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Breve resumo:
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O estudo agora apresentado procurou aferir acerca de eventuais contributos da supervisão pedagógica, realizada de forma organizada através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação (DRE), nas práticas pedagógicas da atividade de Expressão Plástica, no enriquecimento curricular, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Procurámos evidências de possíveis influências desse acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, na transformação do professor reflexivo e nas opções metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem da atividade. Esta correspondência foi analisada com estratégias e metodologias próprias da investigação qualitativa, através de um estudo de caso. Para levar o estudo a cabo, considerámos os documentos curriculares de referência, a análise das entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes de apoio à Coordenação Regional de Expressão Plástica, da DRE/DSEA e a docentes do grupo de recrutamento 140, a lecionar, exclusivamente a área, em escolas da Região. Estabelecemos relações entre as planificações dos docentes entrevistados, com os resultados visíveis apresentados na Semana das Artes, outrossim com o que refere a literatura, em contraponto ao que está em vigor relativamente a legislação específica. Tudo isto sem descurar aquelas que são as considerações expressas bilateralmente, relativamente à atividade de acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, nas práticas letivas da Expressão Plástica. O reconhecimento da importância desse acompanhamento na formação inicial de professores, a inclusão dos projetos da Semana das Artes e dos concursos de Expressão Plásticas, nas planificações docentes, bem como o conhecimento das atribuições da Coordenação da DRE, são alguns dos aspetos dessa influência, que esta investigação conseguiu evidenciar.
Info Adicional:
O estudo agora apresentado procurou aferir acerca de eventuais contributos da supervisão pedagógica, realizada de forma organizada através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação (DRE), nas práticas pedagógicas da atividade de Expressão Plástica, no enriquecimento curricular, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Procurámos evidências de possíveis influências desse acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, na transformação do professor reflexivo e nas opções metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem da atividade. Esta correspondência foi analisada com estratégias e metodologias próprias da investigação qualitativa, através de um estudo de caso. Para levar o estudo a cabo, considerámos os documentos curriculares de referência, a análise das entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes de apoio à Coordenação Regional de Expressão Plástica, da DRE/DSEA e a docentes do grupo de recrutamento 140, a lecionar, exclusivamente a área, em escolas da Região. Estabelecemos relações entre as planificações dos docentes entrevistados, com os resultados visíveis apresentados na Semana das Artes, outrossim com o que refere a literatura, em contraponto ao que está em vigor relativamente a legislação específica. Tudo isto sem descurar aquelas que são as considerações expressas bilateralmente, relativamente à atividade de acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, nas práticas letivas da Expressão Plástica. O reconhecimento da importância desse acompanhamento na formação inicial de professores, a inclusão dos projetos da Semana das Artes e dos concursos de Expressão Plásticas, nas planificações docentes, bem como o conhecimento das atribuições da Coordenação da DRE, são alguns dos aspetos dessa influência, que esta investigação conseguiu evidenciar.
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