O Contributo da Família na Emergência da Escrita de Crianças em Idade Pré-Escolar

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Breve resumo:
A família tem um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem da linguagem escrita das crianças, sendo relevante no desenvolvimento da literacia emergente das mesmas. Os pais são, assim, agentes essenciais na facilitação de experiências de leitura e de escrita. A presente investigação tem como objetivo principal a caracterização de práticas de abordagem à escrita no contexto familiar de crianças em idade pré-escolar, com cinco anos. Apresenta-se um estudo exploratório conduzido com 16 pais/encarregados de educação, com idades compreendidas entre os 31 e os 45 anos, sendo seis do sexo masculino e 10 do sexo feminino. A recolha dos dados foi efetuada pessoalmente junto dos pais/encarregados de educação, através de um enunciado de caracterização sociodemográfica e do Questionário Práticas da Abordagem à Escrita no Contexto Familiar. Testaram-se associações de dimensões de práticas familiares de abordagem à escrita entre si, com o sexo da criança, as habilitações, o sexo e a profissão dos pais/encarregados de educação. Os resultados obtidos indicaram que os pais/encarregados de educação desta amostra fornecem oportunidades que estimulam a abordagem à escrita das crianças. Os pais/encarregados de educação utilizam com mais frequência estratégias e, com menos frequência, possibilidades de observação. Esta investigação permite ilustrar mudanças na sociedade, que começa a valorizar o papel dospais/encarregados de educação na literacia emergente das crianças e a reconhecer​



Info Adicional:
A família tem um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem da linguagem escrita das crianças, sendo relevante no desenvolvimento da literacia emergente das mesmas. Os pais são, assim, agentes essenciais na facilitação de experiências de leitura e de escrita. A presente investigação tem como objetivo principal a caracterização de práticas de abordagem à escrita no contexto familiar de crianças em idade pré-escolar, com cinco anos. Apresenta-se um estudo exploratório conduzido com 16 pais/encarregados de educação, com idades compreendidas entre os 31 e os 45 anos, sendo seis do sexo masculino e 10 do sexo feminino. A recolha dos dados foi efetuada pessoalmente junto dos pais/encarregados de educação, através de um enunciado de caracterização sociodemográfica e do Questionário Práticas da Abordagem à Escrita no Contexto Familiar. Testaram-se associações de dimensões de práticas familiares de abordagem à escrita entre si, com o sexo da criança, as habilitações, o sexo e a profissão dos pais/encarregados de educação. Os resultados obtidos indicaram que os pais/encarregados de educação desta amostra fornecem oportunidades que estimulam a abordagem à escrita das crianças. Os pais/encarregados de educação utilizam com mais frequência estratégias e, com menos frequência, possibilidades de observação. Esta investigação permite ilustrar mudanças na sociedade, que começa a valorizar o papel dospais/encarregados de educação na literacia emergente das crianças e a reconhecer



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