Organização e gestão da manutenção naval

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
A presente dissertação foi realizada numa parceria entre a Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e a APDL S.A. – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A, empresa do setor portuário na qual o autor é colaborador de manutenção. O principal objetivo desta colaboração foi melhorar a gestão da manutenção da frota naval da empresa. O conhecimento dos tipos de manutenção, indicadores de manutenção e filosofias de manutenção, em conjunto com o conhecimento da empresa, concorreram para a constatação dos principais problemas presentes. A introdução de novos conceitos associados às principais filosofias e metodologias de gestão da manutenção conduzem a uma otimização dos recursos disponíveis. A manutenção naval tem as suas particularidades, nomeadamente a necessidade de docagem a seco para uma percentagem das manutenções e vistorias regulares obrigatórias, associadas à responsabilidade da manutenção dos navios, proteção e segurança das pessoas embarcadas e a conservação ambiental. A manutenção da frota naval da APDL apresenta oportunidades de melhoria ao nível do sistema de informação, organização e gestão de armazém, planos de manutenção limitados, desvios orçamentais nos planos de docagem e indicadores de manutenção incompletos. A implementação da metodologia 5S, de um sistema de entrada rápida em armazém, de um sistema automático de requisição de compras apoiado no sistema de informação, de manutenção autónoma, de melhorias no sistema de manutenção preventiva, de novos indicadores de manutenção permitiram preencher as lacunas identificadas. A formação e treino dos colaboradores da organização para as soluções propostas, e outras que venham a surgir por necessidade, é o passo que se segue.​



Info Adicional:
A presente dissertação foi realizada numa parceria entre a Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e a APDL S.A. – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A, empresa do setor portuário na qual o autor é colaborador de manutenção. O principal objetivo desta colaboração foi melhorar a gestão da manutenção da frota naval da empresa. O conhecimento dos tipos de manutenção, indicadores de manutenção e filosofias de manutenção, em conjunto com o conhecimento da empresa, concorreram para a constatação dos principais problemas presentes. A introdução de novos conceitos associados às principais filosofias e metodologias de gestão da manutenção conduzem a uma otimização dos recursos disponíveis. A manutenção naval tem as suas particularidades, nomeadamente a necessidade de docagem a seco para uma percentagem das manutenções e vistorias regulares obrigatórias, associadas à responsabilidade da manutenção dos navios, proteção e segurança das pessoas embarcadas e a conservação ambiental. A manutenção da frota naval da APDL apresenta oportunidades de melhoria ao nível do sistema de informação, organização e gestão de armazém, planos de manutenção limitados, desvios orçamentais nos planos de docagem e indicadores de manutenção incompletos. A implementação da metodologia 5S, de um sistema de entrada rápida em armazém, de um sistema automático de requisição de compras apoiado no sistema de informação, de manutenção autónoma, de melhorias no sistema de manutenção preventiva, de novos indicadores de manutenção permitiram preencher as lacunas identificadas. A formação e treino dos colaboradores da organização para as soluções propostas, e outras que venham a surgir por necessidade, é o passo que se segue.



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