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Esta investigação de pós-doutoramento tem como inquietação principal o modo como se concretiza a reconfiguração da linguagem da teleficção. O aporte teórico basilar é a Semiótica da Cultura, com as argumentações centradas nos processos de tradução e criação/reconfiguração dos textos culturais de Lotman (1978; 1999; 2013). Também contribuem para a pesquisa outros autores: Campos (2013); Coca (2015; 2018; 2019); Machado A. (2011); Machado I. (2016), entre outros. O objetivo principal do estudo foi averiguar os processos de reconfigurações de sentidos que se constituem em relação à linguagem da teledramaturgia e aos formatos seriados e para alcançá-lo foram problematizadas as rupturas de sentidos e as semioses desses textos da cultura. A metodologia privilegiou o método teórico-metodológico com base nos pressupostos da Semiótica da Cultura e transita por obras que nos afetaram por apresentarem rupturas de sentidos no que tange às narrativas seriadas convencionais exibidas nas TVs generalistas no Brasil e em Portugal. Fazem parte do objeto empírico as webséries disponibilizadas pela RTP (Rádio e Televisão de Portugal), um serviço público de mídia, realizadas a partir do projeto institucional RTPLab e a produção luso-brasileira Os Maias (TV Globo/SIC, 2001). Conclui-se que essas experiências reforçam um modelo de negócios que sinaliza transmutações que expõem outras possibilidades de produção e distribuição de narrativas ficcionais seriadas e, também, apontam reconfigurações para a ficção audiovisual, por meio da interatividade propiciada pelo ambiente digital, revelando mudanças nos percursos narrativos e no formato.
Info Adicional:
Esta investigação de pós-doutoramento tem como inquietação principal o modo como se concretiza a reconfiguração da linguagem da teleficção. O aporte teórico basilar é a Semiótica da Cultura, com as argumentações centradas nos processos de tradução e criação/reconfiguração dos textos culturais de Lotman (1978; 1999; 2013). Também contribuem para a pesquisa outros autores: Campos (2013); Coca (2015; 2018; 2019); Machado A. (2011); Machado I. (2016), entre outros. O objetivo principal do estudo foi averiguar os processos de reconfigurações de sentidos que se constituem em relação à linguagem da teledramaturgia e aos formatos seriados e para alcançá-lo foram problematizadas as rupturas de sentidos e as semioses desses textos da cultura. A metodologia privilegiou o método teórico-metodológico com base nos pressupostos da Semiótica da Cultura e transita por obras que nos afetaram por apresentarem rupturas de sentidos no que tange às narrativas seriadas convencionais exibidas nas TVs generalistas no Brasil e em Portugal. Fazem parte do objeto empírico as webséries disponibilizadas pela RTP (Rádio e Televisão de Portugal), um serviço público de mídia, realizadas a partir do projeto institucional RTPLab e a produção luso-brasileira Os Maias (TV Globo/SIC, 2001). Conclui-se que essas experiências reforçam um modelo de negócios que sinaliza transmutações que expõem outras possibilidades de produção e distribuição de narrativas ficcionais seriadas e, também, apontam reconfigurações para a ficção audiovisual, por meio da interatividade propiciada pelo ambiente digital, revelando mudanças nos percursos narrativos e no formato.
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