RSS Uni. Aberta Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de

  • Criador do tópico Oliveira, Susana Clara Monteiro
  • Start date
O

Oliveira, Susana Clara Monteiro

Guest
Breve resumo:
Título: Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
Autor: Oliveira, Susana Clara Monteiro
Resumo: Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como
objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os
docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios
colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver
uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo,
promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol
do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo,
conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à
aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os
mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De
tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de
competências essenciais e multidimensionais do século XXI.
No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo,
tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre
pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise
documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o
trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação
Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma
Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade
educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente,
evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular
turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos
curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva
supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no
desenvolvimento das aprendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução
do sucesso educativo.; This research work within the scope of the master’s degree in Pedagogical Supervision
aimed to study the collaboration between class/subject teachers and Special Education
teachers. In this context, accepting the progress and the new challenges posed to the
educational system within the scope of Inclusive Education, it was intended to develop an
investigation based on collaborative work between the teachers. The same, promoted by a
process of horizontal and multidisciplinary pedagogical supervision in favours of the integral
development of students with educational needs. In this way, giving students who benefit
from selective and additional measures to support learning and inclusion, access to the
curriculum in a multilevel approach, which the teachers manage and adjust in their daily
lives in partnership and close interaction. In this way, multiliteracies based on the premise
of the development of essential and multidimensional competences of the 21st century is
promoted.
In the development of this research, a qualitative study was chosen, adopting the I-A
methodology. Indeed, observation of classes between peers was resorted to, gathering
information using various instruments, such as document analysis and direct observation.
Ultimately, with the objective of ascertaining whether the collaborative work between
teaching peers responsible for the class/subject and Special Education contributed to the
educational success of said students, in promoting an Inclusive Education based on
principles of equal opportunities and educational equity.
The results obtained at the heart of the investigation allowed us, essentially, to highlight the
relevance of the fundamental collaborative work between the class/subject and Special
Education teacher in the construction and delineation of differentiated curricular paths, in a
multilevel approach. We also noticed an effective collaborative pedagogical supervision
between the referred teachers, with repercussions on the development of essential or
substitute learning, aiming at achieving educational success.​



Info Adicional:
Título: Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão Autor: Oliveira, Susana Clara Monteiro Resumo: Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das aprendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo.; This research work within the scope of the master’s degree in Pedagogical Supervision aimed to study the collaboration between class/subject teachers and Special Education teachers. In this context, accepting the progress and the new challenges posed to the educational system within the scope of Inclusive Education, it was intended to develop an investigation based on collaborative work between the teachers. The same, promoted by a process of horizontal and multidisciplinary pedagogical supervision in favours of the integral development of students with educational needs. In this way, giving students who benefit from selective and additional measures to support learning and inclusion, access to the curriculum in a multilevel approach, which the teachers manage and adjust in their daily lives in partnership and close interaction. In this way, multiliteracies based on the premise of the development of essential and multidimensional competences of the 21st century is promoted. In the development of this research, a qualitative study was chosen, adopting the I-A methodology. Indeed, observation of classes between peers was resorted to, gathering information using various instruments, such as document analysis and direct observation. Ultimately, with the objective of ascertaining whether the collaborative work between teaching peers responsible for the class/subject and Special Education contributed to the educational success of said students, in promoting an Inclusive Education based on principles of equal opportunities and educational equity. The results obtained at the heart of the investigation allowed us, essentially, to highlight the relevance of the fundamental collaborative work between the class/subject and Special Education teacher in the construction and delineation of differentiated curricular paths, in a multilevel approach. We also noticed an effective collaborative pedagogical supervision between the referred teachers, with repercussions on the development of essential or substitute learning, aiming at achieving educational success.



Autor:
Oliveira, Susana Clara Monteiro



Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo