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Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos
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Autor:
Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos
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Título: O impacto da transformação digital no modelo de negócio das empresas familiares: o retalho automóvel
Autor: Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos
Resumo: O processo de Transformação Digital representa uma alteração tecnológica profunda em todas as dimensões societárias. A atividade empresarial, em particular, enfrenta o desafio de adaptar a lógica económica na criação de valor ao ritmo do desenvolvimento de novas tecnologias digitais para aumentar a eficiência dos
processos de negócio, melhorar a experiência do cliente e criar propostas de valor inovadoras. A literatura identifica três fases no processo de Transformação Digital: Digitalização, Transição Digital e Transformação Digital. O presente trabalho académico tem como objeto de estudo as empresas familiares do retalho automóvel; em primeiro, avalia-se em que medida estas empresas dominam os Fatores Críticos de Sucesso associados ao processo de Transformação Digital; em segundo, efetuase o diagnóstico da maturidade digital destas empresas através da medida do nível de utilização de tecnologias digitais utilizando a técnica de Agrupamento (Clustering); em terceiro, através da utilização da metodologia fsQCA, identificam-se as combinações de condições causais (Fatores Críticos de Sucesso) que conduzem a um nível elevado
de utilização de tecnologias digitais e a relação entre tecnologias digitais mais ou menos sofisticadas. Finalmente, procura-se identificar o impacto do processo de Transformação Digital no modelo de negócio: otimização, transformação e reinvenção, mas também o impacto nas dimensões de Criação de Valor, Entrega de Valor e Retenção de Valor. Os resultados obtidos confirmam a importância dos Fatores Críticos de Sucesso: Cultura de Empresa, Gestão da Mudança, Conhecimento, Capital Humano, Sistemas Informáticos e Estratégia de transformação digital, no nível mais elevado de utilização das tecnologias digitais; os resultados confirmam parcialmente a importância das tecnologias digitais de sofisticação média como suporte da utilização das tecnologias digitais de sofisticação elevada. Finalmente, os resultados confirmam o impacto do processo de Transformação Digital na otimização e transformação do modelo de negócio assim como no potencial de inovação da Proposta de valor.; The Digital Transformation process represents a profound technological change in all social dimensions. Business activity, in particular, faces the challenge of adapting the economic logic in value creation to the pace of development of new digital technologies to increase the efficiency of business processes, improve the customer experience and create innovative value propositions. The literature identifies three phases in the Digital Transformation process: Digitization, Digitalization and Digital Transformation. The present academic work has as its object of study family businesses in the automotive retail sector; firstly, it is assessed to what extent these companies master the Critical Success Factors associated with the Digital Transformation process; secondly, the digital maturity of these companies is diagnosed by measuring the level of use of digital
technologies using the Clustering technique; thirdly, through the use of the fsQCA methodology, the combinations of causal conditions (Critical Success Factors) that lead to a high level of use of digital technologies and the relationship between more or less sophisticated technologies are identified. Finally, we seek to identify the impact of the Digital Transformation process on the business model: optimization, transformation, and reinvention, but also the impact on the dimensions of Value Creation, Value Delivery and Value Retention. The results obtained confirm the importance of the Critical Success Factors: Company Culture, Change Management, Knowledge, Human Capital, IT Systems and Digital Transformation Strategy, at the highest level of use of digital technologies; the results partially confirm the importance of mediumsophistication digital technologies in supporting the use of high-sophistication digital technologies. Finally, the results confirm the impact of the Digital Transformation process on the optimization and transformation of the business model as well as on the innovation potential of the Value Proposition.
Autor: Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos
Resumo: O processo de Transformação Digital representa uma alteração tecnológica profunda em todas as dimensões societárias. A atividade empresarial, em particular, enfrenta o desafio de adaptar a lógica económica na criação de valor ao ritmo do desenvolvimento de novas tecnologias digitais para aumentar a eficiência dos
processos de negócio, melhorar a experiência do cliente e criar propostas de valor inovadoras. A literatura identifica três fases no processo de Transformação Digital: Digitalização, Transição Digital e Transformação Digital. O presente trabalho académico tem como objeto de estudo as empresas familiares do retalho automóvel; em primeiro, avalia-se em que medida estas empresas dominam os Fatores Críticos de Sucesso associados ao processo de Transformação Digital; em segundo, efetuase o diagnóstico da maturidade digital destas empresas através da medida do nível de utilização de tecnologias digitais utilizando a técnica de Agrupamento (Clustering); em terceiro, através da utilização da metodologia fsQCA, identificam-se as combinações de condições causais (Fatores Críticos de Sucesso) que conduzem a um nível elevado
de utilização de tecnologias digitais e a relação entre tecnologias digitais mais ou menos sofisticadas. Finalmente, procura-se identificar o impacto do processo de Transformação Digital no modelo de negócio: otimização, transformação e reinvenção, mas também o impacto nas dimensões de Criação de Valor, Entrega de Valor e Retenção de Valor. Os resultados obtidos confirmam a importância dos Fatores Críticos de Sucesso: Cultura de Empresa, Gestão da Mudança, Conhecimento, Capital Humano, Sistemas Informáticos e Estratégia de transformação digital, no nível mais elevado de utilização das tecnologias digitais; os resultados confirmam parcialmente a importância das tecnologias digitais de sofisticação média como suporte da utilização das tecnologias digitais de sofisticação elevada. Finalmente, os resultados confirmam o impacto do processo de Transformação Digital na otimização e transformação do modelo de negócio assim como no potencial de inovação da Proposta de valor.; The Digital Transformation process represents a profound technological change in all social dimensions. Business activity, in particular, faces the challenge of adapting the economic logic in value creation to the pace of development of new digital technologies to increase the efficiency of business processes, improve the customer experience and create innovative value propositions. The literature identifies three phases in the Digital Transformation process: Digitization, Digitalization and Digital Transformation. The present academic work has as its object of study family businesses in the automotive retail sector; firstly, it is assessed to what extent these companies master the Critical Success Factors associated with the Digital Transformation process; secondly, the digital maturity of these companies is diagnosed by measuring the level of use of digital
technologies using the Clustering technique; thirdly, through the use of the fsQCA methodology, the combinations of causal conditions (Critical Success Factors) that lead to a high level of use of digital technologies and the relationship between more or less sophisticated technologies are identified. Finally, we seek to identify the impact of the Digital Transformation process on the business model: optimization, transformation, and reinvention, but also the impact on the dimensions of Value Creation, Value Delivery and Value Retention. The results obtained confirm the importance of the Critical Success Factors: Company Culture, Change Management, Knowledge, Human Capital, IT Systems and Digital Transformation Strategy, at the highest level of use of digital technologies; the results partially confirm the importance of mediumsophistication digital technologies in supporting the use of high-sophistication digital technologies. Finally, the results confirm the impact of the Digital Transformation process on the optimization and transformation of the business model as well as on the innovation potential of the Value Proposition.
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Título: O impacto da transformação digital no modelo de negócio das empresas familiares: o retalho automóvel Autor: Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos Resumo: O processo de Transformação Digital representa uma alteração tecnológica profunda em todas as dimensões societárias. A atividade empresarial, em particular, enfrenta o desafio de adaptar a lógica económica na criação de valor ao ritmo do desenvolvimento de novas tecnologias digitais para aumentar a eficiência dos processos de negócio, melhorar a experiência do cliente e criar propostas de valor inovadoras. A literatura identifica três fases no processo de Transformação Digital: Digitalização, Transição Digital e Transformação Digital. O presente trabalho académico tem como objeto de estudo as empresas familiares do retalho automóvel; em primeiro, avalia-se em que medida estas empresas dominam os Fatores Críticos de Sucesso associados ao processo de Transformação Digital; em segundo, efetuase o diagnóstico da maturidade digital destas empresas através da medida do nível de utilização de tecnologias digitais utilizando a técnica de Agrupamento (Clustering); em terceiro, através da utilização da metodologia fsQCA, identificam-se as combinações de condições causais (Fatores Críticos de Sucesso) que conduzem a um nível elevado de utilização de tecnologias digitais e a relação entre tecnologias digitais mais ou menos sofisticadas. Finalmente, procura-se identificar o impacto do processo de Transformação Digital no modelo de negócio: otimização, transformação e reinvenção, mas também o impacto nas dimensões de Criação de Valor, Entrega de Valor e Retenção de Valor. Os resultados obtidos confirmam a importância dos Fatores Críticos de Sucesso: Cultura de Empresa, Gestão da Mudança, Conhecimento, Capital Humano, Sistemas Informáticos e Estratégia de transformação digital, no nível mais elevado de utilização das tecnologias digitais; os resultados confirmam parcialmente a importância das tecnologias digitais de sofisticação média como suporte da utilização das tecnologias digitais de sofisticação elevada. Finalmente, os resultados confirmam o impacto do processo de Transformação Digital na otimização e transformação do modelo de negócio assim como no potencial de inovação da Proposta de valor.; The Digital Transformation process represents a profound technological change in all social dimensions. Business activity, in particular, faces the challenge of adapting the economic logic in value creation to the pace of development of new digital technologies to increase the efficiency of business processes, improve the customer experience and create innovative value propositions. The literature identifies three phases in the Digital Transformation process: Digitization, Digitalization and Digital Transformation. The present academic work has as its object of study family businesses in the automotive retail sector; firstly, it is assessed to what extent these companies master the Critical Success Factors associated with the Digital Transformation process; secondly, the digital maturity of these companies is diagnosed by measuring the level of use of digital technologies using the Clustering technique; thirdly, through the use of the fsQCA methodology, the combinations of causal conditions (Critical Success Factors) that lead to a high level of use of digital technologies and the relationship between more or less sophisticated technologies are identified. Finally, we seek to identify the impact of the Digital Transformation process on the business model: optimization, transformation, and reinvention, but also the impact on the dimensions of Value Creation, Value Delivery and Value Retention. The results obtained confirm the importance of the Critical Success Factors: Company Culture, Change Management, Knowledge, Human Capital, IT Systems and Digital Transformation Strategy, at the highest level of use of digital technologies; the results partially confirm the importance of mediumsophistication digital technologies in supporting the use of high-sophistication digital technologies. Finally, the results confirm the impact of the Digital Transformation process on the optimization and transformation of the business model as well as on the innovation potential of the Value Proposition.
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Santos, Pedro Samuel de Oliveira dos
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