RSS ISCTE Tacteando o indizível

  • Criador do tópico Repositório do ISCTE-IUL
  • Start date
R

Repositório do ISCTE-IUL

Guest
Breve resumo:
Title: Tacteando o indizível
Authors: Noronha, Isabel Helena Vieira Cordato de
Abstract: Como te construíste a ti mesmo, à medida que construías o teu país? foi a grande questão que serviu como ponto de partida para este trabalho sobre a trajectória de Camilo de Sousa, intelectual, combatente pela Independência de Moçambique e cineasta moçambicano. Uma trajectória que, apesar de condensar experiências colectivas moçambicanas e revelar processos históricos e sociais mais amplos, é aqui tomada numa perspectiva singular, através do uso de uma metodologia experimental que procura trazer o testemunho oral, evitando ao máximo subsumir o ponto de vista do sujeito à perspectiva da pesquisadora. Tal metodologia dialógica, que usa as ferramentas da Antropologia, da psicanálisee da construção fílmica, para abrir algum caminho que permita trazer essa narrativa da esfera privada para a pública, busca penetrar por camadas, num movimento de constante aprofundamento, escrita, edição, reescrita, reedição, a complexa teia de preocupações sociais, culturais, ideológicas, éticas e emocionais, de que é feito o percurso de vida deste personagem, desde os últimos anos do colonialismo até ao final da Luta Armada de Libertação, que culminaria com a Independência de Moçambique. O resultado final é uma auto-etnografia que, Tacteando a quatro mãos o Indizível, revela uma história de vida singular, bem como uma experiência sui-generis produzida na interacção e na relação intersubjectiva de dois cineasta que, para reconstruir discursiva e imagéticamente a história de vida de um deles, precisam de desconstruir subjectivamente os mecanismos do silenciamento político, da marginalização social e do apagamento cultural a que foram sujeitos.
Description: Tese com Reconhecimento de Grau e Diploma. Link para acesso ao texto integral no Repositório de origem não encontrado.​



Info Adicional:
Title: Tacteando o indizível Authors: Noronha, Isabel Helena Vieira Cordato de Abstract: Como te construíste a ti mesmo, à medida que construías o teu país? foi a grande questão que serviu como ponto de partida para este trabalho sobre a trajectória de Camilo de Sousa, intelectual, combatente pela Independência de Moçambique e cineasta moçambicano. Uma trajectória que, apesar de condensar experiências colectivas moçambicanas e revelar processos históricos e sociais mais amplos, é aqui tomada numa perspectiva singular, através do uso de uma metodologia experimental que procura trazer o testemunho oral, evitando ao máximo subsumir o ponto de vista do sujeito à perspectiva da pesquisadora. Tal metodologia dialógica, que usa as ferramentas da Antropologia, da psicanálisee da construção fílmica, para abrir algum caminho que permita trazer essa narrativa da esfera privada para a pública, busca penetrar por camadas, num movimento de constante aprofundamento, escrita, edição, reescrita, reedição, a complexa teia de preocupações sociais, culturais, ideológicas, éticas e emocionais, de que é feito o percurso de vida deste personagem, desde os últimos anos do colonialismo até ao final da Luta Armada de Libertação, que culminaria com a Independência de Moçambique. O resultado final é uma auto-etnografia que, Tacteando a quatro mãos o Indizível, revela uma história de vida singular, bem como uma experiência sui-generis produzida na interacção e na relação intersubjectiva de dois cineasta que, para reconstruir discursiva e imagéticamente a história de vida de um deles, precisam de desconstruir subjectivamente os mecanismos do silenciamento político, da marginalização social e do apagamento cultural a que foram sujeitos. Description: Tese com Reconhecimento de Grau e Diploma. Link para acesso ao texto integral no Repositório de origem não encontrado.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo