RSS Cientifico geral Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira

  • Criador do tópico RCAAP - RSS GERAL
  • Start date
R

RCAAP - RSS GERAL

Guest
Breve resumo:
A presente dissertação teve como objecto de estudo a promoção de competências de cidadania na disciplina de História. A questão central formulada foi saber como foram desenvolvidas as competências de cidadania por três professores de História do 3º ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira. Para obter a resposta, foram definidos três objectivos: - Conhecer as concepções pedagógicas de três professores de história sobre o carácter formativo do currículo de história do 3º ciclo do Ensino Básico; - Identificar as metodologias, as estratégias, as actividades e os recursos utilizados pelos professores na promoção de competências para a cidadania; - Relacionar o percurso profissional e pessoal dos professores com o desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos. Optando pela metodologia do estudo de caso, realizaram-se duas entrevistas a cada um dos participantes, num total de seis. Estas foram o principal método de recolha de dados, posteriormente triangulados com outro material disponibilizado pelos professores. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, seguindo a análise categorial. O estudo permitiu concluir que os professores participantes estão preocupados em desenvolver competências de cidadania com os seus alunos, consideram que a disciplina de História é essencial para o fazer, utilizam metodologias / estratégias / actividades / recursos variados e todos os temas programáticos são utilizados para o fazer. No entanto, não foi possível tirar conclusões acerca da influência que o percurso profissional e pessoal dos professores pode ter no desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos.​



Info Adicional:
A presente dissertação teve como objecto de estudo a promoção de competências de cidadania na disciplina de História. A questão central formulada foi saber como foram desenvolvidas as competências de cidadania por três professores de História do 3º ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira. Para obter a resposta, foram definidos três objectivos: - Conhecer as concepções pedagógicas de três professores de história sobre o carácter formativo do currículo de história do 3º ciclo do Ensino Básico; - Identificar as metodologias, as estratégias, as actividades e os recursos utilizados pelos professores na promoção de competências para a cidadania; - Relacionar o percurso profissional e pessoal dos professores com o desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos. Optando pela metodologia do estudo de caso, realizaram-se duas entrevistas a cada um dos participantes, num total de seis. Estas foram o principal método de recolha de dados, posteriormente triangulados com outro material disponibilizado pelos professores. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, seguindo a análise categorial. O estudo permitiu concluir que os professores participantes estão preocupados em desenvolver competências de cidadania com os seus alunos, consideram que a disciplina de História é essencial para o fazer, utilizam metodologias / estratégias / actividades / recursos variados e todos os temas programáticos são utilizados para o fazer. No entanto, não foi possível tirar conclusões acerca da influência que o percurso profissional e pessoal dos professores pode ter no desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo