RSS Poli. Tec. Viseu Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório : revisão integrativa da literatura

  • Criador do tópico Repositório Científico do Instituto Politécnico
  • Start date
R

Repositório Científico do Instituto Politécnico

Guest
Breve resumo:
Título: Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório : revisão integrativa da literatura
Autor: Campos, Ana Cristina Sabino
Resumo: Enquadramento: Neste documento designado Estágio com Relatório Final é apresentada a reflexão crítica acerca da aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no contexto dos estágios e a investigação realizada, cujo tema é “Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório”. A hipotermia no recém-nascido é caracterizada pela redução da temperatura corporal atingindo valores inferiores a 36,5ºC. A termorregulação ineficaz é uma das principais complicações com que este se depara, uma vez que a hipotermia predispõe a alterações fisiológicas e neurológicas graves. A prevenção da hipotermia é uma das medidas essenciais para a qualidade da assistência neonatal no intraoperatório, na medida em que os recém-nascidos estão expostos a vários fatores que favorecem a perda de calor, como a anestesia geral, a exposição da pele e das cavidades corporais, o uso de soluções frias e o ambiente da sala operatória. Assim, surge o interesse em conhecer o perfil de termorregulação do recém-nascido pois suscita a reflexão sobre as causas e efeitos da instabilidade térmica e possibilita investigar sobre as estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e excelência do exercício profissional.
Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas nos estágios, baseadas na evidência científica e tendo em vista a aquisição de competências especializadas; sintetizar através da evidência científica estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório.
Metodologia: Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, baseada na evidência científica, abordamos as várias atividades desenvolvidas nos estágios de pediatria, neonatologia e saúde infantil e familiar, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas ao Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte desenvolvemos uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados, B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE e CINAHL Complete.
Resultados: Apesar da grande experiência como enfermeira em pediatria, consideramos relevante a aprendizagem em estágio ao nível da comunicação com o binómio criança/família, assistência especializada em situações de especial complexidade, gestão da dor, promoção da parentalidade, parceria de cuidados e vigilância da saúde infantil e juvenil. Na investigação realizada foram selecionados 137 artigos e destes foram incluídos 7. Os diferentes artigos analisados revelam que as estratégias utilizadas para a prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório passam por utilizar sistemas de aquecimento ativo, administração endovenosa de fluidos aquecidos assim como os fluidos de irrigação, a temperatura da sala operatória com valores superiores a 23ºC, planear de forma prévia o aquecimento do recém-nascido antes da cirurgia e envolvimento das extremidades e cabeça com ligaduras de algodão e gorros. Vários estudos recomendam a elaboração de protocolos assistenciais.
Conclusão: Conseguimos com este relatório responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas, com implicações para a prática profissional. Os resultados da pesquisa apontam estratégias eficazes na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório, mas com necessidade de validação de futuros estudos devido à escassez dos mesmos.
Palavras-Chave: Recém-nascido; Intraoperatório; Hipotermia; Prevenção.; Abstract
Background: In this document called Internship with Final Report, a critical reflection is presented on the acquisition of skills as a Specialist Nurse in Child and Paediatric Health in the context of the internships and the research carried out, whose theme is “Strategies used in the prevention of intraoperative hypothermia in newborns”. Hypothermia in newborns is characterized by a decrease in body temperature reaching values below 36.5°C. Ineffective thermoregulation is one of the main complications that this patient faces, since hypothermia predisposes to severe physiological and neurological changes. The prevention of hypothermia is one of the essential measures for the quality of intraoperative neonatal care, as newborns are exposed to several factors that favour heat loss, such as general anaesthesia, exposure of the skin and cavities bodies, the use of cold solutions and the operating room environment. Thus, the interest in knowing the thermoregulation profile of newborns arises, as it raises reflection on the causes and effects of thermal instability and makes it possible to investigate the strategies used in the prevention of hypothermia in newborns during the intraoperative period, in order to contribute to improving the quality of care provided and excellence in professional practice.
Objectives: To describe and reflect on the activities carried out during the internships, based on scientific evidence and with a view to acquiring specialised skills; to synthesise strategies used to prevent hypothermia in newborns during surgery using scientific evidence.
Methodology: Through a descriptive and critical-reflective methodology, based on scientific evidence, we approached the various activities developed in the paediatrics, neonatology and child and family health internships, which achieved the specific objectives outlined to develop the competences required of the specialist child and paediatric health nurse. In the second part, we carried out an integrative literature review by searching the B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE and CINAHL Complete databases.
Results: In spite of my extensive experience as a paediatric nurse, we consider it relevant to learn from the internship in terms of communication with the child/family binomial, specialised care in situations of particular complexity, pain management, promotion of parenting, care partnership and child and adolescent health surveillance. 137 articles were selected and 7 of these were included in the research carried out. The different articles analysed show that the strategies used to prevent hypothermia in newborns during surgery include using active heating systems, intravenous administration of heated fluids as well as irrigation fluids, operating room temperature above 23ºC, pre-planning the warming of newborns before surgery and wrapping the extremities and head with cotton bandages and caps. Several studies recommend drawing up care protocols.
Conclusion: With this report, we were able to meet the proposed objectives and successfully develop the expected competences, with implications for professional practice. The results of the research point to effective strategies for preventing hypothermia in newborns during surgery, but there is a need for validation in future studies due to the scarcity of studies.
Keywords: Newborn, Intraoperative, Hypothermia, Prevention.​



Info Adicional:
Título: Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório : revisão integrativa da literatura Autor: Campos, Ana Cristina Sabino Resumo: Enquadramento: Neste documento designado Estágio com Relatório Final é apresentada a reflexão crítica acerca da aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no contexto dos estágios e a investigação realizada, cujo tema é “Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório”. A hipotermia no recém-nascido é caracterizada pela redução da temperatura corporal atingindo valores inferiores a 36,5ºC. A termorregulação ineficaz é uma das principais complicações com que este se depara, uma vez que a hipotermia predispõe a alterações fisiológicas e neurológicas graves. A prevenção da hipotermia é uma das medidas essenciais para a qualidade da assistência neonatal no intraoperatório, na medida em que os recém-nascidos estão expostos a vários fatores que favorecem a perda de calor, como a anestesia geral, a exposição da pele e das cavidades corporais, o uso de soluções frias e o ambiente da sala operatória. Assim, surge o interesse em conhecer o perfil de termorregulação do recém-nascido pois suscita a reflexão sobre as causas e efeitos da instabilidade térmica e possibilita investigar sobre as estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e excelência do exercício profissional. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas nos estágios, baseadas na evidência científica e tendo em vista a aquisição de competências especializadas; sintetizar através da evidência científica estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório. Metodologia: Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, baseada na evidência científica, abordamos as várias atividades desenvolvidas nos estágios de pediatria, neonatologia e saúde infantil e familiar, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas ao Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte desenvolvemos uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados, B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE e CINAHL Complete. Resultados: Apesar da grande experiência como enfermeira em pediatria, consideramos relevante a aprendizagem em estágio ao nível da comunicação com o binómio criança/família, assistência especializada em situações de especial complexidade, gestão da dor, promoção da parentalidade, parceria de cuidados e vigilância da saúde infantil e juvenil. Na investigação realizada foram selecionados 137 artigos e destes foram incluídos 7. Os diferentes artigos analisados revelam que as estratégias utilizadas para a prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório passam por utilizar sistemas de aquecimento ativo, administração endovenosa de fluidos aquecidos assim como os fluidos de irrigação, a temperatura da sala operatória com valores superiores a 23ºC, planear de forma prévia o aquecimento do recém-nascido antes da cirurgia e envolvimento das extremidades e cabeça com ligaduras de algodão e gorros. Vários estudos recomendam a elaboração de protocolos assistenciais. Conclusão: Conseguimos com este relatório responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas, com implicações para a prática profissional. Os resultados da pesquisa apontam estratégias eficazes na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório, mas com necessidade de validação de futuros estudos devido à escassez dos mesmos. Palavras-Chave: Recém-nascido; Intraoperatório; Hipotermia; Prevenção.; Abstract Background: In this document called Internship with Final Report, a critical reflection is presented on the acquisition of skills as a Specialist Nurse in Child and Paediatric Health in the context of the internships and the research carried out, whose theme is “Strategies used in the prevention of intraoperative hypothermia in newborns”. Hypothermia in newborns is characterized by a decrease in body temperature reaching values below 36.5°C. Ineffective thermoregulation is one of the main complications that this patient faces, since hypothermia predisposes to severe physiological and neurological changes. The prevention of hypothermia is one of the essential measures for the quality of intraoperative neonatal care, as newborns are exposed to several factors that favour heat loss, such as general anaesthesia, exposure of the skin and cavities bodies, the use of cold solutions and the operating room environment. Thus, the interest in knowing the thermoregulation profile of newborns arises, as it raises reflection on the causes and effects of thermal instability and makes it possible to investigate the strategies used in the prevention of hypothermia in newborns during the intraoperative period, in order to contribute to improving the quality of care provided and excellence in professional practice. Objectives: To describe and reflect on the activities carried out during the internships, based on scientific evidence and with a view to acquiring specialised skills; to synthesise strategies used to prevent hypothermia in newborns during surgery using scientific evidence. Methodology: Through a descriptive and critical-reflective methodology, based on scientific evidence, we approached the various activities developed in the paediatrics, neonatology and child and family health internships, which achieved the specific objectives outlined to develop the competences required of the specialist child and paediatric health nurse. In the second part, we carried out an integrative literature review by searching the B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE and CINAHL Complete databases. Results: In spite of my extensive experience as a paediatric nurse, we consider it relevant to learn from the internship in terms of communication with the child/family binomial, specialised care in situations of particular complexity, pain management, promotion of parenting, care partnership and child and adolescent health surveillance. 137 articles were selected and 7 of these were included in the research carried out. The different articles analysed show that the strategies used to prevent hypothermia in newborns during surgery include using active heating systems, intravenous administration of heated fluids as well as irrigation fluids, operating room temperature above 23ºC, pre-planning the warming of newborns before surgery and wrapping the extremities and head with cotton bandages and caps. Several studies recommend drawing up care protocols. Conclusion: With this report, we were able to meet the proposed objectives and successfully develop the expected competences, with implications for professional practice. The results of the research point to effective strategies for preventing hypothermia in newborns during surgery, but there is a need for validation in future studies due to the scarcity of studies. Keywords: Newborn, Intraoperative, Hypothermia, Prevention.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo