Rascunhos #09 -- Trilho das tres rotas -- Viseu -- 25KM+- -- 2 Partes

Rascunhos
Status
Não está aberto para novas respostas.

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
Ficha Técnica

Trajecto: Rota dos Três Trilhos;
Distancia estimada total: 25Km;
Partes/dias: 2;
Local: Viseu;
Trilho no mapa:
https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1seww9tnbM7vSWztcO8zHYF65SiM

Bibliografia

Noticia Sobre o Parque aquatico do Almargem --> https://magg.sapo.pt/atualidade/atu...ntinua-fechado-mas-proprietario-nega-abandono

A Dinamica urbana de Viseu durante do Sec XX --> https://www.npt.su/media/ebook/ a_dinamica_urbana_viseu_xx.pdf

Projeto de expansão da area induastrial de Viseu --> https://www.cm-viseu.pt/pt/noticias/parque-empresarial-de-coimbroes-tem-projeto-de-expansao/

AIRV Historico ---> https://www.airv.pt/index.php/airv/historico

Site com info das estradas romanas em Portugal ---> https://www.viasromanas.pt/#viseu_bobadela


Roteiro

Parte 1 -- Retunda de Nelas

Olá Nómadas. Sejam muito bem vindos a mais um NP VBlog. Neste NP VBlog iremos sair aqui de Viseu, Junto á retunda de Nelas, e iremos fazer a Rota dos Três Trilhos a pé. Para virem até a este ponto em que estou, da estação de autocarros basta andar XXkm, ou podem apanhar o autocarro Numero XX, que vos deixa ali naquela paragem. Venham dai...



Parte 2 -- Piscinas Príncipe Perfeito

Podemos ver o mais próximo que viseu tem de divertimento aquatico na cidade. Como se pode ver, é muito limitado a meu ver. É o complexo desportivo do hotel princepe perfeito, ficando o hotel, por de tras do complexo.

Viseu tem, todo o verão, um feira única que é a feira Sao mateus. Acho que para complementar a feira, é necessário um divertimento aquativo mais elaborado. No verão as pessoas, a sua grande maioria, aprecia mais divertimentos ou locais que tenham agua, por motivos óbvios e Viseu falha nisso.

Em Viseu existia uma praia fluvial, chamada aqui pelos visiensses de Almargem. Em 2008 houve um projecto, que foi aprovado, de construir uma especie de parque aquatico com outras atraçoes ludicas, e era para ter aberto ao publico em 2015. Até hoje está por abrir e já existe obra começada no local. Mas sobre o almargem, noutro NP VBlog ei de vos falar em pormenor sobre o assunto.

Em todo o Caso, tanto a feira de São Mateus como o complexo desportivo princepe perfeito, estiveram fechados o ano passado de 2020 e este ano de 2021.



Parte 3 -- Parque industrial de Coimbrões

É importante, para qualquer cidade, ter uma zona Empresarial. Viseu não fica atras, e agora mostro-vos um pouco do parque empresarial de Viseu, chamada de Coimbrões.

Este parque foi inagurado em 1988 com 73 lotes, e em 1995 foi ampliado, somando mais 39 Lotes. Em 2015, existiu um projecto de expansão do parque, que a ser aprovado, adicionaria mais 30 novos lotes para que empresas podessem aqui realizar o seu trabalho. Acho que esse projecto de expansão não foi aprovado.

Uma associação empresarial bastante importante para a região de viseu, é a AIRV(Associação empresarial da região de Viseu). Esta associação empresarial foi criada em 1981, mas só em 1994 é que mudou a sua sede, definitivamente, para o Parque Empresarial de Coimbrões, local onde está até aos dias de hoje.


Parte 4 -- Inicio do trilho, Fragosela de Cima

Chegamos a Fragosela de Cima, e pode-se considerar que aqui neste local é onde começa e acaba A Rota dos Três Trilhos. Agora irei seguir em frente, e quando finalizar o trilho, irei vir por esta rua(Apontar para as ruas). É de lembrar que esta rota não está sinalizada em todos os locais e por isso irei ter ajuda de um GPS.

Irémos dar a volta maior que abrange três trilhos e sucessivamente irémos fazer o Trilho Romano, o trilho do rio e o trilho das vinhas.


 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Voltar
Topo