RSS Uni. Aberta Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?

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Seabra, Filipa, Abelha, Marta, Henriques, Susana

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Breve resumo:
Título: Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?
Autor: Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Henriques, Susana; Mouraz, Ana
Resumo: A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.; Teaching has traditionally been a solitary profession. However, both because of the growing awareness of the complexity of teaching and the emergence of a notion of curriculum based on transversal competences, teachers’ collaborative work is currently the focus of increased attention and research. Teacher collaboration has a paradoxical status in schools, as desired by educational policies and by teachers’ and schools’ discourses, but there is little evidence of authentic teacher collaboration practices. The present article intends to identify how teacher collaboration is at stake in schools. The perspective considered here is that of the frame of reference and reports of the third cycle of External Evaluation of Schools, conducted by the General Inspectorate of Education and Science in Portugal. The study uses document analysis as a data-gathering technique and content analysis for data analysis. The results point to the transversal valuing of teacher collaborative work in order to promote the improvement of teachers’ practices related to supervision.; La enseñanza ha sido tradicionalmente una profesión solitaria. Sin embargo, tanto por la conciencia creciente de la complejidad de la enseñanza y el surgimiento de una noción de currículo basado en competencias transversales, el trabajo colaborativo de los maestros es actualmente el foco de mayor atención e investigación. La colaboración de maestros tiene un estatus paradójico en las escuelas, como lo desean las políticas educativas y los discursos de los maestros y las escuelas, pero hay poca evidencia de prácticas auténticas de colaboración de maestros. El presente artículo tiene la intención de identificar cómo la colaboración del maestro está en juego en las escuelas. La perspectiva aquí considerada es la del marco de referencia e informes del tercer ciclo de evaluación externa de las escuelas, realizada por la Inspección General de Educación y Ciencias en Portugal. El estudio utiliza el análisis documental como una técnica de recopilación de datos y un análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados apuntan a la valoración transversal del trabajo colaborativo del maestro destinado a promover la mejora de las prácticas docentes relacionadas con la supervisión.​



Info Adicional:
Título: Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration? Autor: Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Henriques, Susana; Mouraz, Ana Resumo: A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.; Teaching has traditionally been a solitary profession. However, both because of the growing awareness of the complexity of teaching and the emergence of a notion of curriculum based on transversal competences, teachers’ collaborative work is currently the focus of increased attention and research. Teacher collaboration has a paradoxical status in schools, as desired by educational policies and by teachers’ and schools’ discourses, but there is little evidence of authentic teacher collaboration practices. The present article intends to identify how teacher collaboration is at stake in schools. The perspective considered here is that of the frame of reference and reports of the third cycle of External Evaluation of Schools, conducted by the General Inspectorate of Education and Science in Portugal. The study uses document analysis as a data-gathering technique and content analysis for data analysis. The results point to the transversal valuing of teacher collaborative work in order to promote the improvement of teachers’ practices related to supervision.; La enseñanza ha sido tradicionalmente una profesión solitaria. Sin embargo, tanto por la conciencia creciente de la complejidad de la enseñanza y el surgimiento de una noción de currículo basado en competencias transversales, el trabajo colaborativo de los maestros es actualmente el foco de mayor atención e investigación. La colaboración de maestros tiene un estatus paradójico en las escuelas, como lo desean las políticas educativas y los discursos de los maestros y las escuelas, pero hay poca evidencia de prácticas auténticas de colaboración de maestros. El presente artículo tiene la intención de identificar cómo la colaboración del maestro está en juego en las escuelas. La perspectiva aquí considerada es la del marco de referencia e informes del tercer ciclo de evaluación externa de las escuelas, realizada por la Inspección General de Educación y Ciencias en Portugal. El estudio utiliza el análisis documental como una técnica de recopilación de datos y un análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados apuntan a la valoración transversal del trabajo colaborativo del maestro destinado a promover la mejora de las prácticas docentes relacionadas con la supervisión.



Autor:
Seabra, Filipa, Abelha, Marta, Henriques, Susana, Mouraz, Ana



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