NP D NP Diário #41 | 08/08/2022 | Hoje em dia os diabos estão transvestidos de “bons samaritanos” | Não sinto que viva em liberdade

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #41 | 08/08/2022 | Hoje em dia os diabos estão trasvestidos de "bons samaritanos" | Não sinto que viva em liberdade

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
08/08/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Escrevo este np diário a 8 de agosto de 2022, pelas 9:53 em Vila Real, no quarto que costumo dormir. Desde do último NP Diário não consegui fazer nada. Uma sensação de fracasso e de falta de esperança me invade a alma o que me deixa bastante deprimido. Preciso de um sucesso, por mais pequeno que seja. Se conseguisse começar a obter resultados promissores para a criação do gerador de energia com o calor de uma vela, seria bastante positivo.

Olho em meu redor e cada vez que penso na minha forma de pensar e ser, e comparo com a forma de pensar e ser que vejo das demais pessoas, vejo uma diferença muito grande. Essa diferença é uma comprovação somada há já comprovação que nunca irei conseguir ter o básico de vida, devido á minha classe social de extrema pobreza. Quando penso nisto e me dou conta desta realidade, bate um desanimo muito forte.

Eu não posso construir a minha vida e a minha rotina em cima de ilusões e fantasias. É duro ter noção do quão cruel e selvagem é a sociedade humana, mas é com essa noção que tenho de me reconstruir. Durante estes anos todos estive assente em fantasias e esperanças que um milagre iria acontecer, mas na verdade nesta sociedade contemporânea não existe milagres. Existe uma realidade dura que todos os pobres têm que enfrentar.

Quando olhas para a comunicação social vês só distração noticiada e debatida. Os problemas de fundo não são debatidos e noticiados o que resulta num encobrimento dos problemas da sociedade que só tendem a aumentar. Não encontro uma pessoa que seja próxima do meu modo de pensar moderado. O que vejo é só extremos. O que vejo é pessoas egoístas e que só pensam nelas próprias.

Sinto que me estou a arrastar até que alguém se farte e tome uma decisão que já deveria ter tomado, me mandar para a rua. Seria importante concluir o plano de reestruturação… Mas falta motivação e vontade. Seria importante enviar esse plano aos credores e não só, para depois poder ter claramente uma noção com o que posso contar e assim avançar sem qualquer remorso ou peso na consciência.

Todos estes sentimentos me mandam para baixo e ás vezes penso ficar quieto, sem fazer nada até que o meu corpo pare de funcionar. Seria o ideal, o problema é que não tenho coragem suficiente para isso. Sou cobarde, e facilmente seria levado pelos meus impulsos humanos que não me deixariam parado até que o meu corpo parasse de funcionar. É um sentimento de fracasso total em que não consigo encontrar forças para avançar. Não consigo encontrar forças para continuar a minha caminhada e sair desta situação depressiva em que me encontro.

Mesmo estando acabado, eu preciso de mostrar uma "face" forte para os outros porque as outras pessoas veem a tua fragilidade como um ponto de fraqueza. Veem na tua fragilidade, uma oportunidade para te manipular, dominar e te destruir ainda mais. Mesmo frágil, és obrigado a ser forte se não quiseres ser destruído mais depressa. Porque a única ajuda que as outras pessoas estão dispostas a dar é contribuir para a tua destruição mais rápido. Esta é a verdade, e quem não gosta de ler ou ouvir o que acabo de escreve é porque muito provavelmente é uma das pessoas que acabo de descrever. Provavelmente é alguém que está disposto ou disposta aproveitar-se da fragilidade das outras pessoas para as manipular de forma a obter proveito para si próprio ou própria, mesmo que isso implique destruir a outra pessoa.

Hoje em dia os monstros não são vermelhos, têm cornos e têm cara de carneiros. Hoje em dia os diabos estão transvestidos de "bons samaritanos".

Isto é a realidade e eu tenho de aprender a conviver com ela e tenho que aceitar que constantemente irá existir o risco de ser agredido ou até ser morto. Não sinto que viva em liberdade. Ainda assim tenho de avançar e enfrentar as consequências de querer ser livre. É por isso que este NP Diário e todas as outras temáticas do Nómada Português são de extrema importância. As temáticas serão mais importantes para quando estiver morto que quando estiver vivo. O Nómada Português será a minha obra. Será o meu legado que, pelo que vejo, serão precisos no mínimo 200 anos para que possa ser pelo menos compreendido.

Isto, se este conteúdo conseguir chegar até lá porque tenho grandes dúvidas que todo o conteúdo do Nómada Português dura mais de 10 anos após a minha morte. E 10 anos, estou a ser muito bonzinho. Desta forma, o Nómada Português nunca será compreendido por ninguém e mesmo assim eu tenho de o produzir. Eu tenho de o construir. Essa é a minha missão. Tenho de conseguir ter motivação para continuar a construir o Nómada Português, ou o Carlos Pinhal.

Eu preciso de ter paz interior. Eu preciso de conseguir ter uma tranquilidade serena quando estou a ser humilhado, quando os outros mostram que têm mais que eu ou que conseguiram sucesso, quando gozam comigo ou tentam me fazer sentir mal, quando me agridem… Em suma, eu não posso ceder á raiva, ódio, inveja ou agressividade independentemente da situação que possa estar a sofrer. Quando somos agredidos, após sairmos daquela situação violenta é normal sentirmos raiva e ódio pela pessoa que nos agrediu. Eu quero ser superior a isso. Se alguém é ou se acha melhor que eu, pois muito bem, que seja melhor que eu. Eu não quero entrar nesse tipo de dispostas que só originam ódio, inveja, ganância e até violência.

Estou bastante longe do ideal que acabei de escrever. Tenho que dominar muitos impulsos animais que ainda deixo que me influenciem no meu dia a dia. Eu sou fraco. Apesar de toda a opressão do sistema e da sociedade que não me deixa progredir, eu admito que tenho graves problemas. Sou preguiçoso, não tenho foco nem concentração, não consigo levar um projeto até ao fim, desisto fácil… etc. Ainda assim, numa sociedade justa, eu deveria ter direito ao mínimo. Os nossos defeitos, nunca podem justificar a falta de condições básicas para a nossa sobrevivência.

Estes NP diários têm me ajudado, e acredito que quando tiver o fórum do nómada português organizado e funcional, será uma enorme ajuda. Mas nunca posso ter esperanças de vir a ter popularidade, porque isso não vai acontecer.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo