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A atividade física tem múltiplos benefícios a nível de saúde, sendo fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos jovens, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida no futuro. A escola, a Educação Física e mais particularmente o professor de Educação Física, podem desempenhar um papel importante na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. Esta investigação teve como objetivo estudar as crenças relativamente à promoção de estilos de vida ativos, o impacto da formação inicial e a quantidade e qualidade da atividade física proporcionada nas aulas de Educação Física. A amostra foi constituída por 95 estudantes do 1º ano do MEEFEBS, 86 estudantes do 2º ano (estagiários) e 33 professores experientes que preencheram o questionário da socialização profissional em dois momentos distintos, no início e no final do ano letivo. Selecionaram-se 4 professores experientes e 4 estudantes 2º ano que preencheram o questionário da oferta curricular e foram observadas as suas aulas através do SOFIT. Foi também avaliado o clima motivacional na aula no início e no final do ano letivo. Os dados dos questionários foram tratados com recurso à estatística descritiva e a testes de comparação paramétricos e não paramétricos através do programa estatístico SPSS 22. As aulas dos professores experientes e dos estudantes tiveram uma intensidade de mais de 50% de AFMV. O clima motivacional nas aulas de professores experientes e estudantes evoluiu de forma negativa de um clima de mestria para um clima de performance-evitamento. Apesar das experiências passadas ligadas ao desporto a socialização profissional alterou as crenças dos futuros professores. O primeiro impacto com a realidade no estágio parece ser muito importante pois os comportamentos em matéria de ensino foram semelhantes entre estudantes e professores experientes.
Info Adicional:
A atividade física tem múltiplos benefícios a nível de saúde, sendo fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos jovens, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida no futuro. A escola, a Educação Física e mais particularmente o professor de Educação Física, podem desempenhar um papel importante na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. Esta investigação teve como objetivo estudar as crenças relativamente à promoção de estilos de vida ativos, o impacto da formação inicial e a quantidade e qualidade da atividade física proporcionada nas aulas de Educação Física. A amostra foi constituída por 95 estudantes do 1º ano do MEEFEBS, 86 estudantes do 2º ano (estagiários) e 33 professores experientes que preencheram o questionário da socialização profissional em dois momentos distintos, no início e no final do ano letivo. Selecionaram-se 4 professores experientes e 4 estudantes 2º ano que preencheram o questionário da oferta curricular e foram observadas as suas aulas através do SOFIT. Foi também avaliado o clima motivacional na aula no início e no final do ano letivo. Os dados dos questionários foram tratados com recurso à estatística descritiva e a testes de comparação paramétricos e não paramétricos através do programa estatístico SPSS 22. As aulas dos professores experientes e dos estudantes tiveram uma intensidade de mais de 50% de AFMV. O clima motivacional nas aulas de professores experientes e estudantes evoluiu de forma negativa de um clima de mestria para um clima de performance-evitamento. Apesar das experiências passadas ligadas ao desporto a socialização profissional alterou as crenças dos futuros professores. O primeiro impacto com a realidade no estágio parece ser muito importante pois os comportamentos em matéria de ensino foram semelhantes entre estudantes e professores experientes.
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