R
RCAAP Rss Feeder
Guest
Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Clica para continuares a ler...
Numa época em que as tecnologias assumem um papel tão predominante, promovendo o isolamento e o individualismo das crianças, é importante criar brinquedos que desenvolvam as capacidades de empatia, de partilha, de interação e altruísmo. Devemos educar as crianças, para a consciência, de que as suas escolhas terão sempre consequências. Ao incentivarmos, a que questionem as suas próprias decisões e escolhas, estimulamos o seu envolvimento, e consciência da responsabilidade do seu papel no mundo. Esse é o objetivo do projeto Replay, envolver as crianças na criação de um brinquedo. As crianças são incluídas no processo, desde o objeto que descartam, à desmontagem do brinquedo, ao entendimento dos diversos elementos que os constituem. São claramente comprometidas na escolha do brinquedo a ser criado, desde a seleção do plástico, ao processo de fabrico, e por fim, à manipulação e intertação com com colegas e adultos. O objeto brinquedo é um modelo que constitui parte de uma memória (Paiva & Santos, 2017) com este projeto pretende-se que esta memória seja perpetuada, através de escolhas conscientes, tendo como foco, um futuro mais sustentável. O presente documento é o relatório do estágio realizado no Opo’Lab, e descreve a minha participação em várias etapas e atividades, e o acompanhamento do projeto Replay. A experiência, foi o ponto de partida para um projeto interventivo, de carácter social, dentro das comunidades de São Tomé e Príncipe, que, com o apoio da Missão Dimix, resultou na criação de um brinquedo, com função educativa, que alerta para a acumulação de desperdício,uma das enormes problemáticas destas ilhas, e a urgência da reutilização de plástico descartado, através das máquinas da Precious Plastic, atribuindo-lhe novas utilidades, e um maior ciclo de vida.
Info Adicional:
Numa época em que as tecnologias assumem um papel tão predominante, promovendo o isolamento e o individualismo das crianças, é importante criar brinquedos que desenvolvam as capacidades de empatia, de partilha, de interação e altruísmo. Devemos educar as crianças, para a consciência, de que as suas escolhas terão sempre consequências. Ao incentivarmos, a que questionem as suas próprias decisões e escolhas, estimulamos o seu envolvimento, e consciência da responsabilidade do seu papel no mundo. Esse é o objetivo do projeto Replay, envolver as crianças na criação de um brinquedo. As crianças são incluídas no processo, desde o objeto que descartam, à desmontagem do brinquedo, ao entendimento dos diversos elementos que os constituem. São claramente comprometidas na escolha do brinquedo a ser criado, desde a seleção do plástico, ao processo de fabrico, e por fim, à manipulação e intertação com com colegas e adultos. O objeto brinquedo é um modelo que constitui parte de uma memória (Paiva & Santos, 2017) com este projeto pretende-se que esta memória seja perpetuada, através de escolhas conscientes, tendo como foco, um futuro mais sustentável. O presente documento é o relatório do estágio realizado no Opo’Lab, e descreve a minha participação em várias etapas e atividades, e o acompanhamento do projeto Replay. A experiência, foi o ponto de partida para um projeto interventivo, de carácter social, dentro das comunidades de São Tomé e Príncipe, que, com o apoio da Missão Dimix, resultou na criação de um brinquedo, com função educativa, que alerta para a acumulação de desperdício,uma das enormes problemáticas destas ilhas, e a urgência da reutilização de plástico descartado, através das máquinas da Precious Plastic, atribuindo-lhe novas utilidades, e um maior ciclo de vida.
Autor:
Clica para continuares a ler...