RSS Cientifico geral Pavimentos aeronáuticos em betão pré-esforçado: reforço estrutural em Stone Mastic Asphalt aplicado à pista da Base Aérea N.º 11 em Beja

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
A evolução que, nos dias de hoje, se verifica no transporte de passageiros por meio aéreo obriga ao desenvolvimento de soluções que permitam o transporte de elevada quantidade passageiros e de forma expedita. Estas soluções podem incidir sobre um incremento no número de movimentações de aeronaves ou de um aumento da capacidade de transporte de passageiros por aeronave. Esta dissertação incide no estudo de uma possibilidade de reforço do pavimento da pista da Base Aérea N.º 11, partilhada com o aeroporto de Beja, recorrendo a um material relativamente recente, o Stone Mastic Asphalt (SMA) de forma a suportar, pelo menos, as exigências estruturais da aeronave Airbus A380. Esta dissertação faz uma caracterização geral dos pavimentos com principal incidência nos pavimentos com destino a estruturas aeroportuárias, assim como das metodologias de ensaio mais correntes para avaliação estrutural e funcional. Segue-se uma caracterização do pavimento da Base Aérea N.º 11, com o fim de se compreender o estado atual em que se encontra, fundamental para a justificação de uma proposta de dimensionamento de reforço. Para o dimensionamento, foi necessário realizar um estudo do tráfego aéreo atual, civil e militar. Com este estudo elaborou-se uma previsão e proposta das alterações a que o tráfego civil poderá estar sujeito e que influenciam o dimensionamento do reforço estrutural. Recorrendo a ferramentas computacionais de dimensionamento, desenvolveu-se uma proposta para reforço estrutural levando em linha de conta o tráfego proposto e a possibilidade de operação do A380. Pode dizer-se que se chegaram a valores com significado para a espessura de SMA, o que indica a necessidade de avaliar mais especificamente as soluções e eventualmente estudar alternativas que permitam uma maior relação custo-benefício.​



Info Adicional:
A evolução que, nos dias de hoje, se verifica no transporte de passageiros por meio aéreo obriga ao desenvolvimento de soluções que permitam o transporte de elevada quantidade passageiros e de forma expedita. Estas soluções podem incidir sobre um incremento no número de movimentações de aeronaves ou de um aumento da capacidade de transporte de passageiros por aeronave. Esta dissertação incide no estudo de uma possibilidade de reforço do pavimento da pista da Base Aérea N.º 11, partilhada com o aeroporto de Beja, recorrendo a um material relativamente recente, o Stone Mastic Asphalt (SMA) de forma a suportar, pelo menos, as exigências estruturais da aeronave Airbus A380. Esta dissertação faz uma caracterização geral dos pavimentos com principal incidência nos pavimentos com destino a estruturas aeroportuárias, assim como das metodologias de ensaio mais correntes para avaliação estrutural e funcional. Segue-se uma caracterização do pavimento da Base Aérea N.º 11, com o fim de se compreender o estado atual em que se encontra, fundamental para a justificação de uma proposta de dimensionamento de reforço. Para o dimensionamento, foi necessário realizar um estudo do tráfego aéreo atual, civil e militar. Com este estudo elaborou-se uma previsão e proposta das alterações a que o tráfego civil poderá estar sujeito e que influenciam o dimensionamento do reforço estrutural. Recorrendo a ferramentas computacionais de dimensionamento, desenvolveu-se uma proposta para reforço estrutural levando em linha de conta o tráfego proposto e a possibilidade de operação do A380. Pode dizer-se que se chegaram a valores com significado para a espessura de SMA, o que indica a necessidade de avaliar mais especificamente as soluções e eventualmente estudar alternativas que permitam uma maior relação custo-benefício.



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