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Vivemos numa época de mudanças planetárias, rápidas e sem precedentes. Numa época em que as nossas sociedades, de consumo desenfreado e em constante crescimento, estão a conduzir-nos para um esgotamento dos recursos do planeta, torna-se imperativo alterar hábitos de consumo e repensar algumas questões relativas aos produtos que consumimos, bem como à finalidade e durabilidade dos mesmos. Insatisfeitos com a situação atual, cada vez mais indivíduos têm alterado os seus hábitos de consumo e estilo de vida, ainda que este possa não ser o que maior impacto negativo tem na vida do planeta. Procurando opor-se à tendência consumista do século XXI, muitos começam a moderar as suas compras, optando por levar uma vida mais simples, com maior qualidade, e mais amiga do ambiente, e preocupando-se com os efeitos que as suas escolhas têm no mundo que os rodeia. Esta crescente consciencialização social e ecológica dos consumidores tem evoluído do seu estado inicial de nicho para ganhar cada vez mais seguidores (Oral & Thurner, 2019; Black & Cherrier, 2010; Lee & Ahn, 2016). Neste contexto, e na sequência da crescente importância do conceito de economia circular e de uma filosofia Zero Waste, surge um movimento e um novo tipo de consumo e de estilo de vida, mais sustentável e responsável, no qual se considera que menos é mais, designado por “Zero Waste”. Este capítulo tem como objetivos: - Identificar as particularidades que caracterizam um estilo de vida e um consumo sem desperdícios, em Portugal. - Identificar as principais motivações por trás deste tipo de consumo, em Portugal. - Traçar o perfil sociodemográfico dos consumidores portugueses que reconhecem praticar um consumo sem desperdícios.
Info Adicional:
Vivemos numa época de mudanças planetárias, rápidas e sem precedentes. Numa época em que as nossas sociedades, de consumo desenfreado e em constante crescimento, estão a conduzir-nos para um esgotamento dos recursos do planeta, torna-se imperativo alterar hábitos de consumo e repensar algumas questões relativas aos produtos que consumimos, bem como à finalidade e durabilidade dos mesmos. Insatisfeitos com a situação atual, cada vez mais indivíduos têm alterado os seus hábitos de consumo e estilo de vida, ainda que este possa não ser o que maior impacto negativo tem na vida do planeta. Procurando opor-se à tendência consumista do século XXI, muitos começam a moderar as suas compras, optando por levar uma vida mais simples, com maior qualidade, e mais amiga do ambiente, e preocupando-se com os efeitos que as suas escolhas têm no mundo que os rodeia. Esta crescente consciencialização social e ecológica dos consumidores tem evoluído do seu estado inicial de nicho para ganhar cada vez mais seguidores (Oral & Thurner, 2019; Black & Cherrier, 2010; Lee & Ahn, 2016). Neste contexto, e na sequência da crescente importância do conceito de economia circular e de uma filosofia Zero Waste, surge um movimento e um novo tipo de consumo e de estilo de vida, mais sustentável e responsável, no qual se considera que menos é mais, designado por “Zero Waste”. Este capítulo tem como objetivos: - Identificar as particularidades que caracterizam um estilo de vida e um consumo sem desperdícios, em Portugal. - Identificar as principais motivações por trás deste tipo de consumo, em Portugal. - Traçar o perfil sociodemográfico dos consumidores portugueses que reconhecem praticar um consumo sem desperdícios.
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