RSS IP Beja Promoção do apoio familiar para o bem-estar dos idosos institucionalizados

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: Promoção do apoio familiar para o bem-estar dos idosos institucionalizados
Authors: Miranda, Érica Alexandra Da Encarnação
Abstract: Um dos principais fatores que está ligado diretamente ao bom envelhecimento é o ambiente familiar, pois representa um importante papel na vida dos idosos. Desta forma, o presente projeto de intervenção tem como temática, a “Promoção do apoio familiar para o bem-estar dos idosos institucionalizados.”
O espaço escolhido para o estudo foi a ERPI, República da Quarta Geração- Residências Geriátricas, situada na Quinta das Queimadas (Almada), sendo os participantes quatro técnicos da instituição.
Trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa, uma vez que procura explorar, descobrir os fatores que estão na base de uma determinada realidade, dentro de um determinado contexto.
A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas qualitativas com base num guião, onde existe um protocolo de entrevista listado com perguntas abertas.
Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção com base na promoção do bem-estar dos idosos institucionalizados no sentido de promover um envelhecimento saúdavel e ativo.
Conclui-se com este trabalho que as famílias cada vez mais optam por institucionalizar os seus idosos devido a vários motivos, sendo os principais: não terem tempo para cuidar dos idosos e dependências físicas. Desta forma, foi proposto uma Proposta de um projeto de intervenção designado de “Uma nova chance”, com o objetivo de integrar os familiares no processo de instituicionalização dos idosos de forma a facilitar o mesmo.​



Info Adicional:
Title: Promoção do apoio familiar para o bem-estar dos idosos institucionalizados Authors: Miranda, Érica Alexandra Da Encarnação Abstract: Um dos principais fatores que está ligado diretamente ao bom envelhecimento é o ambiente familiar, pois representa um importante papel na vida dos idosos. Desta forma, o presente projeto de intervenção tem como temática, a “Promoção do apoio familiar para o bem-estar dos idosos institucionalizados.” O espaço escolhido para o estudo foi a ERPI, República da Quarta Geração- Residências Geriátricas, situada na Quinta das Queimadas (Almada), sendo os participantes quatro técnicos da instituição. Trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa, uma vez que procura explorar, descobrir os fatores que estão na base de uma determinada realidade, dentro de um determinado contexto. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas qualitativas com base num guião, onde existe um protocolo de entrevista listado com perguntas abertas. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção com base na promoção do bem-estar dos idosos institucionalizados no sentido de promover um envelhecimento saúdavel e ativo. Conclui-se com este trabalho que as famílias cada vez mais optam por institucionalizar os seus idosos devido a vários motivos, sendo os principais: não terem tempo para cuidar dos idosos e dependências físicas. Desta forma, foi proposto uma Proposta de um projeto de intervenção designado de “Uma nova chance”, com o objetivo de integrar os familiares no processo de instituicionalização dos idosos de forma a facilitar o mesmo.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo