NP D NP Diário #42 | 10/08/2022 | A placa peltier não serve | Vou criar o NP Project

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #42 | 10/08/2022 | A placa peltier não serve | Vou criar o NP Project

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
10/08/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Escrevo este NP Diário no dia 10 de agosto de 2022, pelas 08:51 no pingo doce do Lordelo, em Vila Real. Antes de ontem fui buscar a placa de peltier que havia comprado, de forma a testar se tem viabilidade apostar na placa peltier para servir como núcleo gerador de energia da máquina geradora de energia elétrica que pretendo criar.

Como suspeitava, a placa peltier gera muito pouca corrente elétrica e para gerar esse pouco de corrente é preciso conseguir gerar duas temperaturas muito dispares nos lados da placa. Os vídeos que se vê a falar do assunto, aborda este assunto numa perspetiva para impressionar o expectador. Dessa forma não se refere muita informação técnica e quando existe alguém como eu, que quer utilizar determinado componente ou informação para aplicar tecnicamente, não se consegue ter acesso a toda informação. O que acabo de referir acontece com quase toda a informação técnica e científica. O Youtube não é uma plataforma boa para buscarmos informação técnica, porque o interesse de quem faz vídeos é obter o máximo de visualizações possível. Se fores falar tecnicamente, sobre determinado facto, é certo que boa parte irá desistir de ver o vídeo antes de chegar ao fim deste.

Alias, eu vejo e noto que a informação técnica e científica está cada vez mais escassa e é cada vez mais complicado de encontrarmos informação técnica e científica de qualidade gratuitamente na internet. A internet está-se a tornar em algo pago. O Fórum do Nómada Português terá aqui um papel para tentar reunir, preservar e partilhar conhecimento técnico e científico sobre as mais variadas áreas. Eu acredito que a sabedoria e cultura deve ser gratuita. Até que o fórum do Nómada Português se torne um local de excelência no que respeita á informação, levará tempo e temos que verificar se o estado e o sistema não irá mandar o fórum abaixo. Como já referi em outros locais no Nómada Português, nós vivemos tempos de censura. Não se pode ir contra o estado ou o sistema.

Foi bom ter moderado as expectativas, porque se não o fizesse a desilusão com o facto de a placa peltier não servir, seria maior. Assim sendo tenho de voltar á ideia inicial de uma máquina que irá usar o vapor e respetiva pressão causado pelo calor de uma vela, para gerar movimento ou trabalho. Projetar e testar um sistema de pressão é complicado, porque estamos a falar de componentes que tem que ser estanques no que respeita a fugas de ar e preciso de os manusear e manipular de forma a moldar ao tamanho e formato certo. Tem que ser, ainda, um material resistente ao calor. Dentro disto só consigo vislumbrar o alumínio e para o manipular de forma que este fique estanque, só soldando. O problema é soldar o alumínio.

Esta máquina geradora de energia elétrica para carregar telemóvel ou até alimentar um portátil, tendo como fonte o calor de uma vela, é de extrema importância para mim. Esta máquina vai-me permitir que eu em qualquer lado possa escrever ou gravar áudio e vídeo desde que tenha sempre uma fonte de calor como uma vela. Uma vela, costuma ficar acesa de 2 a 4 horas. Se andar com um saco de 20 velas, tenho bastantes horas de energia elétrica para alimentar o telemóvel. Será um marco na independência muito importante.

Como já referi, preciso de ser independente e autónomo. Se estiver a viver na rua é de extrema importância que possa continuar a escrever e a produzir o Nómada Português. Ficar parado ou bloqueado sem fazer nada, será muito desastroso.

Neste momento tenho dois objetivos prioritários, continuar a plano de reestruturação e seguir com o estudo e desenvolvimento da máquina geradora de energia do calor de uma vela. Para que este estudo corra da melhor forma, vou dar vida a uma temática do Nómada Português que já havia pensado á algum tempo. NP Project. Nesta temática, o objetivo é idealizar e registar toda a evolução de determinado projeto. Esta máquina geradora de energia será o primeiro projeto do NP Project.

Agora que penso e dou-me conta o quanto desci nesta "casa" que se chama Nómada Português. Existe muita coisa que tenho de fazer primeiro antes de sair para percorrer o pais a pé. Pequenas, medias e grandes coisas. Todas estas coisas irão contribuir para que um dia saia da condição depressiva que me encontro, que me habitue ao sistema em que vivemos e após estas duas grandes coisas, ter paz interior e ser feliz. Se tiver que ser na rua, pois muito bem. Eu irei fazer o que gosto, estudar e trabalhar com história e eletrónica.

Chega de "desvios". Visto que escrevo bastante, será igualmente importante dominar a língua portuguesa. Devo me esforçar para aprender a escrever cada vez melhor para que desta forma, pelo menos na forma escrita, consiga passar a minha mensagem de uma forma mais clara.

Mas agora é ir um passo de cada vez e me mentalizar a todo o instante de tudo o que tenho escrito aqui. Tenho de me habituar á realidade e a partir dai seguir em frente.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo