels, with the high level showing more total behavior compared to the low level. Finally, I would like to stress the importance of including all the students in the pedagogical practice, with the aim of integrating and motivating them, in order to overcome difficulties and optimize results, in search of emancipation. Description: O presente relatório de estágio "Estágio Profissional: O Caminhar de Um Estudante Estagiário Rumo a Uma Educação Física Inclusiva" é da autoria de um professor-estagiário (o autor) e foi realizado com o objetivo da obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A prática de ensino supervisionado durante o ano de estágio foi um pilar essencial para contemplar este mestrado, pois permitiu-me conhecer o contexto real da prática de ensino e dotou-me de ferramentas para o meu futuro enquanto docente e para a construção da minha própria identidade. Assim, este documento visa retratar as minhas vivências, experiências, objetivos e melhorias, desde a fase inicial até ao último momento do Estágio Profissional. Durante este ano letivo, tive a oportunidade de lecionar aulas ao ensino secundário e básico, em duas escolas públicas. O processo, relatado ao longo deste relatório, permitiu-me evoluir e integrar-me na profissão de professor. Relativamente ao estudo de investigação, pretendi alcançar uma experiência que também fosse enriquecedora para os alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução de ambos os níveis, no qual o nível alto apresenta mais comportamentos totais em comparação com o nível baixo. Por fim, saliento a importância da inclusão de todos os alunos na prática pedagógica, com o objetivo de os integrar e motivar, para assim potencializar a superação de dificuldades e a otimização dos resultados, em busca da emancipação.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo