NP Tweet NP Tweet #01 | 29/12/2021 | Despesa das famílias portuguesas em gastos com a casa abaixo da média europeia

NP Tweet
Status
Não está aberto para novas respostas.

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Tweet #01 | 29/12/2021 | Despesa das famílias portuguesas em gastos com a casa abaixo da média europeia

▀▄▀▄ Data deste NP Tweet ▄▀▄▀
29/12/2021

▀▄▀▄ Texto do NP Tweet ▄▀▄▀
Esta noticia, pela sua falta de rigor, facilmente a poderia considerar fake News. Referir que a renda da habitação e respectivas despesas básicas, como agua e luz, ocupam 20% do orçamento familiar é mentira. Bom, a questão é que depende do montante do salário a que nos referimos, caso o salário seja entre 4000 a 5000 euros mês, neste caso a noticia é verdade.

Hoje em dia as despesas básicas com habitação, ronda entre 600EUROS a 1000Euros, no mínimo. Considerando, 600Euros o que representa um valor muito por baixo, para que este valor represente 20%, o salário teria que ser 3000Euros. O salário médio em Portugal está em 1300Euros mensais. Atenção, que falamos num cenário com despesas muito por baixo, e um salário medio nacional, muito por alto e mesmo assim, poderemos ver que o que a noticia refere não corresponde á verdade.

É mais um claro exemplo, para dar a percepção ás pessoas de que está tudo bem, e que não existe nenhum problema com o mercado habitação, nem com os preços daquilo que é básico. Tenta-se escamotear a verdade com estatísticas em que não sabemos como foram feitas e quais foram as amostras.


Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Voltar
Topo