RSS ISMT Preconceito dos Estudantes Universitários em Relação à Deficiência: um estudo exploratório

  • Criador do tópico ISMT - Publicações Científicas em Sociologia
  • Start date
I

ISMT - Publicações Científicas em Sociologia

Guest
Breve resumo:
Title: Preconceito dos Estudantes Universitários em Relação à Deficiência: um estudo exploratório
Authors: Pousada, Thais; Nogueira, Marta; Garabal-Barbeira, Jessica; Sousa, Célia
Abstract: Contexto: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um importante desafio social e académico. O preconceito em relação às pessoas com deficiência pode representar uma barreira significativa para a sua integração e sucesso académico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universitários. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em relação à deficiência e visou (1) investigar a presença de preconceito e atitudes entre estudantes universitários face à deficiência; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes são influenciados por fatores demográficos, académicos ou pelo contacto prévio com pessoas com deficiência; e (3) explorar a relação entre o preconceito e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Métodos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Utilizou-se um questionário sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em relação à deficiência. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face à deficiência, com atitudes favoráveis em relação à deficiência intelectual. Não se verificou relação entre preconceito e sexo, idade, ou nível de estudos. Contudo, não foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Uma relação significativa foi encontrada entre o nível socioeconómico e o preconceito. Conclusões: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras intervenções e políticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment.​



Info Adicional:
Title: Preconceito dos Estudantes Universitários em Relação à Deficiência: um estudo exploratório Authors: Pousada, Thais; Nogueira, Marta; Garabal-Barbeira, Jessica; Sousa, Célia Abstract: Contexto: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um importante desafio social e académico. O preconceito em relação às pessoas com deficiência pode representar uma barreira significativa para a sua integração e sucesso académico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universitários. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em relação à deficiência e visou (1) investigar a presença de preconceito e atitudes entre estudantes universitários face à deficiência; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes são influenciados por fatores demográficos, académicos ou pelo contacto prévio com pessoas com deficiência; e (3) explorar a relação entre o preconceito e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Métodos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Utilizou-se um questionário sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em relação à deficiência. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face à deficiência, com atitudes favoráveis em relação à deficiência intelectual. Não se verificou relação entre preconceito e sexo, idade, ou nível de estudos. Contudo, não foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Uma relação significativa foi encontrada entre o nível socioeconómico e o preconceito. Conclusões: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras intervenções e políticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo