RSS Cientifico geral Educação de adultos em São Tomé e Príncipe: uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grande

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Breve resumo:
Em São Tomé e Príncipe, tem-se apostado em processos de educação de adultos que visam a redução das taxas de analfabetismo, através das aulas de alfabetização em todo o País. Através de centros de formação académica e profissional para adultos (homens e mulheres), procura-se dinamizar e direcionar cursos de alfabetização para atividades profissionais, potenciadoras de inserção dos alfabetizados na vida social e profissional. No presente trabalho tomou-se como referência o distrito de Água-Grande, o qual ainda possui uma taxa de analfabetismo de 6,7%. Assim, no quadro do programa de alfabetização em São Tomé e Príncipe, consideramos importante conhecer sua implementação no distrito de Água – Grande, dando conta as suas diferentes modalidades, do perfil dos beneficiários, das perceções dos formadores e formandos sobre o programa e seus impactos. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas utilizadas foram a análise documental, a observação, entrevistas semi-dirigidas e a análise de dados teve como instrumento a análise de conteúdo. Como resultado, foi possível perceber que o impacto do programa é percecionado como sendo positivo para todos os níveis (tendo em conta a existência de alunos que começaram na 1ª classe e hoje já estão na 3ª classe, outros na 4ª, e outros em níveis mais avançados). Também foram demonstradas as expetativas dos formandos que assentam na vontade de continuar a ler e aprender a escrever e vão de acordo com aquilo que a nosso ver seria de incluir no programa de inserção profissional, de modo a que não só tenham uma certificação da conclusão da 4ª classe, como também uma orientação profissional.​



Info Adicional:
Em São Tomé e Príncipe, tem-se apostado em processos de educação de adultos que visam a redução das taxas de analfabetismo, através das aulas de alfabetização em todo o País. Através de centros de formação académica e profissional para adultos (homens e mulheres), procura-se dinamizar e direcionar cursos de alfabetização para atividades profissionais, potenciadoras de inserção dos alfabetizados na vida social e profissional. No presente trabalho tomou-se como referência o distrito de Água-Grande, o qual ainda possui uma taxa de analfabetismo de 6,7%. Assim, no quadro do programa de alfabetização em São Tomé e Príncipe, consideramos importante conhecer sua implementação no distrito de Água – Grande, dando conta as suas diferentes modalidades, do perfil dos beneficiários, das perceções dos formadores e formandos sobre o programa e seus impactos. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas utilizadas foram a análise documental, a observação, entrevistas semi-dirigidas e a análise de dados teve como instrumento a análise de conteúdo. Como resultado, foi possível perceber que o impacto do programa é percecionado como sendo positivo para todos os níveis (tendo em conta a existência de alunos que começaram na 1ª classe e hoje já estão na 3ª classe, outros na 4ª, e outros em níveis mais avançados). Também foram demonstradas as expetativas dos formandos que assentam na vontade de continuar a ler e aprender a escrever e vão de acordo com aquilo que a nosso ver seria de incluir no programa de inserção profissional, de modo a que não só tenham uma certificação da conclusão da 4ª classe, como também uma orientação profissional.



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