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Breve resumo:
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Esta dissertação procura verificar os caminhos que G. Semper abriu para a teoria contemporânea. Daí e de acordo com este desejo, esta posição estrutura-se a partir de capítulos que se afirmam como pequenos ensaios, que podem ser vistos de forma autónoma - e nos quais se exploram conceitos básicos do construir, em conjunto com descrições concretas dos processos, reflexões teóricas, orientação prática da arquitectura – mas que na dissertação se constituem como partes que se relacionam procurando a coerência do todo. Como fundamento desta visão panorâmica, a perspectiva exposta submete-se a uma articulação temática, o que permite uma rápida localização, sendo, no entanto, os elementos gráficos e fotográficos remetidos para anexo, conforme orientações regulamentares. Depois da introdução expõe-se, em cada capítulo específico, conceitos, pontos centrais de temas aos quais se volta com o objectivo de demonstrar até que ponto a expressão arquitectónica depende da sua concepção construtiva. A par dos elementos também os princípios semperianos: material, técnica e finalidade orientam esta dissertação no sentido de descortinar as formas essenciais ou iniciais, que, não obstante, perdem capacidade no processo de maturação e com isto na prática da arquitectura. Admite-se à semelhança de Semper que se pode alcançar um estilo de liberdade. Outro aspecto importante é a ideia que se deu à materialização como essência da arte, sem deixar de descortinar a arquitectura como um reflexo de uma sociedade e da sua época.
Info Adicional:
Esta dissertação procura verificar os caminhos que G. Semper abriu para a teoria contemporânea. Daí e de acordo com este desejo, esta posição estrutura-se a partir de capítulos que se afirmam como pequenos ensaios, que podem ser vistos de forma autónoma - e nos quais se exploram conceitos básicos do construir, em conjunto com descrições concretas dos processos, reflexões teóricas, orientação prática da arquitectura – mas que na dissertação se constituem como partes que se relacionam procurando a coerência do todo. Como fundamento desta visão panorâmica, a perspectiva exposta submete-se a uma articulação temática, o que permite uma rápida localização, sendo, no entanto, os elementos gráficos e fotográficos remetidos para anexo, conforme orientações regulamentares. Depois da introdução expõe-se, em cada capítulo específico, conceitos, pontos centrais de temas aos quais se volta com o objectivo de demonstrar até que ponto a expressão arquitectónica depende da sua concepção construtiva. A par dos elementos também os princípios semperianos: material, técnica e finalidade orientam esta dissertação no sentido de descortinar as formas essenciais ou iniciais, que, não obstante, perdem capacidade no processo de maturação e com isto na prática da arquitectura. Admite-se à semelhança de Semper que se pode alcançar um estilo de liberdade. Outro aspecto importante é a ideia que se deu à materialização como essência da arte, sem deixar de descortinar a arquitectura como um reflexo de uma sociedade e da sua época.
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