RSS Cientifico geral Ativismo digital em Portugal: estratégias de comunicação e mobilização social

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Breve resumo:
O trabalho apresentado procura aprofundar o tema do Ativismo Digital, mais especificamente a forma como as organizações ativistas utilizam o meio digital para alcançar um público mais amplo e para junto dele divulgar a sua missão, trabalho, campanhas e projetos desenvolvidos. Em todo o mundo existem várias organizações ativistas com diferentes causas e propósitos e, ao estarem presentes no meio digital, vão ter vantagens, uma vez que podem alcançar um público à escala global e fazer com que este se interesse pelo trabalho desenvolvido pela organização, podendo passar a apoiar projetos futuros. De modo a alcançarem mais pessoas, as organizações recorrem às funcionalidades do meio digital, em particular das redes sociais, para divulgarem mensagens de teor ativista. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo compreender o panorama digital das organizações ativistas em Portugal. Para isso, recorreu-se à análise de conteúdo, de redes sociais e sites, e a entrevistas semiestruturadas com membros de várias organizações de âmbito nacional. Deste modo, foi possível concluir que o meio digital é fundamental para os propósitos das organizações. As funcionalidades e características deste meio permitem que as organizações transmitam rapidamente, e a um grande número de pessoas, mensagens de teor ativista, na tentativa de obter maior mobilização social.​



Info Adicional:
O trabalho apresentado procura aprofundar o tema do Ativismo Digital, mais especificamente a forma como as organizações ativistas utilizam o meio digital para alcançar um público mais amplo e para junto dele divulgar a sua missão, trabalho, campanhas e projetos desenvolvidos. Em todo o mundo existem várias organizações ativistas com diferentes causas e propósitos e, ao estarem presentes no meio digital, vão ter vantagens, uma vez que podem alcançar um público à escala global e fazer com que este se interesse pelo trabalho desenvolvido pela organização, podendo passar a apoiar projetos futuros. De modo a alcançarem mais pessoas, as organizações recorrem às funcionalidades do meio digital, em particular das redes sociais, para divulgarem mensagens de teor ativista. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo compreender o panorama digital das organizações ativistas em Portugal. Para isso, recorreu-se à análise de conteúdo, de redes sociais e sites, e a entrevistas semiestruturadas com membros de várias organizações de âmbito nacional. Deste modo, foi possível concluir que o meio digital é fundamental para os propósitos das organizações. As funcionalidades e características deste meio permitem que as organizações transmitam rapidamente, e a um grande número de pessoas, mensagens de teor ativista, na tentativa de obter maior mobilização social.



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