Requisitos Fundamentais para a Criatividade em Contexto Organizacional Estudo Quantitativo Exploratório

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Breve resumo:
A Criatividade assume um papel preponderante no seio das organizações. É vista como uma ferramenta que fomenta o espírito de inovação, permitindo a uma organização manter-se competitiva e diferenciadora no mercado e setor onde se insere. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores estão inseridos tem um papel fundamental na criação de condições que sejam apelativas ao pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. No presente trabalho revê-se a literatura sobre o conceito de criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento de uma organização. O objetivo geral é identificar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido a um inquérito por questionário efetuado online e registado 104 quadros empresariais respondentes. O tratamento de dados foi realizado através da análise estatística. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a criatividade permite manter viva a estrutura organizacional num mercado cada vez mais competitivo, a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.​



Info Adicional:
A Criatividade assume um papel preponderante no seio das organizações. É vista como uma ferramenta que fomenta o espírito de inovação, permitindo a uma organização manter-se competitiva e diferenciadora no mercado e setor onde se insere. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores estão inseridos tem um papel fundamental na criação de condições que sejam apelativas ao pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. No presente trabalho revê-se a literatura sobre o conceito de criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento de uma organização. O objetivo geral é identificar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido a um inquérito por questionário efetuado online e registado 104 quadros empresariais respondentes. O tratamento de dados foi realizado através da análise estatística. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a criatividade permite manter viva a estrutura organizacional num mercado cada vez mais competitivo, a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.



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