RSS ISMT Ansiedade Cognitiva de Provas em Universitários do Brasil: o papel das variáveis sociodemográficas e traços de personalidade

  • Criador do tópico ISMT - Publicações Científicas Psicologia
  • Start date
I

ISMT - Publicações Científicas Psicologia

Guest
Breve resumo:
Title: Ansiedade Cognitiva de Provas em Universitários do Brasil: o papel das variáveis sociodemográficas e traços de personalidade
Authors: Silva, Paulo Gregório Nascimento da; Araújo, Ramnsés Silva; Araújo, Gleyde Raiane de; Alves, Mateus Egilson da Silva; Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de; Fonseca, Patrícia Nunes da; Medeiros, Emerson Diógenes de
Abstract: Objetivo: A presente pesquisa objetivou verificar o poder preditivo dos traços de personalidade, controlando o efeito das variáveis sociodemográficas (gênero e período que está cursando), na explicação da ansiedade cognitiva em avaliações. Métodos: Duzentos estudantes universitários de instituições públicas da cidade de Parnaíba, Piauí, (Midade = 23,97), em maioria mulheres (75%) e cursando Psicologia (52,5%) foram avaliados através da Escala de Ansiedade Cognitiva em provas, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e questões sociodemográficas. Resultados: As análises de correlação de Pearson e de regressão linear múltipla hierárquica mostraram que os traços de personalidade conscienciosidade (β = -0,15; p < 0,01), neuroticismo (β = 0,35; p < 0,01) e o gênero do participante (β = -0,19; p < 0,05) contribuem de maneira significativa para a explicação da ansiedade cognitiva de provas acadêmicas, com o modelo explicando cerca de 20% da sua variância. Os resultados sugeriram ainda que a conscienciosidade pode funcionar como um fator de proteção e o neuroticismo um agente de vulnerabilidade de sintomas ansiosos em contextos avaliativos, principalmente em mulheres, não havendo diferença quanto ao período cursado. Conclusões: Os achados enfatizam a importância de serem realizadas propostas psicoeducativas interventivas, particularmente em mulheres com acentuado nível de neuroticismo. / Objective: The goal of the present study was to verify the predictive power of personality traits, controlling for the effect of sociodemographic variables (age, sex, and period being studied) in the explanation of cognitive preoccupation in estimates. Methods: Two-hundred university students from public institutions in the city of Parnaíba, Piauí (Mage = 23.97), most of them women (75.0%) and studying Psychology (52.5%), were assessed with the Cognitive Anxiety Scale, the Big Five Personality Factors Inventory, and sociodemographic questions. Results: Pearson’s correlation and hierarchical multiple linear regression analyzes showed that the personality traits conscientiousness (β = -.15; p< .01), neuroticism (β = .35; p< .01), and the gender of the participant (β = -.19; p< .05) contributed significantly to the explanation of cognitive anxiety of academic tests, with the model explaining 20% of thevariance. Results also suggested that conscientiousness can function as a protective factor and neuroticism an agent of vulnerability to anxious symptoms in evaluative contexts, especially in women, with no difference regarding the period being studied. Conclusions: The findings emphasize the importance of carrying out interventional psychoeducational proposals, particularly for women with high levels of neuroticism.​



Info Adicional:
Title: Ansiedade Cognitiva de Provas em Universitários do Brasil: o papel das variáveis sociodemográficas e traços de personalidade Authors: Silva, Paulo Gregório Nascimento da; Araújo, Ramnsés Silva; Araújo, Gleyde Raiane de; Alves, Mateus Egilson da Silva; Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de; Fonseca, Patrícia Nunes da; Medeiros, Emerson Diógenes de Abstract: Objetivo: A presente pesquisa objetivou verificar o poder preditivo dos traços de personalidade, controlando o efeito das variáveis sociodemográficas (gênero e período que está cursando), na explicação da ansiedade cognitiva em avaliações. Métodos: Duzentos estudantes universitários de instituições públicas da cidade de Parnaíba, Piauí, (Midade = 23,97), em maioria mulheres (75%) e cursando Psicologia (52,5%) foram avaliados através da Escala de Ansiedade Cognitiva em provas, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e questões sociodemográficas. Resultados: As análises de correlação de Pearson e de regressão linear múltipla hierárquica mostraram que os traços de personalidade conscienciosidade (β = -0,15; p < 0,01), neuroticismo (β = 0,35; p < 0,01) e o gênero do participante (β = -0,19; p < 0,05) contribuem de maneira significativa para a explicação da ansiedade cognitiva de provas acadêmicas, com o modelo explicando cerca de 20% da sua variância. Os resultados sugeriram ainda que a conscienciosidade pode funcionar como um fator de proteção e o neuroticismo um agente de vulnerabilidade de sintomas ansiosos em contextos avaliativos, principalmente em mulheres, não havendo diferença quanto ao período cursado. Conclusões: Os achados enfatizam a importância de serem realizadas propostas psicoeducativas interventivas, particularmente em mulheres com acentuado nível de neuroticismo. / Objective: The goal of the present study was to verify the predictive power of personality traits, controlling for the effect of sociodemographic variables (age, sex, and period being studied) in the explanation of cognitive preoccupation in estimates. Methods: Two-hundred university students from public institutions in the city of Parnaíba, Piauí (Mage = 23.97), most of them women (75.0%) and studying Psychology (52.5%), were assessed with the Cognitive Anxiety Scale, the Big Five Personality Factors Inventory, and sociodemographic questions. Results: Pearson’s correlation and hierarchical multiple linear regression analyzes showed that the personality traits conscientiousness (β = -.15; p< .01), neuroticism (β = .35; p< .01), and the gender of the participant (β = -.19; p< .05) contributed significantly to the explanation of cognitive anxiety of academic tests, with the model explaining 20% of thevariance. Results also suggested that conscientiousness can function as a protective factor and neuroticism an agent of vulnerability to anxious symptoms in evaluative contexts, especially in women, with no difference regarding the period being studied. Conclusions: The findings emphasize the importance of carrying out interventional psychoeducational proposals, particularly for women with high levels of neuroticism.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo