RSS Uni. Aberta Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português

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Costa, Sónia Teresa Simões da

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Breve resumo:
Título: Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português
Autor: Costa, Sónia Teresa Simões da
Resumo: As operacionalização das estratégias de desenvolvimento curricular têm um impacto direto no sucesso/insucesso dos alunos.
Foi analisada a forma como os alunos do sétimo ano de escolaridade, por se tratar do início de um ciclo, de uma escola da periferia da cidade de Coimbra acedem ao currículo no âmbito da disciplina de Português. Posteriormente, procedeu-se à definição de estratégias de desenvolvimento curricular com enfoque no papel dos diferentes atores educativos, sobretudo o professor, que é o mobilizador das diferentes estratégias, no desenvolvimento e avaliação do currículo. Visa aferir-se as estratégias de desenvolvimento curricular que estão a ser implementadas no âmbito da disciplina de Português pelos professores do sétimo ano de escolaridade. Dar-se-á uma atenção especial às estratégias de gestão e desenvolvimento curricular que encontram enquadramento no Decreto-Lei n.º 54/2018 aliado ao Decreto-Lei n.º 55/2028, por serem estas as aplicadas no estudo empírico.
Face às estratégias identificadas, serão auscultados os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do sétimo ano de escolaridade na disciplina de Português, incluindo os próprios alunos (assumidos como protagonistas da globalidade deste processo). Assim, proceder-se-á ao levantamento das perceções dos alunos, dos professores e das lideranças intermédias (coordenadores de departamento e coordenadora da EMAEI). Após a análise dos dados recolhidos e das perceções apuradas, serão apontadas sugestões, com base nas teorias curriculares, para a operacionalização da gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade.
Portanto, após a definição e análise de um status quo, serão empreendidos esforços no sentido de o melhorar e corrigir, de modo a que as estratégias de gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade não sejam a fonte do insucesso escolar no âmbito desta disciplina. Reitera-se o facto de as estratégias referidas incidirem sobretudo nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018.
Existe uma relação estreita entre o sucesso escolar e as estratégias de desenvolvimento curricular operacionalizadas na aula de Português, uma vez que as barreiras que se colocam à aprendizagem de determinados alunos são ultrapassadas, ou seja, o currículo torna-se acessível a todos, alcançando-se a verdadeira inclusão.; It was analyzed how the students of the seventh year of schooling, as it is the beginning of a cycle, of a school on the outskirts of the city of Coimbra access the curriculum within the scope of the subject of Portuguese. Subsequently, curriculum development strategies were defined focusing on the role of the different educational
actors, especially the teacher, who is the mobilizer of the different strategies, in the development and evaluation of the curriculum. It aims to assess the curriculum development strategies that are being implemented within the scope of the Portuguese subject by seventh-grade teachers. Special attention will be given to the management and curriculum development strategies that are framed in Decree-Law No. 54/2018 combined with Decree-Law No. 55/2028, as these are the ones applied in the empirical study. In view of the identified strategies, the main actors in the teaching and learning process of students in the seventh year of schooling in the subject of Portuguese will be heard, including the students themselves (assumed as protagonists of the whole process). Thus, the perceptions of students, teachers and middle leaders (department coordinators and EMAEI coordinator) will be surveyed. After the analysis of the data collected and the perceptions ascertained,
suggestions will be made, based on the curricular theories, for the operationalization of the management and curriculum development in the subject of Portuguese of the seventh year of schooling.
Therefore, after the definition and analysis of a status quo, efforts will be made to improve and correct it, so that the strategies of management and curriculum development in the subject of Portuguese of the seventh year of schooling are not the source of school failure within the scope of this subject. It is reiterated that the strategies referred to focus mainly on the measures to support learning and inclusion provided for in Decree-Law No. 54/2018.
There is a close relationship between school success and the curriculum development strategies operationalized in the Portuguese classroom, since the barriers to learning for certain students are overcome, that is, the curriculum becomes accessible to all, achieving true inclusion.​



Info Adicional:
Título: Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português Autor: Costa, Sónia Teresa Simões da Resumo: As operacionalização das estratégias de desenvolvimento curricular têm um impacto direto no sucesso/insucesso dos alunos. Foi analisada a forma como os alunos do sétimo ano de escolaridade, por se tratar do início de um ciclo, de uma escola da periferia da cidade de Coimbra acedem ao currículo no âmbito da disciplina de Português. Posteriormente, procedeu-se à definição de estratégias de desenvolvimento curricular com enfoque no papel dos diferentes atores educativos, sobretudo o professor, que é o mobilizador das diferentes estratégias, no desenvolvimento e avaliação do currículo. Visa aferir-se as estratégias de desenvolvimento curricular que estão a ser implementadas no âmbito da disciplina de Português pelos professores do sétimo ano de escolaridade. Dar-se-á uma atenção especial às estratégias de gestão e desenvolvimento curricular que encontram enquadramento no Decreto-Lei n.º 54/2018 aliado ao Decreto-Lei n.º 55/2028, por serem estas as aplicadas no estudo empírico. Face às estratégias identificadas, serão auscultados os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do sétimo ano de escolaridade na disciplina de Português, incluindo os próprios alunos (assumidos como protagonistas da globalidade deste processo). Assim, proceder-se-á ao levantamento das perceções dos alunos, dos professores e das lideranças intermédias (coordenadores de departamento e coordenadora da EMAEI). Após a análise dos dados recolhidos e das perceções apuradas, serão apontadas sugestões, com base nas teorias curriculares, para a operacionalização da gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade. Portanto, após a definição e análise de um status quo, serão empreendidos esforços no sentido de o melhorar e corrigir, de modo a que as estratégias de gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade não sejam a fonte do insucesso escolar no âmbito desta disciplina. Reitera-se o facto de as estratégias referidas incidirem sobretudo nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Existe uma relação estreita entre o sucesso escolar e as estratégias de desenvolvimento curricular operacionalizadas na aula de Português, uma vez que as barreiras que se colocam à aprendizagem de determinados alunos são ultrapassadas, ou seja, o currículo torna-se acessível a todos, alcançando-se a verdadeira inclusão.; It was analyzed how the students of the seventh year of schooling, as it is the beginning of a cycle, of a school on the outskirts of the city of Coimbra access the curriculum within the scope of the subject of Portuguese. Subsequently, curriculum development strategies were defined focusing on the role of the different educational actors, especially the teacher, who is the mobilizer of the different strategies, in the development and evaluation of the curriculum. It aims to assess the curriculum development strategies that are being implemented within the scope of the Portuguese subject by seventh-grade teachers. Special attention will be given to the management and curriculum development strategies that are framed in Decree-Law No. 54/2018 combined with Decree-Law No. 55/2028, as these are the ones applied in the empirical study. In view of the identified strategies, the main actors in the teaching and learning process of students in the seventh year of schooling in the subject of Portuguese will be heard, including the students themselves (assumed as protagonists of the whole process). Thus, the perceptions of students, teachers and middle leaders (department coordinators and EMAEI coordinator) will be surveyed. After the analysis of the data collected and the perceptions ascertained, suggestions will be made, based on the curricular theories, for the operationalization of the management and curriculum development in the subject of Portuguese of the seventh year of schooling. Therefore, after the definition and analysis of a status quo, efforts will be made to improve and correct it, so that the strategies of management and curriculum development in the subject of Portuguese of the seventh year of schooling are not the source of school failure within the scope of this subject. It is reiterated that the strategies referred to focus mainly on the measures to support learning and inclusion provided for in Decree-Law No. 54/2018. There is a close relationship between school success and the curriculum development strategies operationalized in the Portuguese classroom, since the barriers to learning for certain students are overcome, that is, the curriculum becomes accessible to all, achieving true inclusion.



Autor:
Costa, Sónia Teresa Simões da



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