RSS Poli. Tec. Viseu O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual

  • Criador do tópico Repositório Científico do Instituto Politécnico
  • Start date
R

Repositório Científico do Instituto Politécnico

Guest
Breve resumo:
Título: O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual
Autor: Sousa, Catarina Carneiro de
Resumo: Propõe-se um estudo de caso sobre um conjunto obras digitais interativas desenvolvidas no contexto de Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos — ambientes gerados digitalmente, normalmente tridimensionais, que suportam atividades colaborativas em rede, com possibilidade de criação e distribuição pelos utilizadores. Em análise estarão três a obras, a que nos referiremos como Tríptico de Berg. Estes foram projetos realizados em residência artística num simulador virtual — Berg by Nordan Art, na plataforma Second Life. Uma dupla artística de mãe e filha portuguesas, viram-se, em 2017, perante um possível renascimento fascista e usaram a plataforma à sua disposição para partilhar o seu assombro. Mãe (Sameiro Oliveira Martins) activista anti fascista durante a ditadura, filha (Catarina Carneiro de Sousa) nascida apenas depois da revolução de abril. As três obras — Penumbra, The Swamp e The Dreamers — ocuparam todo o espaço simulado, sucedendo-se ao longo do ano de 2017. Os projetos convidavam o público a um envolvimento imersivo e interativo, a uma participação criativa distribuidora de novas obras na rede.
Partiu-se, assim, de um processo criativo partilhado entre duas pessoas com uma experiência diversa do fascismo, para realizar três projetos refletiram sobre a sua possível emergência (Penumbra), sobre o caso português (The Swamp), e sobre resistência poética (The Dreamers). Estes projetos foram abertos à participação de um público global, de origens muito diversas, muitas vezes anónimas, que os levaram para novos territórios expressivos.​



Info Adicional:
Título: O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual Autor: Sousa, Catarina Carneiro de Resumo: Propõe-se um estudo de caso sobre um conjunto obras digitais interativas desenvolvidas no contexto de Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos — ambientes gerados digitalmente, normalmente tridimensionais, que suportam atividades colaborativas em rede, com possibilidade de criação e distribuição pelos utilizadores. Em análise estarão três a obras, a que nos referiremos como Tríptico de Berg. Estes foram projetos realizados em residência artística num simulador virtual — Berg by Nordan Art, na plataforma Second Life. Uma dupla artística de mãe e filha portuguesas, viram-se, em 2017, perante um possível renascimento fascista e usaram a plataforma à sua disposição para partilhar o seu assombro. Mãe (Sameiro Oliveira Martins) activista anti fascista durante a ditadura, filha (Catarina Carneiro de Sousa) nascida apenas depois da revolução de abril. As três obras — Penumbra, The Swamp e The Dreamers — ocuparam todo o espaço simulado, sucedendo-se ao longo do ano de 2017. Os projetos convidavam o público a um envolvimento imersivo e interativo, a uma participação criativa distribuidora de novas obras na rede. Partiu-se, assim, de um processo criativo partilhado entre duas pessoas com uma experiência diversa do fascismo, para realizar três projetos refletiram sobre a sua possível emergência (Penumbra), sobre o caso português (The Swamp), e sobre resistência poética (The Dreamers). Estes projetos foram abertos à participação de um público global, de origens muito diversas, muitas vezes anónimas, que os levaram para novos territórios expressivos.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo