RSS Cientifico geral Systems and strategies for a low cost sense and avoid implementation in small unmanned aircraft

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
Avanços na tecnologia introduziram novas aeronaves não-tripuladas no mercado, que são capazes de operar numa vasta variedade de cenários e que oferecem excelentes capacidades, como por exemplo, o aumento da carga útil e do tempo de operação. Além disto, a crescente disponibilização de small Unmanned Aircraft (sUA) financeiramente acessíveis mas que conseguem oferecer capacidades semelhantes às de aeronaves topo de gama com acrescida simplicidade de operação, promoveram um aumento do interesse do público em geral para a aviação. Esta simplicidade significa que qualquer pessoa consegue operar um sUA mesmo sem qualquer conhecimento das regras do ar, apesar deste conhecimento ser fundamental. A introdução deste tipo de utilizador num mundo tão regulado como a aviação aumenta significativamente o risco de colisõoes aéreas. Assim, o objectivo desta dissertação é estudar e desenvolver estratégias e sistemas que permitam a incorporação low cost da capacidade Sense and Avoid em sUA. Com isto em mente, duas soluções foram exploradas: adaptação de um sistema de luzes de posição e anti colisão num sUA, e o desenvolvimento de um protótipo Infrared Sense and Avoid, que permite a detecçãoo de intrusos, fornecendo a sua posição relativa e o tipo de aeronave, para que possam ser planeadas manobras de forma a evitar a colisão. Além disto, foi desenvolvido um método para identificação do tipo de aeronave utilizando código Morse. O primeiro protótipo desenvolvido aumenta a probabilidade de uma aeronave ser detectada, enquanto o segundo possibilita a detecção de aeronaves que utilizem o mesmo equipamento.​



Info Adicional:
Avanços na tecnologia introduziram novas aeronaves não-tripuladas no mercado, que são capazes de operar numa vasta variedade de cenários e que oferecem excelentes capacidades, como por exemplo, o aumento da carga útil e do tempo de operação. Além disto, a crescente disponibilização de small Unmanned Aircraft (sUA) financeiramente acessíveis mas que conseguem oferecer capacidades semelhantes às de aeronaves topo de gama com acrescida simplicidade de operação, promoveram um aumento do interesse do público em geral para a aviação. Esta simplicidade significa que qualquer pessoa consegue operar um sUA mesmo sem qualquer conhecimento das regras do ar, apesar deste conhecimento ser fundamental. A introdução deste tipo de utilizador num mundo tão regulado como a aviação aumenta significativamente o risco de colisõoes aéreas. Assim, o objectivo desta dissertação é estudar e desenvolver estratégias e sistemas que permitam a incorporação low cost da capacidade Sense and Avoid em sUA. Com isto em mente, duas soluções foram exploradas: adaptação de um sistema de luzes de posição e anti colisão num sUA, e o desenvolvimento de um protótipo Infrared Sense and Avoid, que permite a detecçãoo de intrusos, fornecendo a sua posição relativa e o tipo de aeronave, para que possam ser planeadas manobras de forma a evitar a colisão. Além disto, foi desenvolvido um método para identificação do tipo de aeronave utilizando código Morse. O primeiro protótipo desenvolvido aumenta a probabilidade de uma aeronave ser detectada, enquanto o segundo possibilita a detecção de aeronaves que utilizem o mesmo equipamento.



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