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Repositório Aberto da Universidade do Porto
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Title: O Futebol e o Desenvolvimento Positivo dos jovens: das perceções às ações dos treinadores.
Abstract: Throughout the last decades several studies have analyzed coaches´ role in facilitating positive development (PD). However, information related to the role played by coaches within competitive youth sport and underserved contexts is scarce and thus additional research is required. There is also the need to conduct research in non-English speaking countries such as Portugal. The purpose of this study was to analyze football coaches´ perceptions and practices towards PD, and athletes´ PD behaviors in different sport contexts. This study also aimed to understand how the challenges faced while promoting PD and personal and social responsibility development through sport can be overcome and PD outcomes attained. A systematic literature review within coaches´ role in PD through sport was conducted and six qualitative studies were designed to understand coaches´ perceptions and practices in competitive youth sport and underserved communities. On this notion, coaches recognized the importance of a PD-based approach in these contexts. However, there was a gap between coaches´ perceptions and practices, and a low set of strategies mentioned. Several challenges experienced while facilitating PD outcomes were described such as conflicting objectives defined by sport clubs, parents and coaches, as well as the need for education in this area. Moving forward, there is need for coach education programs to integrate more explicitly PD-based contents and practices. Sport clubs and coaches could also develop initiatives so PD and personal and social responsibility development can become more tangible.
KEYWORDS: LIFE SKILLS, COACH EDUCATION, COMPETITION, PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY, UNDERSERVED COMMUNITIES
Description: Ao longo das últimas décadas, têm sido desenvolvidas diversas investigações acerca do papel dos treinadores desportivos no desenvolvimento positivo (DP) dos seus atletas. Todavia, há escassez de estudos realizados em Portugal centrados em contextos de competição e em contextos que envolvam jovens inseridos em comunidades desfavorecidas. Assim, a presente tese teve como objetivo analisar as perceções e ações de treinadores de futebol e os comportamentos de jovens atletas no domínio do DP em diferentes contextos desportivos. Pretendeu-se também compreender o modo como os desafios encontrados na promoção do DP e da responsabilidade pessoal e social através do desporto podem ser ultrapassados, facilitando o sucesso de intervenções com este objetivo. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática da literatura no domínio do papel dos treinadores no DP através do desporto e desenvolveram-se seis estudos qualitativos para compreender as perceções e a intervenção do treinador em contextos de competição e também em comunidades desfavorecidas. Os treinadores reconheceram a relevância do DP nos contextos analisados, contudo, foi evidente a existência de discrepâncias entre as intenções dos treinadores e as suas práticas, sendo que mencionaram um conjunto restrito de estratégias pedagógicas com este objetivo. Neste sentido, foram identificados diversos obstáculos na aplicação do DP através do futebol como a divergência de objetivos definidos por clubes, pais e treinadores, assim como a ainda escassa formação nesta área. Futuramente, torna-se necessário integrar nos cursos de formação de treinadores mais conteúdos e práticas associadas ao DP, mas cabe também aos clubes desportivos e aos próprios treinadores desenvolverem esforços para potenciar tanto o DP como a promoção da responsabilidade pessoal e social dos jovens.
Abstract: Throughout the last decades several studies have analyzed coaches´ role in facilitating positive development (PD). However, information related to the role played by coaches within competitive youth sport and underserved contexts is scarce and thus additional research is required. There is also the need to conduct research in non-English speaking countries such as Portugal. The purpose of this study was to analyze football coaches´ perceptions and practices towards PD, and athletes´ PD behaviors in different sport contexts. This study also aimed to understand how the challenges faced while promoting PD and personal and social responsibility development through sport can be overcome and PD outcomes attained. A systematic literature review within coaches´ role in PD through sport was conducted and six qualitative studies were designed to understand coaches´ perceptions and practices in competitive youth sport and underserved communities. On this notion, coaches recognized the importance of a PD-based approach in these contexts. However, there was a gap between coaches´ perceptions and practices, and a low set of strategies mentioned. Several challenges experienced while facilitating PD outcomes were described such as conflicting objectives defined by sport clubs, parents and coaches, as well as the need for education in this area. Moving forward, there is need for coach education programs to integrate more explicitly PD-based contents and practices. Sport clubs and coaches could also develop initiatives so PD and personal and social responsibility development can become more tangible.
KEYWORDS: LIFE SKILLS, COACH EDUCATION, COMPETITION, PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY, UNDERSERVED COMMUNITIES
Description: Ao longo das últimas décadas, têm sido desenvolvidas diversas investigações acerca do papel dos treinadores desportivos no desenvolvimento positivo (DP) dos seus atletas. Todavia, há escassez de estudos realizados em Portugal centrados em contextos de competição e em contextos que envolvam jovens inseridos em comunidades desfavorecidas. Assim, a presente tese teve como objetivo analisar as perceções e ações de treinadores de futebol e os comportamentos de jovens atletas no domínio do DP em diferentes contextos desportivos. Pretendeu-se também compreender o modo como os desafios encontrados na promoção do DP e da responsabilidade pessoal e social através do desporto podem ser ultrapassados, facilitando o sucesso de intervenções com este objetivo. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática da literatura no domínio do papel dos treinadores no DP através do desporto e desenvolveram-se seis estudos qualitativos para compreender as perceções e a intervenção do treinador em contextos de competição e também em comunidades desfavorecidas. Os treinadores reconheceram a relevância do DP nos contextos analisados, contudo, foi evidente a existência de discrepâncias entre as intenções dos treinadores e as suas práticas, sendo que mencionaram um conjunto restrito de estratégias pedagógicas com este objetivo. Neste sentido, foram identificados diversos obstáculos na aplicação do DP através do futebol como a divergência de objetivos definidos por clubes, pais e treinadores, assim como a ainda escassa formação nesta área. Futuramente, torna-se necessário integrar nos cursos de formação de treinadores mais conteúdos e práticas associadas ao DP, mas cabe também aos clubes desportivos e aos próprios treinadores desenvolverem esforços para potenciar tanto o DP como a promoção da responsabilidade pessoal e social dos jovens.
Info Adicional:
Title: O Futebol e o Desenvolvimento Positivo dos jovens: das perceções às ações dos treinadores. Abstract: Throughout the last decades several studies have analyzed coaches´ role in facilitating positive development (PD). However, information related to the role played by coaches within competitive youth sport and underserved contexts is scarce and thus additional research is required. There is also the need to conduct research in non-English speaking countries such as Portugal. The purpose of this study was to analyze football coaches´ perceptions and practices towards PD, and athletes´ PD behaviors in different sport contexts. This study also aimed to understand how the challenges faced while promoting PD and personal and social responsibility development through sport can be overcome and PD outcomes attained. A systematic literature review within coaches´ role in PD through sport was conducted and six qualitative studies were designed to understand coaches´ perceptions and practices in competitive youth sport and underserved communities. On this notion, coaches recognized the importance of a PD-based approach in these contexts. However, there was a gap between coaches´ perceptions and practices, and a low set of strategies mentioned. Several challenges experienced while facilitating PD outcomes were described such as conflicting objectives defined by sport clubs, parents and coaches, as well as the need for education in this area. Moving forward, there is need for coach education programs to integrate more explicitly PD-based contents and practices. Sport clubs and coaches could also develop initiatives so PD and personal and social responsibility development can become more tangible. KEYWORDS: LIFE SKILLS, COACH EDUCATION, COMPETITION, PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY, UNDERSERVED COMMUNITIES Description: Ao longo das últimas décadas, têm sido desenvolvidas diversas investigações acerca do papel dos treinadores desportivos no desenvolvimento positivo (DP) dos seus atletas. Todavia, há escassez de estudos realizados em Portugal centrados em contextos de competição e em contextos que envolvam jovens inseridos em comunidades desfavorecidas. Assim, a presente tese teve como objetivo analisar as perceções e ações de treinadores de futebol e os comportamentos de jovens atletas no domínio do DP em diferentes contextos desportivos. Pretendeu-se também compreender o modo como os desafios encontrados na promoção do DP e da responsabilidade pessoal e social através do desporto podem ser ultrapassados, facilitando o sucesso de intervenções com este objetivo. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática da literatura no domínio do papel dos treinadores no DP através do desporto e desenvolveram-se seis estudos qualitativos para compreender as perceções e a intervenção do treinador em contextos de competição e também em comunidades desfavorecidas. Os treinadores reconheceram a relevância do DP nos contextos analisados, contudo, foi evidente a existência de discrepâncias entre as intenções dos treinadores e as suas práticas, sendo que mencionaram um conjunto restrito de estratégias pedagógicas com este objetivo. Neste sentido, foram identificados diversos obstáculos na aplicação do DP através do futebol como a divergência de objetivos definidos por clubes, pais e treinadores, assim como a ainda escassa formação nesta área. Futuramente, torna-se necessário integrar nos cursos de formação de treinadores mais conteúdos e práticas associadas ao DP, mas cabe também aos clubes desportivos e aos próprios treinadores desenvolverem esforços para potenciar tanto o DP como a promoção da responsabilidade pessoal e social dos jovens.
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