R
RCAAP Rss Feeder
Guest
Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Clica para continuares a ler...
A concorrência fez com que as organizações e os gestores percebessem que a diferença na qualidade do produto já não era o suficiente para assegurar sua permanência no mercado. Com isso, se torna indispensável atrelar à sua marca uma identidade que lhe confira personalidade própria, de modo a sobressair-se num mercado abarrotado. Assim como os produtos, os lugares também sentiram necessidade de serem pensados como verdadeiras marcas, adotando estratégias que permitissem diferencia-los e criar valor para os consumidores. A presente investigação propõe um estudo de caso sobre a cidade de Salvador da Bahia, capaz de promover uma reflexão sobre o tema em questão, obter insights e fornecer contributo empírico. Contextualizando, a cidade está localizada no nordeste brasileiro, possuindo incontáveis belezas naturais e um expressivo patrimônio cultural e histórico, resultado da contribuição dos diversos povos que por lá habitaram. Com esta investigação pretende-se compreender os conceitos relacionados a Marca destino e identidade de marca, suas ferramentas e implicações. Pretendeuse também compreender como é percebida a marca da cidade pelos diferentes Stakeholders. Para isso, seguiu-se a linha de um estudo exploratório e qualitativo, recorrendo a quatorze entrevistas individuais, sendo um gestor e treze residentes da cidade. Como uma das conclusões desta investigação, percebeu-se que para ambos os stakeholders, os fatores diferenciadores da marca Salvador são natureza, história, diversidade cultural, clima, culinária, festivais, religiosidade e também, a hospitalidade e a alegria das pessoais locais. Por outro lado, segundo o gestor, existem grandes lacunas que precisam ser preenchidas e enfrentadas, como por exemplo, uma infraestrutura mais adequada e a necessidade de um planeamento estratégico atualizado para o sector turístico, que seja compatível com as atuais aspirações da cidade, uma vez que, a forma como a cidade é percebida e vendida foi bastante desgastada ao longo dos anos.
Info Adicional:
A concorrência fez com que as organizações e os gestores percebessem que a diferença na qualidade do produto já não era o suficiente para assegurar sua permanência no mercado. Com isso, se torna indispensável atrelar à sua marca uma identidade que lhe confira personalidade própria, de modo a sobressair-se num mercado abarrotado. Assim como os produtos, os lugares também sentiram necessidade de serem pensados como verdadeiras marcas, adotando estratégias que permitissem diferencia-los e criar valor para os consumidores. A presente investigação propõe um estudo de caso sobre a cidade de Salvador da Bahia, capaz de promover uma reflexão sobre o tema em questão, obter insights e fornecer contributo empírico. Contextualizando, a cidade está localizada no nordeste brasileiro, possuindo incontáveis belezas naturais e um expressivo patrimônio cultural e histórico, resultado da contribuição dos diversos povos que por lá habitaram. Com esta investigação pretende-se compreender os conceitos relacionados a Marca destino e identidade de marca, suas ferramentas e implicações. Pretendeuse também compreender como é percebida a marca da cidade pelos diferentes Stakeholders. Para isso, seguiu-se a linha de um estudo exploratório e qualitativo, recorrendo a quatorze entrevistas individuais, sendo um gestor e treze residentes da cidade. Como uma das conclusões desta investigação, percebeu-se que para ambos os stakeholders, os fatores diferenciadores da marca Salvador são natureza, história, diversidade cultural, clima, culinária, festivais, religiosidade e também, a hospitalidade e a alegria das pessoais locais. Por outro lado, segundo o gestor, existem grandes lacunas que precisam ser preenchidas e enfrentadas, como por exemplo, uma infraestrutura mais adequada e a necessidade de um planeamento estratégico atualizado para o sector turístico, que seja compatível com as atuais aspirações da cidade, uma vez que, a forma como a cidade é percebida e vendida foi bastante desgastada ao longo dos anos.
Autor:
Clica para continuares a ler...