R
RCAAP Rss Feeder
Guest
Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Clica para continuares a ler...
A investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
Info Adicional:
A investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
Autor:
Clica para continuares a ler...