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A conjuntura económica atual é marcada por uma crise mundial que reflete ambientes económicos cada vez mais concorrenciais, com riscos, ameaças e oportunidades constantes. No ambiente competitivo que a sociedade atual se insere, no qual as empresas têm de se adaptar constantemente e rapidamente às mudanças do mercado, é imprescindível que as empresas disponham de meios de controlo e avaliação de desempenho eficazes, considerando a melhoria contínua. A estratégia das empresas tem de ser definida, alinhada, implementada, atualizada, controlada e avaliada por forma a acompanhar as tendências do mercado. Assim, o Balanced Scorecard (BSC) torna-se numa ferramenta de gestão estratégica capaz de fazer esse seguimento, tanto a nível organizacional como operacional. Deste modo, este projeto debruça-se sobre uma proposta de implementação de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa Business to Business, que tem como atividade principal a injeção de peças técnicas em plástico para a indústria automóvel, a Vianaplásticos, S.A.. Por forma a concretizar o objetivo proposto, este estudo segue uma metodologia qualitativa, sendo o método de investigação escolhido o estudo de caso. No que se refere a resultados obtidos, os objetivos e indicadores estratégicos definidos para cada uma das perspetivas do BSC permitiram a apresentação de um mapa estratégico e definição de planos de ação que proporcionaram as ferramentas necessárias para assegurar que a estratégia se traduz em resultados apelativos. Assim, no seguimento do trabalho desenvolvido foi então apresentada à Vianaplásticos, S.A. uma proposta de implementação de um BSC. A implementação de um BSC é essencial para a gestão da empresa na medida em que permite assegurar a sua competitividade ao longo dos anos, decorrente do alinhamento de estratégias e da melhoria da tomada de decisão.
Info Adicional:
A conjuntura económica atual é marcada por uma crise mundial que reflete ambientes económicos cada vez mais concorrenciais, com riscos, ameaças e oportunidades constantes. No ambiente competitivo que a sociedade atual se insere, no qual as empresas têm de se adaptar constantemente e rapidamente às mudanças do mercado, é imprescindível que as empresas disponham de meios de controlo e avaliação de desempenho eficazes, considerando a melhoria contínua. A estratégia das empresas tem de ser definida, alinhada, implementada, atualizada, controlada e avaliada por forma a acompanhar as tendências do mercado. Assim, o Balanced Scorecard (BSC) torna-se numa ferramenta de gestão estratégica capaz de fazer esse seguimento, tanto a nível organizacional como operacional. Deste modo, este projeto debruça-se sobre uma proposta de implementação de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa Business to Business, que tem como atividade principal a injeção de peças técnicas em plástico para a indústria automóvel, a Vianaplásticos, S.A.. Por forma a concretizar o objetivo proposto, este estudo segue uma metodologia qualitativa, sendo o método de investigação escolhido o estudo de caso. No que se refere a resultados obtidos, os objetivos e indicadores estratégicos definidos para cada uma das perspetivas do BSC permitiram a apresentação de um mapa estratégico e definição de planos de ação que proporcionaram as ferramentas necessárias para assegurar que a estratégia se traduz em resultados apelativos. Assim, no seguimento do trabalho desenvolvido foi então apresentada à Vianaplásticos, S.A. uma proposta de implementação de um BSC. A implementação de um BSC é essencial para a gestão da empresa na medida em que permite assegurar a sua competitividade ao longo dos anos, decorrente do alinhamento de estratégias e da melhoria da tomada de decisão.
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