RSS Uni. Aberta Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior

  • Criador do tópico Nicola, Rosane, Amante, Lúcia
  • Start date
N

Nicola, Rosane, Amante, Lúcia

Guest
Breve resumo:
Título: Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
Autor: Nicola, Rosane; Amante, Lúcia
Resumo: O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e
procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na
abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências,
por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem
como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio
de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor
de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base
na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto
digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de
rubricas no modelo proposto.; The present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation
of student performance, production and procedures related to a given competency.
It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of
competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are
revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using
rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education,
and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is
based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital
context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct
rubrics under the proposed model.​



Info Adicional:
Título: Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior Autor: Nicola, Rosane; Amante, Lúcia Resumo: O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.; The present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation of student performance, production and procedures related to a given competency. It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education, and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct rubrics under the proposed model.



Autor:
Nicola, Rosane, Amante, Lúcia



Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo