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Breve resumo:
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O presente relatório final descreve o desenvolvimento do meu percurso profissional e investigativo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém e encontra se dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é retratada, de forma reflexiva, as vivências, experiências, aprendizagens e os desafios/dificuldades que me surgiram durante os quatro estágios realizados, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, nos diferentes contextos, nomeadamente, no contexto de Pré-Escolar (Creche e Jardim-de-Infância) e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte é referente à componente investigativa que procura dar resposta à questão de pesquisa que surgiu dessas mesmas práticas pedagógicas, procurando dar a conhecer de que forma os/as educadores/as e os/as professores/as podem assegurar o desenvolvimento de competências transversais, utilizando como maior ferramenta a área da Educação Artística e com base num processo reflexivo sobre o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio, que passou por diferentes abordagens e estratégias, como a aprendizagem cooperativa, a integração de diferentes Áreas de Conteúdo/Curriculares e a metodologia de trabalho de projeto. Esta componente investigativa segue uma metodologia de natureza qualificativa, na modalidade de investigação-ação e envolve 41 participantes, incluindo eu própria, como estagiária em formação inicial, 20 crianças do JI e 20 crianças do 3º ano do 1º CEB. Os dados apresentados e analisados, através da observação participante, da análise documental, dos registos escritos sobre as atividades e os registos fotográficos e de áudio, permitiram verificar que, no processo ensino-aprendizagem, o educador/professor tem um papel fundamental na promoção de aprendizagens integradas e significativas, em que as crianças possuem um papel ativo na construção de conhecimentos novos, através dos seus conhecimentos prévios, e tendo em conta as suas vivências, interesses e necessidades reais, com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas, psicológicas, motoras e sócio afetivas.
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O presente relatório final descreve o desenvolvimento do meu percurso profissional e investigativo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém e encontra se dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é retratada, de forma reflexiva, as vivências, experiências, aprendizagens e os desafios/dificuldades que me surgiram durante os quatro estágios realizados, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, nos diferentes contextos, nomeadamente, no contexto de Pré-Escolar (Creche e Jardim-de-Infância) e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte é referente à componente investigativa que procura dar resposta à questão de pesquisa que surgiu dessas mesmas práticas pedagógicas, procurando dar a conhecer de que forma os/as educadores/as e os/as professores/as podem assegurar o desenvolvimento de competências transversais, utilizando como maior ferramenta a área da Educação Artística e com base num processo reflexivo sobre o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio, que passou por diferentes abordagens e estratégias, como a aprendizagem cooperativa, a integração de diferentes Áreas de Conteúdo/Curriculares e a metodologia de trabalho de projeto. Esta componente investigativa segue uma metodologia de natureza qualificativa, na modalidade de investigação-ação e envolve 41 participantes, incluindo eu própria, como estagiária em formação inicial, 20 crianças do JI e 20 crianças do 3º ano do 1º CEB. Os dados apresentados e analisados, através da observação participante, da análise documental, dos registos escritos sobre as atividades e os registos fotográficos e de áudio, permitiram verificar que, no processo ensino-aprendizagem, o educador/professor tem um papel fundamental na promoção de aprendizagens integradas e significativas, em que as crianças possuem um papel ativo na construção de conhecimentos novos, através dos seus conhecimentos prévios, e tendo em conta as suas vivências, interesses e necessidades reais, com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas, psicológicas, motoras e sócio afetivas.
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