Info O que é o Pinhalismo?

Este tópico é um tópico informativo
Pinhalismo - Geral

Info O que é o Pinhalismo?

nomada

Administrator
Staff member
O que é o Pinhalismo🕊️?

Responder á pergunta que faz titulo a este tópico, neste momento é algo complicado. É complicado, não por eu não saber, mas porque o Pinhalismo é e representa coisas, situações e sentimentos que hoje, no momento da criação do presente tópico, ainda não sei ou não tenho noção.

Perante o que o leitor acaba de ler, deve surgir outra pergunta na sua mente, que deverá ser, "Mas não és tu o criador do Pinhalismo?". Sim, sou. Mas o Pinhalismo é maior que eu, e é muita informação, a que terá, que ser processada.

Hoje não consigo definir, na sua amplitude, o que é o Pinhalismo, porque isso só será possível quando a versão ALFA, do mesmo, estiver concluída. Mas consigo definir o que é o Pinhalismo hoje para mim.

O Pinhalismo representa a esperança de uma mentalidade e consciência geral que levará a um mundo justo, solidário, com compaixão e igualitário. Ainda que se fale nos tempos de hoje(2023), bastante, de justiça, solidariedade, compaixão e igualdade, a civilização humana tem falhado na sua concretização. Tem falhado a concretização, porque ao mesmo tempo que manifesta a intenção de ser mais justa, solidária e igualitária, fomenta sentimentos contrários como a inveja, cobiça, maldade por puro prazer ou a ganância desmensurada.

Muitos dos problemas das sociedades começam em nós próprios e o Pinhalismo ensinará a pessoas a refletirem sobre si mesmas. Ensinará o leitor a colocar-se no lugar do outro. Ensinará o leitor que o bem ás vezes pode ser mal e vice versa. Ensinará que é a compreensão que leva á mudança e não a imposição.
Não se pode mudar uma sociedade se nós mesmos não mudar-mos, e ainda que indiretamente através do nosso comportamento, sejamos contribuintes desses problemas que nos afetam e dos quais reclamamos.

Tem sido os "bocados", perdidos e espalhados na minha cabeça do Pinhalismo que me têm ajudado a avançar e manter o foco para o que é importante para todos os que me rodeiam.
É preciso "agarrar" todos estes "bocados" espalhados na minha cabeça e formar um manifesto Pinhalista.

Após a conclusão do Manifesto Pinhalista, será mais fácil definir o que é o Pinhalismo. Ou nem haja definição para ele.
Em todo o caso, não tenho dúvidas que com a conclusão desse livro, eu serei muito mais forte, porque sei que, seguindo os ensinamentos e adotando uma postura condizente com esses ensinamentos, eu estarei no lado certo da "questão".

Carlos Pinhal
Nómada, Filósofo Português e Criador do Pinhalismo

Voltar