RSS Uni. Autonoma O Teatro em Diálogo com a Lisboa Seiscentista

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Universidade Autónoma de Lisboa

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Breve resumo:
Título: O Teatro em Diálogo com a Lisboa Seiscentista
Autor: Cabeças, Raquel Medina
Resumo: Este contributo para a história do teatro centra-se na leitura dos espaços públicos como elementos transformadores da cidade de Lisboa no século XVII, nomeadamente nos Pátios das Comédias e, em particular, no Pátio das Arcas. Pareceu-nos fundamental aceitar o desafio de atenuar um vazio informativo sobre o século XVII, e trabalhá-lo numa moldura de base histórica, interpretativa, capitalizada pelas disciplinas da arquitetura e do urbanismo. A dicotomia da relação teatro/cidade expõe-se na apropriação de ruas e pátios para a realização de peças, a par de um desenvolvimento de interesse social e político que tornou o teatro parte integrante da malha urbana enquanto, em simultâneo, a Corte mantém o seu espaço privado para assistir ao teatro, apenas acessível à nata da classe social. Desta forma, coexiste uma genealogia temática com ténues fronteiras entre manifestações populares, rituais, protocolos de Corte e entradas reais.​



Info Adicional:
Título: O Teatro em Diálogo com a Lisboa Seiscentista Autor: Cabeças, Raquel Medina Resumo: Este contributo para a história do teatro centra-se na leitura dos espaços públicos como elementos transformadores da cidade de Lisboa no século XVII, nomeadamente nos Pátios das Comédias e, em particular, no Pátio das Arcas. Pareceu-nos fundamental aceitar o desafio de atenuar um vazio informativo sobre o século XVII, e trabalhá-lo numa moldura de base histórica, interpretativa, capitalizada pelas disciplinas da arquitetura e do urbanismo. A dicotomia da relação teatro/cidade expõe-se na apropriação de ruas e pátios para a realização de peças, a par de um desenvolvimento de interesse social e político que tornou o teatro parte integrante da malha urbana enquanto, em simultâneo, a Corte mantém o seu espaço privado para assistir ao teatro, apenas acessível à nata da classe social. Desta forma, coexiste uma genealogia temática com ténues fronteiras entre manifestações populares, rituais, protocolos de Corte e entradas reais.



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