Sobrecarga dos cuidadores informais e o bem-estar Psicosocial

  • Criador do tópico Repositório Científico do Instituto Politécnico
  • Start date
R

Repositório Científico do Instituto Politécnico

Guest
Breve resumo:
Título: Sobrecarga dos cuidadores informais e o bem-estar Psicosocial
Autor: Frias Lopes, Carlos Alberto
Resumo: A investigação que dá origem a esta dissertação pretende ser um contributo para a discussão sobre o ato de cuidar em Portugal, mais especificamente as implicações do mesmo nos cuidadores informais.
Como resultado de uma população cada vez mais envelhecida, o cuidador informal assume um lugar de relevância no contexto de cuidar em Portugal, ao procurar assegurar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa cuidada. Esta investigação teve como público alvo os cuidadores informais do concelho de Tarouca e procurou responder à seguinte questão de partida: em que medida o ato de cuidar tem repercussões no bem-estar psicossocial do cuidador informal?
Apresentamos como objetivo geral, compreender e descrever as repercussões que o ato de cuidar tem no bem-estar psicossocial do cuidador informal e como objetivos específicos, traçar o perfil sociodemográfico dos cuidadores informais da pessoa cuidada; identificar as necessidades e os constrangimentos associados ao ato de cuidar; identificar as satisfações, que na opinião dos cuidadores informais, afetem a sua qualidade de vida e identificar os fatores que devolvam ou mantenham o bem-estar psicossocial ao cuidador informal.
Optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo para isso sido utilizado o inquérito com a aplicação de um questionário que serviu como base para os resultados desta investigação, e a amostra é composta por vinte e quatro cuidadores informais. Tivemos como entrave na realização desta investigação, a dificuldade em recolher informação durante a pandemia de COVID-19, assim este questionário foi disponibilizado aos destinatários desta investigação através das redes sociais, tendo conseguido obter os resultados que aqui se apresentam.​



Info Adicional:
Título: Sobrecarga dos cuidadores informais e o bem-estar Psicosocial Autor: Frias Lopes, Carlos Alberto Resumo: A investigação que dá origem a esta dissertação pretende ser um contributo para a discussão sobre o ato de cuidar em Portugal, mais especificamente as implicações do mesmo nos cuidadores informais. Como resultado de uma população cada vez mais envelhecida, o cuidador informal assume um lugar de relevância no contexto de cuidar em Portugal, ao procurar assegurar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa cuidada. Esta investigação teve como público alvo os cuidadores informais do concelho de Tarouca e procurou responder à seguinte questão de partida: em que medida o ato de cuidar tem repercussões no bem-estar psicossocial do cuidador informal? Apresentamos como objetivo geral, compreender e descrever as repercussões que o ato de cuidar tem no bem-estar psicossocial do cuidador informal e como objetivos específicos, traçar o perfil sociodemográfico dos cuidadores informais da pessoa cuidada; identificar as necessidades e os constrangimentos associados ao ato de cuidar; identificar as satisfações, que na opinião dos cuidadores informais, afetem a sua qualidade de vida e identificar os fatores que devolvam ou mantenham o bem-estar psicossocial ao cuidador informal. Optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo para isso sido utilizado o inquérito com a aplicação de um questionário que serviu como base para os resultados desta investigação, e a amostra é composta por vinte e quatro cuidadores informais. Tivemos como entrave na realização desta investigação, a dificuldade em recolher informação durante a pandemia de COVID-19, assim este questionário foi disponibilizado aos destinatários desta investigação através das redes sociais, tendo conseguido obter os resultados que aqui se apresentam.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo