Turmas Multinível no 1º CEB: Perceções sobre Gestão Curricular, Potencialidades e Limitações

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Breve resumo:
O presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação, de cariz qualitativo, teve como propósito compreender a gestão curricular, as potencialidades, as limitações e as competências adquiridas pelos alunos em turmas multinível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Elegi esta temática, pelo facto de me confrontar com um regime de turmas multinível, aquando a realização do meu estágio curricular. Esta enquadra-se num paradigma interpretativo e num estudo de caso. Desta forma, os participantes deste estudo, foram os quarenta e um alunos das duas turmas multinível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, as duas respetivas professoras titulares das turmas e quarenta dos respetivos encarregados de educação. Foi possível dar resposta às questões de investigação e alcançar os objetivos propostos através de vários instrumentos de recolha de dados: a observação direta; o diário de bordo; as entrevistas semiestruturadas; as conversas informais; os questionários; os grupos- focais; e a recolha documental. Os resultados obtidos evidenciam que todos os interlocutores-chave presentes no estudo concordam que existem mais potencialidades do que limitações nas turmas multinível. As potencialidades desenvolvidas pelos alunos que reúnem maior consenso são a empatia e humildade, que se traduzem na entreajuda e no saber pedir e receber ajuda; a tolerância e respeito pela diferença; e a autonomia, que se reflete na aprendizagem da gestão de tempo individual, na gestão de prioridades das tarefas e no saber quando intervir. As limitações sentidas por cada um dos interlocutores-chave são distintas, pois os professores sentem maior dificuldade na gestão de tempo e na planificação de conteúdos; os alunos consideram que o tempo despendido, por parte do professor, é menor para cada ano de escolaridade; já os Encarregados de Educação receiam que o professor não tenha tanta disponibilidade no apoio a dar aos alunos que revelam maiores dificuldades. Palavras-chave:​



Info Adicional:
O presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação, de cariz qualitativo, teve como propósito compreender a gestão curricular, as potencialidades, as limitações e as competências adquiridas pelos alunos em turmas multinível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Elegi esta temática, pelo facto de me confrontar com um regime de turmas multinível, aquando a realização do meu estágio curricular. Esta enquadra-se num paradigma interpretativo e num estudo de caso. Desta forma, os participantes deste estudo, foram os quarenta e um alunos das duas turmas multinível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, as duas respetivas professoras titulares das turmas e quarenta dos respetivos encarregados de educação. Foi possível dar resposta às questões de investigação e alcançar os objetivos propostos através de vários instrumentos de recolha de dados: a observação direta; o diário de bordo; as entrevistas semiestruturadas; as conversas informais; os questionários; os grupos- focais; e a recolha documental. Os resultados obtidos evidenciam que todos os interlocutores-chave presentes no estudo concordam que existem mais potencialidades do que limitações nas turmas multinível. As potencialidades desenvolvidas pelos alunos que reúnem maior consenso são a empatia e humildade, que se traduzem na entreajuda e no saber pedir e receber ajuda; a tolerância e respeito pela diferença; e a autonomia, que se reflete na aprendizagem da gestão de tempo individual, na gestão de prioridades das tarefas e no saber quando intervir. As limitações sentidas por cada um dos interlocutores-chave são distintas, pois os professores sentem maior dificuldade na gestão de tempo e na planificação de conteúdos; os alunos consideram que o tempo despendido, por parte do professor, é menor para cada ano de escolaridade; já os Encarregados de Educação receiam que o professor não tenha tanta disponibilidade no apoio a dar aos alunos que revelam maiores dificuldades. Palavras-chave:



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