NP D NP Diário #35 | 19/07/2022 | Como será a minha rotina de mendigo | O dinheiro não se pede, ganha-se trabalhando

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #35 | 19/07/2022 | Como será a minha rotina de mendigo | O dinheiro não se pede, ganha-se trabalhando

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
19/07/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Escrevo este np diário no dia 19 de Julho de 2022, pelas 13:10 na biblioteca municipal de Vila Real. Têm sido dias complicados por causa do calor. Eu sofro muito com o calor, e durante a noite não consigo dormir bem. Já tenho o problema de ser noturno por natureza e a somar a isso, nesta altura não consigo descansar bem por causa do calor.

Dormir durante o dia, nesta altura de calor, é um verdadeiro inferno. Nos últimos dias tenho tentado organizar o meu horário, mas é difícil. Sem dúvida que tenho um problema cronico de me manter ativo durante o dia. Este facto será um problema grave para a minha recuperação.

Conseguir manter um horário de atividade diurno das 7 ás 21 é extremamente fundamental para sair definitivamente desta situação depressiva e ansiedade que me encontro. A par desta situação que acabei de relatar, existe o resto que me limita imenso. Sinto que me vou arrastando numa direção que irá culminar com a minha ida a viver na rua.

Todo este sacrifício que tenho feito nos últimos tempos será completamente em vão. No final das contas, chegarei á conclusão que todo este tempo terá sido tempo perdido.

Nestes períodos em que me sinto bloqueado, começo a fica ansioso o que resulta num aumento da gula, que me faz comer sem necessidade. A par disto, sinto uma necessidade quase desesperada de socialização o que me leva a ir a vários apps de conversa ou amizade. Estas duas situações resultam num impacto negativo no meu psicológico, porque a comida faz com que tenha a nução que estou a falhar o meu objetivo de disciplina alimentar, e nas apps de conversa ou amizade eu consigo ter ainda mais nução do quão grande é a distância que me separa das demais pessoas. As pessoas que vejo na rua, ao meu redor e as que contacto na internet são muito diferentes de mim.

Preciso de ser forte e trabalhar em mim próprio para ultrapassar o impacto negativo psicológico que a solidão nos dá. Quanto mais contacto com as pessoas tenho, mais a sensação de isolamento eu fico.

É preciso reparar que devido á ansiedade recorri a duas situações que me geram mais ansiedade. Um ciclo sem fim. Ao saber deste ciclo sem fim, cria desespero porque vejo-me numa situação de incapacidade de reverter a minha ansiedade.

O único meio para combater esta ansiedade que conheço é através do cumprimento diário das quatro disciplinas, disciplina horaria, disciplina física, disciplina alimentar e disciplina financeira. Dominar estas quatro disciplinas é o primeiro passo para começar a dominar a mente e consequentemente atingir o equilíbrio psicológico. Só com esse domínio e equilíbrio psicológico é que conseguirei sair desta situação depressiva que me encontro.

Hoje vou continuar a elaboração do plano para a reestruturação das minha dividas. É importante colocar um ponto final na questão das dividas. Tenho que avançar para a frente.

Face a esta crise não consigo encontrar vontade para trabalhar no referido plano de reestruturação das minhas dividas. Estou aqui na biblioteca de vila real e tenho que fazer algo ara passar o tempo. Fui dar uma vista nos olhos pelos livros que estão aqui nesta sala da biblioteca municipal de Vila Real, e localizei uma coleção de enciclopédias.

Eu lembro-me de ter tido pelo menos uma destas enciclopédias quando era jovem. A coleção chama-se "DIDACTA – enciclopédia temática ilustrada" da FGP Editores, LDA com sede no Cacém, localidade onde cresci. Esta coleção esta dividida em várias temáticas. Eu peguei a temática da "Arte e filosofia" para ler um pouco.

Estive ler um pouco sobre a importância da Grécia antiga para a filosofia como a conhecemos hoje. Ao ler este pouco, seria interessante estudar estes assuntos e autores mais aprofundadamente e registar esses estudos no fórum do nómada português. No futuro, muito para o futuro, poderia criar uma temática do Nomada Português que tivesse haver com estudo. Nesta temática iria ficar registados resumos de obras, bem como a identificação dessas obras, como também as minhas conclusões sobre o objeto em estudo. Tenho pensado numa forma de disponibilizar para donwload e leitura no fórum, o máximo de documentos científicos.

Para mim a cultura e sabedoria deve ser partilhada gratuitamente. Esta ideia será algo para ser implementado muito para a frente quando colocar todas as temáticas e fórum em ordem e organizado.

Esta coleção de enciclopédias, tem uma temática sobre a língua portuguesa. Estudar e trabalhar a língua portuguesa é algo que será extremamente importante. Eu escrevo bastante, e no futuro, prevê-se que escreva ainda mais. É importante dominar a nossa língua para que a mensagem passe com clareza. O meu pensamento por si só já são complexos e se a mensagem não for clara, mais difícil se torna a sua compreensão.

Ideias não me faltam. Eu olho para estes livros e a vontade que tenho é de mergulhar neles e ficar a ler, ler e voltar a ler. Mas tenho sempre preocupações que não me deixam fazer isso. Existem coisas que têm que ser clarificadas ou organizadas primeiro.

Se fosse viver para a rua, era esta vida que iria ter e que iria me fazer sentir feliz pela primeira vez na vida. Não preciso de muito. Preciso de comida e um local para guardar as coisas de valor. São as duas únicas preocupações que tenho.

Ás vezes penso de como seria a minha rotina de mendigo, e seria assim:
- Acordar 6/7 da manha. Fazer café e apos isso arrumar a tenda, compondo a mala de costas com tudo arrumado;
- Dirijo-me para o local onde tenho as coisas de valor guardadas com o objetivo de as levantar;
- Apos pegar o computador e outras coisas de valor, dirijo-me para a biblioteca Nacional em Lisboa;
- Na biblioteca estudo e trabalho no que tenho de trabalhar aqui no âmbito do nómada português;
- Para almoçar, não sei se terei acesso a alguma cantina publica, mas em caso negativo, posso comprar comida e fazer no meu bico de lume;
- No fim da tarde, quando a biblioteca fechar, volto para o local onde posso guardar as coisas de valor e deposito-as lá;
- Após guardar as coisas de valor, vou em busca de um local para montar a tenda e passar a noite para voltar acordar ás 6 ou 7 da manha.

Ter esta rotina, seria magnifico. Significaria independência pela primeira vez na vida. Estaria a trabalhar no que gosto e quero, pela primeira vez na vida. É uma rotina feita num ambiente duro. Não seria fácil. Com esta rotina teria que caminhar com a mala ás costas mais de 10Km dia, gastar menos que 5€/dia(muito menos), ser eficiente e contido na alimentação e estar ativo diurnamente.

Iriam haver períodos em que a referida rotina não seria concretizada porque estaria nas minhas viagens nómada Portugal ou por ter que estar a trabalhar um período, precisamente para poder ter aquele dinheiro para comprar comida para almoçar. Seria muito importante fazer uma excelente gestão do dinheiro porque as fontes de receitas iriam ser bastante instáveis.

Ter-se-ia que equacionar, também, ter que pedir comida ou a botija pequena de gás á porta das superfícies comerciais. Se tiver que pedir, será só comida ou gás para poder cozinhar essa comida. Nunca pedirei dinheiro. Dinheiro não se pede, ganha-se trabalhando.

Neste tempo tem sido nestas coisas que tenho pensado. Caso vire mendigo de uma hora para a outra preciso de ter "norte". O "norte" será a rotina que referi acima. Aliás, tem sido essa rotina que tenho tentado fazer nos últimos tempos. Mas verifica-se difícil porque estou dependente de terceiros, e dessa forma estou sob subordinação de terceiro que afeta a efetivação da referida rotina.

A par disto, existe ainda eu próprio. Estou a passar por esta depressão e existem momentos em que me vou abaixo psicologicamente e fico sem vontade de não fazer nada. Estes momentos irão existir também quando for mendigo. Mas quando for mendigo preciso de ser forte mentalmente para me ir abaixo psicologicamente sem que isso coloque em causa tudo o que percorri até aquele momento.

É normal nos irmos abaixo psicologicamente, mas isso nunca nos pode levar a cometer ações que nos tirem do caminho certo.

Se seguir esse caminho certo, estes momentos em que me vou abaixo psicologicamente, serão cada vez menos até que acabam. Nesse momento pode-se considerar que ultrapassei a depressão. Até esse momento existe muito trabalho, foco e dedicação.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo